terça-feira, 28 de setembro de 2021

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #9

O mundo é simplesmente cheio de palavras, apenas na língua portuguesa são cerca de 600 mil delas, mas aposto que você nunca nem se perguntou de onde elas vieram, bom, essa série de matérias vai te mostrar exatamente isso, e pode acreditar que algumas delas tem origens interessantes.

Nossas queridas "capivaras" tem a sua origem no tupi "kapii’gwara", palavra formada de "ka’pii", capim e "gwara", comedor. E não é pra menos, esses bichinhos podem comer até 5 kg de gramíneas por dia.

Você já ficou no "tédio"? Pois acredita-se que essa palavra venha do latim "taedium", que significa algo como desinteresse, essa palavra por sua vez tem ligação com "taedere", cansar, trazer monotonia.

Existem vários tipos de "controles", mas todos eles vieram do latim medieval "contrarotulus", que originalmente era a palavra usada para se referir a uma técnica medieval de se verificar contas, ou seja, ter mais controle sobre algo.

Os favoritos das vovós, o "crochê" é derivado do francês antigo "crochet", um diminutivo de "croche", que, por sua vez, vem das línguas germânicas "croc". Todas as palavras significam algo como "gancho", devido ao formato da agulha usada no crochê.

"Pandemia" tem sua origem no grego "pandemías", que significa "todo o povo", ela não era usada para descrever doenças necessariamente, apenas algo que envolvia a maioria do povo grego.

Já "epidemia" sempre foi sobre doenças, a palavra vem de "epidemía", palavra grega composta por "epí", sobre e "demos", povo ou país. Ou seja, ela referia-se a doenças que assolavam determinadas regiões do país.

"Abacaxi" vem do tupi pela junção dos elementos "yvá", fruta e "katĩ", que exala cheiro. Claro, sendo uma referência ao cheiro forte da fruta quando cortada.

A palavra "vacina" deriva de Variolae vaccinae, que é o nome científico dado à varíola bovina, doença que recebeu a primeira vacina oficial da história, o nome então seria um tipo de homenagem.

Já "catapora" ou "tatapora" veio do tupi "tata’pora", palavra formada de "ta’ta", fogo e "pora", que brota. Já que a doença aparece como pequenos pontos vermelhos que brotam na pele.

"Mingau" também veio do tupi, a palavra tem sua origem em "minga’u", que pode ser traduzido para "comida que gruda".

Já a palavra "tupi", por mais incrível que pareça, não tem origem certa, acredita-se que ela possa vir de "tu-upi" que significaria "pai supremo", mas também pode vir de "typy", primeiros.

Usado por todos (eu espero) o "sabonete" teve suas origens etimológicas na França, com o diminutivo de sabão "savonnette".
Tanto sabonete quanto sabão provavelmente vem do germânico "saipo", palavra usada para descrever qualquer coisa usada para limpar os cabelos.

A "toalha" também é francesa, ela vem de "toaille", palavra usada para descrever originalmente qualquer pedaço de pano ou tecido em geral.

"Poltrona" vem do italiano "poltro", que significava originalmente cama, depois ele foi usado para qualquer objeto usado para descansos, como sofás e poltronas.

"Série" vem do latim "series", que significa cadeia, fila, conjunto em linha. Essa palavra por sua vez vem do verbo "serere", ou colocar junto, unir, atar, etc.

Não deixem de curtir a nossa página em RWF, basta curtir ou seguir ela e você vai receber nossas melhores matérias todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário