30 de outubro de 2021

Perguntas fáceis, respostas difíceis #14 - Especial Animais!

Chegamos em mais uma parte dessa série de matérias super-interessantes onde respondemos algumas das maiores questões do mundo de maneira rápida e fácil de entender. Só que hoje nós iremos responder apenas perguntas do mundo animal.
Se você se interessar pela matéria e quiser ler as outras partes, clique aqui e se entretenha.

Por que camaleões trocam de cor?

Imagem de domínio público, Needpix
Ao contrário do que você deve ter lido ou ouvido por aí, camaleões não trocam de cores apenas para se proteger de predadores, eles trocam de cor dependendo de seu humor, isso ajuda a mandar mensagens para outros camaleões. Por exemplo, cores mais escuras tendem a significar que um camaleão está com raiva e cores mais claras podem ser usadas para atrair parceiros.
Alguns camaleões também mudam de cor para ajudar seu corpo a se adaptar às mudanças de temperatura ou luz. Por exemplo, um camaleão que sente frio pode mudar para uma cor mais escura para absorver mais calor e aquecer seu corpo.

Como camaleões mudam de cor?

Foto de Ante Hamersmit na Unsplash
Estudos recentes mostraram que os camaleões têm uma camada especial de células, chamadas iridóforos, sob a sua pele. Essas células especiais, que contêm pigmentos e refletem a luz, são compostas por centenas de milhares de cristais de guanina. Os camaleões podem relaxar ou contrair a pele, fazendo com que essas células especiais se movam e mudem de estrutura.
Os pesquisadores também descobriram que, quando isso acontece, essas células agem como prismas, refletindo diferentes comprimentos das ondas de luz para criar a variedade de tons que nossos olhos enxergam.

Qual o animal mais venenoso do mundo?

Foto de Joel Filipe na Unsplash
Acredita-se que o veneno mais potente do mundo pertença a Cubozoa, ou Box Jellyfish, uma água-viva quase transparente. As toxinas do seu veneno podem causar dor extrema, paralisia, delírio, choque, parada cardíaca e morte em minutos. Uma água-viva dessas tem veneno suficiente para matar 60 adultos.

Qual a maior raça de cachorro do mundo?

Imagem de domínio público
É o Great Dane, ou em nossa língua, Dogue Alemão. Um espécime médio tem cerca de 76 cm de altura, mas geralmente eles podem ser mais altos.
O detentor do recorde mundial de cachorro mais alto era um Dogue chamado Zeus, que possuía uma espantosa altura de 1,10 metros. No entanto, esses cães trocam sua longevidade por seu tamanho e vivem apenas entre 6 e 8 anos de idade. Zeus morreu de velhice com apenas 5 anos de idade.

Por que gatos gostam de derrubar coisas?

Foto de Paul Hanaoka na Unsplash
Na verdade existem várias razões, alguns gatos fazem por curiosidade, para testar se o objeto é perigoso pra ele ou não, ou apenas para chamar a atenção dos humanos.
Mas de onde veio esse instinto? Ele vem do fato de que gatos gostam de "brincar" com suas vítimas batendo nelas até elas cansarem de fugir.

Qual foi o primeiro animal que humanos domesticaram para se alimentar?

Foto de chris robert na Unsplash
As cabras foram provavelmente os primeiros animais a serem domesticados, seguidas pelas ovelhas, pelo menos segundo o National geographic society. No sudeste da Ásia, as galinhas também foram domesticadas cerca de 10.000 anos atrás. Mais tarde, as pessoas começaram a domesticar animais maiores, como bois ou cavalos, para arar e transportar.

Qual o animal com a menor expectativa de vida do mundo?

Imagem de domínio público
Acredita-se que é a Mayfly, da ordem Efemerópteros. Elas vivem em média de 10 a 24 horas dependendo da espécie. Mesmo assim elas tem tempo suficiente de se reproduzir.

Qual o animal mais barulhento do mundo?

Imagem de domínio público
É a Baleia Cachalote, seu som chega aos 230 decibéis, isso é mais alto do que um jato decolando, do que fogos de artificio explodindo perto de você e do que uma britadeira do lado de fora da sua casa.

Que animal tem mais filhotes de uma vez só?

Reprodução/Youtube/NatureFootage
Um cavalo marinho pode dar a luz a até 2.000 filhotes de uma vez só, mais do que qualquer mamífero, réptil, aracnídeo e inseto. Se não acredita, que tal ver você mesmo?

Qual o animal que mais come?

Foto de Thomas Kelley na Unsplash
Se estivermos falando de quantidade a Baleia Azul leva o troféu, ela come cerca de 40 milhões de krills a cada refeição.
Agora se estivermos falando em comparação ao peso do animal o Musaranho-anão-de-dentes-vermelhos consegue comer 125% do seu peso corporal devido ao seu metabolismo super-rápido.

Qual o animal que mais mata humanos?

Imagem de domínio público
Esqueça tubarões, cães e hipopótamos, o animal mais perigoso para o homem são os mosquitos. Devido as doenças que eles carregam mosquitos matam em média cerca de 725.000 a 1.000.000 de humanos todos os anos.

Qual o animal mais pesado do mundo?

Foto de Wolfgang Hasselmann na Unsplash
A Baleia Azul é a maior espécie conhecida do planeta. Uma baleia totalmente crescida tem um comprimento de corpo de 30 metros e um peso de até 150.000 kg, dependendo do espécime.
Já na superfície terrestre o mais pesado é o Elefante-da-floresta, que chega a pesar 2,700 kg. Curiosamente, a língua de uma baleia azul tem o mesmo peso de um elefante.

Qual o animal que mais dorme?


Imagem de domínio público
Coalas selvagens dormem até 14 horas por dia e depois ainda passam mais 5 horas descansando, já que sua dieta de folhas de eucalipto exige esforço para digerir e oferece apenas recompensas de baixa energia.
Por outro lado acredita-se que o Morcego-marrom-de-pequeno-porte domesticado, ou seja, usado em laboratórios para pesquisas, possa dormir até 20 horas por dia, sem descansos.

Qual o animal que menos dorme?

Foto de Sofia Zubiria na Unsplash
Ninguém sabe ao certo, isso porque é difícil para pesquisadores saberem quando um animal está dormindo ou apenas descansando, mas as girafas evoluíram para quase nunca dormirem por longos períodos. Elas tiram sonecas rápidas que duram até cinco minutos durante o dia e, no total, administram apenas de 30 minutos até 2 horas de sono por dia. Na verdade elas descansam tão pouco que, até a década de 1950, pesquisadores pensavam que girafas não dormiam. 

Qual o animal que menos come no mundo?

Imagem de domínio público
É o Olm, ou Proteus anguinus, eles são parentes das salamandras, mas vivem debaixo d'água. Os recursos nesse ambiente são escassos então esses seres podem ficar até 10 anos sem se alimentar.

Qual o animal que mais existe no mundo?

Foto de Salmen Bejaoui na Unsplash
Sem contar as bactérias, seriam as formigas, com cerca de 10 bilhões de bilhões de formigas vivas nesse exato momento.

Quantos animais (sem contar insetos) humanos matam por ano?

Imagem de domínio público
Ninguém tem certeza, porque a maioria dos animais mortos não são listados por nenhuma autoridade, o número pode ser de 70 a 100 bilhões por ano, ou muito mais do que isso. E eles são mortos por vários motivos: comida, pelo, couro, diversão, acidentes, pesquisas, eutanásia, etc.

Curtiu a matéria? Então visite o nosso facebook e leia mais matérias interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário