23 de dezembro de 2023

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #4

Existem muitas palavras por aí, e aposto que você nem sabe de onde vieram a maioria delas, nosso idioma é uma mistura de línguas antigas como o latim misturadas com línguas mais novas como o português, espanhol e muitas outras, e todas as palavras tem um significado por trás.
Se você gostar da matéria, clique aqui para ler as outras partes dela.

Foto de Cloris Ying na Unsplash
O "Natal" é um dos maiores feriados do mundo, mas graças aos presentes e comilança muitos esquecem o seu significado. A palavra natal do português já foi "nātālis" no latim, derivada do verbo "nāscor", que significa nascer ou nascimento.

Foto de Aswathy N na Unsplash
Essa coisinha é chamada de "Coelho", seu nome vem do latim "cuniculos", que provavelmente tem a ver com "buraco". Os animais foram chamados assim por cavarem a terra onde moram para fazer tocas.

Imagem de 466654 no Pixabay
Para medir o tempo usamos um "relógio", a palavra vem do latim "horologium", que significa algo como "conhecimento da hora" ou "aquele que diz o tempo".

Foto de Victoria Shes na Unsplash
Todo mundo come em algum momento, e a "comida" é apenas o feminino de "comido". Já "refeição" vem do latim "refectio", que significa algo como "refazer de novo", já que a comida é o que te dá forças para fazer as coisas.

Foto de Callum Hill na Unsplash
Toda casa (ou quase todas) tem uma "pia", seu nome vem do latim "pila" que era uma espécie de recipiente de pedra onde se colocavam grãos. Já "torneira" vem de "tornus", que era uma máquina que fazia movimentos circulares usada na antiga Roma.

Foto de Sydney Sims na Unsplash
Quase todos sentem "dor", essa palavra vem do latim "dolor", já "doloroso" vem também do latim, da palavra "dolorosus", que significa algo como "que sente dor ou angustia".

Foto de Robert Zunikoff na Unsplash
Acredita-se que a palavra "medo" possa ter origem no Império Medo, uma entidade política que existiu na região geográfica da Média e cuja a crueldade do Rei realmente inspirou o "medo" de muitos.

Foto de DESIGNECOLOGIST na Unsplash
A "almofada" tem sua origem no árabe "al-mokhadda", que significa "o lugar da face". Curiosamente a palavra "travesseiro" tem outra origem, ela vem do latim "transversariu" e basicamente tem o mesmo significado da almofada.

Foto de Domenico Loia na Unsplash
Quem nunca viu um "computador" hoje em dia? A palavra vem do verbo latino "putare": "contar", "calcular", "verificar", "avaliar" ou até mesmo "pensar". O "com" de computador remete à preposição latina "cum", indicando que o computador computa várias coisas "ao mesmo tempo".

Foto de Yoann Boyer na Unsplash
Todos bebemos "água", ela está em todo canto, mas de onde seu nome veio? A palavra veio do latim "aqua". Já "chuva" vem de "pluvia", curiosamente a palavra "chuveiro" também veio da chuva.

Imagem de Pete Linforth na Pixabay
A palavra "homem" tem a sua origem no Latim, é uma evolução do termo "homo", que no latim antigo significava "homem". Por sua vez, esta mesma palavra está relacionado a "humus", que significa "terra". Esta relação se dá à crença na antiga Roma de que os humanos eram seres da terra, e haviam outros seres que eram "seres do céu".

Imagem de Pete Linforth na Pixabay
A palavra "mulher" tem origem do latim "mulier", que significava literalmente mulher, especialmente as casadas. "Mulier", por sua vez, já é uma derivação de outra palavra latina, "mollior", que é o superlativo relativo de "Mollis" que, em fim, é o latim para "mole" ou "molenga".

Montagem/reprodução
No Brasil as "novelas" fazem sucesso, mas ninguém sabe o que esse termo significa não é? A palavra "novela" tem a sua origem no latim "novella", de "novellus", que por sua vez é um adjetivo derivado de "novus" que significa "jovem, recente, novo", já o substantivo passou a referir-se à "gracejo, narrativa, enredo". 
Ou seja, a palavra "novela" pode ser traduzida como "história nova", "narrativa recente", etc.

Foto de Ricardo Gomez Angel na Unsplash
O "fogo" que foi tão importante para a sobrevivência humana vem do Latim "focus", que significa "fogo", "casa" e até "família" dependendo do seu uso em uma frase.
O "foco" das lentes recebeu esse nome a partir daí, pois é o ponto onde convergem os raios luminosos e no qual a temperatura fica mais alta.

Imagem de einsichtsweise do Pixabay
"Peixes" são animais complexos, e sua origem ainda mais. Em grego, peixe se escreve "ICHTHYS", que na verdade não é uma palavra, é um acróstico cujas letras iniciais correspondem a Iesoûs Christòs Hyos Soter, ou seja, "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".
A palavra "ichthys" era usada como um signo secreto através do qual os cristãos se reconheciam entre os pagãos. O Papa usa até hoje um anel chamando "ANULUS PISCATORIS", um símbolo que remonta à abundante pescaria realizada por cristãos.

Foto de Lesly Juarez na Unsplash
Alguns tem bom-humor e outros não, a palavra "humor" é um substantivo masculino com origem no latim "humore", que significa "disposição do ânimo".
Outra teoria diz que a palavra humor surgiu na medicina humoral dos antigos Gregos. Naqueles tempos, o termo humor representava qualquer um dos quatro fluidos corporais (ou humores): sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra, que se considerava serem responsáveis por regular a saúde física e emocional humana, algo que, claro, não é verdade, nesse caso "humor" significaria "líquido" ou "molhado".

Não esqueça de deixar a sua curtida em nossa página do Facebook: Real World Fatos para ler mais matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário