18 de janeiro de 2024

De onde veio o nome das 27 capitais brasileiras?

Aqui no nosso site você já viu muita coisa sobre a história brasileira, incluindo todas as nossas bandeiras, todas as versões do hino nacional, e, claro, a origem do nome dos 26 estados. Hoje, porém, você vai aprender a origem do nome de nossas 27 capitais e também quais são as suas bandeiras, que você provavelmente nunca viu antes.

Domínio público
Começando com a capital do Acre, Rio Branco, esse nome é na verdade uma homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, que tornou-se mais conhecido pelo seu título: Barão do Rio Branco. Mas o que ele fez para merecer essa homenagem? Bom, foi ele quem, em 1903, assinou com a Bolívia o tratado de Petrópolis, pondo fim ao conflito dos dois países em relação ao território do Acre, que passou a pertencer ao Brasil. Em 1909, após 6 anos de negociações com o governo do Peru, ele assinou o Tratado Velarde-Rio Branco, consolidando a posse brasileira do Acre perante o Peru.
Advogado, diplomata, geógrafo, professor, jornalista e historiador brasileiro, o Barão ainda foi nomeado a um Prêmio Nobel da Paz em 1911.

Domínio público
O estado brasileiro de Alagoas tem uma capital chamada Maceió. Essa palavra veio do tupi maçayó ou maçaio-k, que significa algo como "o que tapa o alagadiço".
O nome hoje em dia também é usado para descrever um lagoeiro que se forma no litoral em virtude das marés e das águas pluviais.

Domínio público
Macapá é a capital do Amapá, essa palavra também veio do tupi, como uma variação de macapaba, que quer dizer algo como "lugar de muitas bacabas".
Para quem não conhece o bacaba é uma palmeira, cujo nome cientifico é Oenocarpus bacaba.

Domínio público
Manaus, capital do Amazonas, foi nomeada em homenagem as tribos dos manaós, habitantes da região dos rios Negro e Solimões. Na língua indígena, Manaus é uma variação de Manaos, que significa "mãe dos deuses".
Infelizmente, porém, esses índios foram praticamente levados a extinção graças aos colonizadores portugueses.

Domínio público
Salvador, na Bahia, é uma das capitais mais famosas do Brasil. Seu nome moderno é na verdade a versão encurtada de seu nome original: São Salvador da Bahia de Todos os Santos, um nome que foi dado pelos colonizadores católicos do Império Português.

Domínio público
Fortaleza, capital do estado do Ceará, deve o seu nome a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
A fortaleza foi construída em 1649 pelos holandeses, só que eles deram o nome de Forte Schoonemborch. O forte foi depois retomado pelos portugueses que passaram a denominar ele de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Domínio público
Vitória, no Espírito Santo, recebeu seu nome de uma vitória literal. Em 8 de setembro de 1551, os lusos venceram a batalha contra os índios Goitacases e fundaram a Vila Nova do Espírito, que passaria a ser chamada de Vitória em homenagem ao triunfo sobre os indígenas.

Domínio público
Capital do estado de Goiás, Goiânia vem de Goyania, uma referência ao romance Goyana, de Manuel Lopes de Carvalho Ramos, que se acredita ser a primeira publicação literária cuja temática gira em torno de Goiás.

Domínio público
A capital de Maranhão se chama São Luís, que originalmente era uma homenagem dada pelos franceses ao rei da França, Luís XIII, conforme registrou o cronista da França Equinocial, o Capuchinho Claude D'Abbeville. Posteriormente o nome passou a referenciar Luís IX, chamado de "São Luís Rei de França". 
O rei Luís IX ficou popular porque ele morreu numa Cruzada na Idade Média, sendo posteriormente canonizado pela Igreja.

Domínio público
Cuiabá, capital de Mato Grosso, veio de... bom... não se sabe ao certo. Uma das teorias mais aceitas é que a palavra vem do tupi ikuia pá, que significa algo como "lugar das flechas", já que era ali que os índios pescavam.
Outra hipótese diz que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio. O tupinólogo Eduardo Navarro, por sua vez, em seu Dicionário de Tupi Antigo (2013), propõe que o nome vem do termo tupi kuîaba, que designa uma variedade de cuia.
O nome pode ainda se referir aos índios bororos, que também são conhecidos como "cuiabá".

Domínio público
Já a capital do Mato Grosso do Sul infelizmente não se chama Cuiabá do Sul, ela se chama Campo Grande, mas, assim como a sua "irmã do norte", sua origem também é misteriosa.
O nome provavelmente veio das terras férteis para agropecuária, da região chamada "Campo Grande da Vacaria". Mas o IBGE tem outras duas versões para a origem do nome, a primeira diz que ele veio do campo que se estende a sudoeste da cidade, imediatamente após seu ponto de origem. Já a outra versão diz que o nome deriva da expressão "o campo é grande", que seria como o fundador da cidade José Antônio Pereira apresentava o local para os primeiros que ali chegavam.

Domínio público
Belo Horizonte é a famosa capital de Minas Gerais, seu nome foi ideia do professor de português Luiz Daniel Cornélio da Cerqueira, que sugeriu Belo Horizonte no lugar do nome original, Novo Horizonte. O nome só foi adotado após ele ser escolhido pessoalmente pelo então governador, João Pinheiro.
Após a transferência da capital, Belo Horizonte passou a se chamar Cidade Minas, até que o nome sugerido por Luiz Daniel voltou a ser o oficial em 1901.

Domínio público
Belém, no Pará, recebeu seu nome de beit lehem, frase em hebraico que significa "casa do pão" e batiza o local da Palestina tido como lugar do nascimento de Jesus de Nazaré dentro da tradição cristã.
Em 1621 o povoado colonial português Feliz Lusitânia foi elevado à município com a denominação de Santa Maria de Belém do Pará ou Nossa Senhora de Belém do Grão Pará, que depois foi abreviado como Belém do Pará.

Domínio público
João Pessoa, em Paraíba, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo até citado como o estopim da Revolução de 1930.

Domínio público
Curitiba, a capital do estado do Paraná, é mais uma cujas origens são incertas. Segundo vários autores, como por exemplo Antenor Nascentes, a palavra veio do tupi ku’ri, que significa "pinheiro" e o coletivo tuba, ficando então "Curituba". Já o pesquisador Mário Arnaud Sampaio diz que a palavra procede da língua guarani pura, kuri’yty, algo como "pinheral". Outros dizem que a palavra veio de curi-tyba que significa "muitos pinheiros".

Domínio público
A capital de Pernambuco, Recife, ganhou esse nome devido ao seu recife, simples assim.
Recife, ou arrecife, é uma formação rochosa submersa que fica logo abaixo da superfície de águas oceânicas, normalmente próxima à costa e em áreas de pouca profundidade.

Domínio público
Teresina, capital de Piauí, é homenagem à Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, Imperatriz do Brasil de 1843 a 1889, que teria mediado com Pedro II a elevação do local como capital da então província.

Domínio público
A capital do Rio de Janeiro tem o mesmo nome do estado, então obviamente ambos tem a mesma origem. O nome é uma referência à Baía de Guanabara, descoberta no dia 1º de janeiro de 1502 por Gaspar de Lemos. A palavra "rio", na época, referia-se também a sacos e baías, mas algumas fontes dizem que Gaspar apenas se confundiu mesmo.

Domínio público
A capital do Rio Grande do Norte se chama Natal, o nome veio da data de sua fundação, 25 de dezembro de 1599.

Domínio público
Já a capital do Rio Grande do Sul se chama Porto Alegre. Na verdade não há um consenso sobre a origem do nome. Uma versão diz que o nome é uma simples alusão à paisagem local. Outra versão diz que a cidade de Porto Alegre recebeu esse nome porque sua fundação foi estrategicamente estabelecida em um porto às margens do Lago Guaíba, com o "alegre" sendo incorporado ao nome em referência aos indígenas Guarani, que foram muito amigáveis com seus colonizadores.

Domínio público
Similarmente o estado de Rondônia tem uma capital chamada Porto Velho. O nome é uma possível referência a um antigo porto militar às margens do rio Madeira que deixou de ser utilizado na década de 1870, mas ninguém tem certeza.

Domínio público
Boa Vista é a capital de Roraima. Acredita-se que seu nome venha da Fazenda Boa Vista, que foi fundada pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, comandante do Forte São Joaquim.

Domínio público
Florianópolis, capital de Santa Catarina, é a junção das palavras Floriano e pólis. Floriano vem do então presidente da República Floriano Peixoto. Já pólis significa "cidade-estado".

Domínio público
São Paulo é a capital de São Paulo, e assim como acontece com o Rio de Janeiro, elas compartilham a origem de seu nome. Ele veio do colégio jesuíta de São Paulo de Piratininga, fundado em 1554 no dia 25 de janeiro, em que os católicos comemoram a conversão de Paulo de Tarso.

Domínio público
Aracaju, a capital do estado de Sergipe, pode ter origem no termo tupi arákaîu, que significa "cajueiro das araras", uma referência ao fato de lá existirem cajueiros e, óbvio, araras.

Domínio público
Palmas, em Tocantins, recebeu seu nome em homenagem a Comarca de São João da Palma, que foi a sede do primeiro movimento separatista da região. A Comarca por sua vez provavelmente recebeu seu nome devido as palmeiras da região.

Domínio público
Brasília é a capital federal do Brasil e também a sede de governo do Distrito Federal. O nome é na verdade apenas uma versão latinizada do nome Brasil sugerida pelo estadista José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823.
Também é bom saber que a bandeira que você vê logo acima é na verdade do Distrito Federal já que Brasília não tem uma bandeira original própria.

Esperamos que você tenha gostado da matéria! Agora, convidamos você a curtir nossa página oficial no Facebook, RWF. Agradecemos e até a próxima vez! Venha fazer parte da nossa comunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário