28 de setembro de 2021

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #9

O mundo é simplesmente cheio de palavras, apenas na língua portuguesa são cerca de 600 mil delas, mas aposto que você nunca nem se perguntou de onde elas vieram, bom, essa série de matérias vai te mostrar exatamente isso, e pode acreditar que algumas delas tem origens interessantes.

Imagem de Analu por Pixabay
Nossas queridas "capivaras" tem a sua origem no tupi "kapii’gwara", palavra formada de "ka’pii", capim e "gwara", comedor. E não é pra menos, esses bichinhos podem comer até 5 kg de gramíneas por dia.

Foto de Priscilla Du Preez 🇨🇦 na Unsplash
Você já ficou no "tédio"? Pois acredita-se que essa palavra venha do latim "taedium", que significa algo como desinteresse. Essa palavra por sua vez tem ligação com "taedere", cansar, trazer monotonia.

Foto de Ravi Palwe na Unsplash
Existem vários tipos de "controles", mas todos eles vieram do latim medieval "contrarotulus", que originalmente era a palavra usada para se referir a uma técnica medieval de se verificar contas, ou seja, ter mais controle sobre algo.

Foto de Karina L na Unsplash
Os favoritos das vovós, o "crochê" é derivado do francês antigo "crochet", um diminutivo de "croche", que, por sua vez, vem das línguas germânicas "croc". Todas as palavras significam algo como "gancho", devido ao formato da agulha usada no crochê.

Foto de Martin Sanchez na Unsplash
"Pandemia" tem sua origem no grego "pandemías", que significa "todo o povo", ela não era usada para descrever doenças necessariamente, apenas algo que envolvia a maioria do povo grego.

Foto de Daniel Schludi na Unsplash
Já "epidemia" sempre foi sobre doenças, a palavra vem de "epidemía", palavra grega composta por "epí", sobre e "demos", povo ou país. Ou seja, ela referia-se a doenças que assolavam determinadas regiões do país.

Foto de Phoenix Han na Unsplash
"Abacaxi" vem do tupi pela junção dos elementos "yvá", fruta e "katĩ", que exala cheiro. Claro, sendo uma referência ao cheiro forte da fruta quando cortada.

Foto de Ed Us na Unsplash
A palavra "vacina" deriva de Variolae vaccinae, que é o nome científico dado à varíola bovina, doença que recebeu a primeira vacina oficial da história, o nome então seria um tipo de homenagem.

Foto de Camiloaranzales, domínio público
Já "catapora" veio do tupi "tata’pora", palavra formada de "ta’ta", fogo e "pora", que brota. Já que a doença aparece como pequenos pontos vermelhos que brotam na pele.

Imagem de danilo por Pixabay
"Mingau" também veio do tupi, a palavra tem sua origem em "minga’u", que pode ser traduzido para "comida que gruda".

Índio do Río Uaupés by Décio Villares 1882
Já a palavra "tupi", por mais incrível que pareça, não tem origem certa, acredita-se que ela possa vir de "tu-upi" que significaria "pai supremo", mas também pode vir de "typy", primeiros.

Foto de Alecsander Alves na Unsplash
Usado por todos (eu espero) o "sabonete" tem suas origens etimológicas na França, com o diminutivo de sabão "savonnette".
Tanto sabonete quanto sabão provavelmente vem do germânico "saipo", palavra usada para descrever qualquer coisa usada para limpar os cabelos.

Foto de Sven Brandsma na Unsplash
A "toalha" também é francesa, ela vem de "toaille", palavra usada para descrever originalmente qualquer pedaço de pano ou tecido em geral.

Foto de Milada Vigerova na Unsplash
"Poltrona" vem do italiano "poltro", que significava originalmente cama, depois ele foi usado para qualquer objeto usado para descansos, como sofás e poltronas.

Netflix
"Série" vem do latim "series", que significa cadeia, fila, conjunto em linha. Essa palavra por sua vez vem do verbo "serere", ou colocar junto, unir, atar, etc.

Não deixem de curtir a nossa página em RWF, basta curtir ou seguir ela e você vai receber nossas melhores matérias todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário