segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Teorias de conspiração doidas... mas que eram verdade

Você já deve ter ouvido pelo menos uma teoria de conspiração na sua vida, por exemplo a que diz que o homem nunca foi a Lua, que o aquecimento global não existe, que a Terra é plana, ou mais recentemente que o coronavírus não existe ou que ele é na verdade uma arma biológica feita em algum laboratório por aí. Segundo psicólogos e especialistas essas teorias são populares porque elas oferecem um jeito fácil de explicar as coisas para pessoas que simplesmente tem problemas em encarar a verdade. Mas e quando a conspiração, por mais doida do que ela pareça ser, é na verdade... bom... verdade?
Confira nessa matéria algumas teorias da conspiração que se tornaram verdades, e depois visite e curta o nosso facebook se você tiver um tempinho.

"A Máfia na verdade trabalha para o governo americano"

Desde que a Máfia ("casa nostra") foi criada, as pessoas dizem que esses mafiosos na verdade trabalham para o governo de seu país. Essa teoria tem na verdade uma origem simples, a máfia costumava colocar seus membros em posições de poder dentro do governo, mas isso não quer dizer que os criminosos trabalhavam para o governo não é mesmo? Bom, pelo menos até o dia que eles realmente trabalharam.
Como já dissemos nessa série de matérias aqui, esse mito é verdade, a máfia realmente trabalhou para o governo americano em diversas ocasiões, uma das mais famosas sendo durante a Segunda Guerra Mundial. Os E.U.A entrou na Grande Guerra meio que de surpresa, por isso seu sistema de defesa não estava completo ainda, sabendo disso soldados inimigos começaram a se infiltrar nos E.U.A pelos portos da cidade, e quem era "dono" desses portos senão a máfia? O governo então pediu ajuda aos criminosos, o acordo era que a máfia protegeria os portos, garantiria que todos os trabalhadores acabassem com a greve que estava acontecendo, e daria informações a marinha americana, que em troca abaixaria a sentença do mafioso Lucky Luciano. 
Depois da guerra Lucky queria a sua prometida liberdade mas o governo mentiu e negou que eles tiveram ajuda da máfia pra ganhar a guerra, o que só aumentou ainda mais as teorias de conspiração ao redor desse incidente, porém documentos oficias mostraram a verdade, Luciano foi solto e deportado a Itália.
Outras vezes que a Máfia trabalhou para o governo incluem: tentativas de assassinato a Fidel Castro e a Operação Husky, que foi o nome dado a invasão a Sicília.

"A CIA drogou, torturou e experimentou em inocentes sem eles saberem"

Infelizmente para esses coitados isso também era verdade. Desde que a CIA (Agência Central de Inteligência) foi fundada em 1947 várias teorias sobre o que eles realmente fazem começaram a aparecer por aí, uma deles é de que eles teriam drogado e torturado vários inocentes em experiências ilegais, e como dissemos, infelizmente isso era verdade. 
A experiência se chamava MKULTRA, nela o objetivo era aprender a manipular pessoas mentalmente, a CIA então usou vários métodos, incluindo a administração secreta de altas doses de drogas psicoativas (principalmente LSD) e outros produtos químicos, eletrochoques, hipnose, privação sensorial, isolamento, abuso verbal e sexual, além de várias outras formas de tortura.
Demorou alguns anos até a teoria ir de conspiração para fatos, a operação começou em 1953 mas só foi revelada ao público em 1975, o que levou a CIA a destruir os documentos para poder negar a história. Até hoje eles continuam com seus experimentos, embora o governo americano sempre negue-os.

"O governo americano roubou cadáveres de crianças para fazer testes nucleares"

Imagina você estar na rua e do nada um estranho vem te dizer sobre como os EUA estavam usando cadáveres de crianças para fazer testes nucleares, você provavelmente iria rir da cara dele e achar o cara um maluco não é? Pois essa é mais uma conspiração que se tornou realidade.
O governo realmente estava roubando partes de cadáveres, isso porque eles precisavam de tecido humano jovem para seus testes, eles recrutaram uma rede mundial de agentes para encontrar bebês e crianças falecidas recentemente e, em seguida, coletar amostras e até membros deles, tudo isso sem a permissão das mais de 1.500 famílias em luto. Uma mãe não teve permissão para vestir a filha para o funeral, porque os médicos já haviam amputado as pernas dela e não queriam que ela descobrisse.

"O Governo envenenou e matou 10.000 pessoas usando veneno em bebidas alcoólicas"

Essa teoria é uma meia verdade, quando a fabricação e venda de álcool era ilegal entre 1920 e 1933, as agências reguladoras realmente incentivaram medidas que tornavam o álcool industrial mortal para consumo, incluindo a adição de produtos químicos letais na mistura. Mas o governo nunca realmente planejou que as pessoas fossem beber esse álcool, a culpa foi das pessoas que preferiam se envenenar do que largar as bebidas alcoólicas de vez, mesmo com várias pessoas morrendo ao redor delas.

"O Dalai Lama era um agente secreto da CIA"

Por mais doido que pareça isso é um pouco verdade, de acordo com documentos de inteligência desclassificados, o Dalai Lama, cujo nome verdadeiro é Tenzin Gyatso, foi pago US$ 180.000 em conexão com o financiamento da Resistência Tibetana pela CIA, no valor de US$ 1,7 milhão por ano. A ideia era interromper e dificultar a infraestrutura da China, algo que nunca realmente aconteceu de forma efetiva

"O FBI estava espionando o cantor John Lennon"

Por que diabos o FBI perderia seu tempo espionando o ex-Beatle? Simples, ele era considerado uma ameaça ao governo americano, suas músicas sobre paz e amor não agradaram o governo, que estava no meio de uma guerra. Em 1971 o FBI colocou Lennon sob vigilância, e o Serviço de Imigração e Naturalização tentou deportá-lo um ano depois. 

"Companhias de cigarro sabiam sobre os riscos de câncer antes dos médicos"

Hoje parece até idiota alguém não saber que cigarros fazem mal a saúde, mas lá nos anos de 1930 até 1950, tudo que as pessoas encontravam eram propagandas falando o quão bom cigarros eram para você, propagandas essas que vinham com frases de médicos legítimos dizendo para não se preocupar. Por décadas, qualquer um que ousasse falar que cigarros não eram bons, mas sim um veneno, eram taxados de loucos, idiotas ou até de inimigos do estado, já que o governo fazia muita grana com os impostos desse produto. E quando finalmente tudo veio a tona, o que as companhias falaram? Simples, que elas também não sabiam que cigarros eram prejudiciais a saúde. Mas como você deve ter imaginado isso era pura mentira, pesquisas relacionando câncer e cigarros já estavam sendo feiras em 1950, as próprias companhias gastavam muita grana para tentar encobrir essas descobertas médicas, ás vezes até subornando médicos para falar oficialmente que elas eram falsas.

"Produtos químicos na água estão fazendo sapos gays"

Essa é mais uma daquelas coisas que só de ouvir você pensa que é uma bizarrice sem igual, mas ela tem um fundinho de verdade. O apresentador de rádio e teórico da conspiração Alex Jones afirmou em seu programa que "os produtos químicos na água estão tornando os sapos gays", algo que depois foi repetido por seus milhares de seguidores. Embora os produtos químicos não alterem a orientação sexual de um sapo, um estudo mostrou que a exposição a um determinado pesticida pode sim mudar o sexo dos sapos. O estrogênio nos lagos suburbanos pode ter o mesmo efeito.

"O governo canadense construiu um radar-gay para caçar homossexuais"

Sério, quem em sua sã consciência imaginaria que algo tão ridículo fosse verdade, ainda mais vindo do Canadá, mas era. Nos anos 50 o governo canadense criou a chamada "fruit machine" (máquina de frutinhas), para identificar quem era gay para poder demitir eles. 
Mas como esse "radar" funcionava? Eles basicamente mostravam imagens de pornografia gay e monitoravam as reações das pessoas, como por exemplo dilatamento da pupila, se ela mostrasse uma "reação gay" ela era fichada.

"Os Illuminati são afiliados da Agência de Segurança Nacional Americana"

Embora os Illuminatti realmente existam, como já mostramos aqui, eles não tem controle sobre nada, mas essa teoria realmente tem uma origem, digite Illuminati de trás para frente, ou seja, "Itanimulli", e você será redirecionado para a página da Agência de Segurança Nacional Americana. Realmente estranho.

"Café da manhã não é a refeição mais importante do dia"

Você provavelmente cresceu ouvindo isso, que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas muitos teóricos achavam que isso era mentira, uma conspiração reversa para grandes empresas venderem mais café da manhã, e não é que eles estavam certos? 
Bom, acontece que "o café da manhã é a refeição mais importante do dia" era na verdade um slogan comercial criado pela Kellogg's para ajudar a vender seu novo cereal matinal, a frase não tinha um pingo de verdade, era apenas propaganda.

"O crânio de Hitler era falso, ou de outra pessoa"

Vários teoristas da conspiração acham que Hitler sobreviveu a Segunda Guerra Mundial, então quando seu crânio foi apresentado como evidência de sua morte, muitos disseram que ele era falso, ou de outra pessoa, e esses rumores persistiram até o ano de 2009, quando finalmente foi provado que... ele realmente era falso! 
Exames provaram que o crânio na verdade pertencia a uma jovem mulher que tinha entre 20 e 40 anos. Até hoje ninguém sabe quem era essa mulher, mas como você já deve ter imaginado teorias sobre sua identidade é o que não falta.

"Os E.U.A cometem ataques terroristas contra eles mesmos e culpam outros países"

Isso é uma meia verdade, não existem provas de que o 11 de setembro foi organizado pelo governo americano ou algo do tipo, mas a Operação Northwoods, criada nos anos 60, visava cometer atos de terrorismo nos E.U.A. para obter apoio público na guerra contra Cuba. Felizmente, o então presidente John F. Kennedy interrompeu a operação.

"Milhares de cópias do jogo E.T foram enterradas no deserto"

O cartucho da Atari "E.T., o Extra-Terrestre" foi um fracasso total, até hoje ele é considerado um dos piores games já feitos. As críticas ruins obviamente fizeram com que muitos desistissem de comprar os cartuchos do jogo, que a empresa então enterrou em um aterro sanitário do Novo México. Os jogos foram desenterrados em 2014 em uma colaboração entre o governo do Novo México e várias empresas, como a Microsoft por exemplo. Uma porção deles foram leiloados para angariar fundos para um museu.

"O governo espalhou DST's de propósito"

Mais uma que infelizmente é verdade, o governo americano (é quase sempre o americano), entre 1932 e 1972, infectou propositalmente com sífilis 400 homens afro-americanos. Esses homens não tinham conhecimento ou deram seu consentimento. 
O estudo tinha como objetivo verificar se doenças sexualmente transmissíveis afetavam negros igual elas afetavam homens brancos. Quando o sinistro experimento chegou ao fim, apenas 74 dos participantes originais estavam vivos.

Achou a nossa matéria interessante? Nós temos mais como ela, que tal você curtir o nosso facebook e ativar as nossas notificações? Assim você pode ler as nossas matérias mais interessantes quando quiser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário