quinta-feira, 9 de maio de 2019

Conheça agora as fobias mais estranhas do mundo #2

Fobias podem começar devido a traumas na infância ou adolescência, ou, acredite ou não, as crianças podem "aprender" a fobia de seus pais e ter medo daquilo que eles tem medo. 
Embora esse problema deva ser levado a sério, é impossível você não ficar curioso sobre quais são as fobias mais incomuns do mundo, portanto leia essa matéria e se entretenha, e se quiser ver ainda mais fobias, clique aqui e veja as outras partes dela.

Arachibutyrophobia é o medo de comidas pastosas como pasta de amendoim por exemplo. Essa fobia ocorro porque a pessoa não gosta da consistência do alimento ou ainda porque ela acha que vai engasgar com aquela comida. Alguns simplesmente não gostam que ela fique presa nas gengivas e no céu da boca.

Ouranofobia é o medo do Céu, muito comum em pessoas religiosas, especialmente aquelas que dedicaram sua vida inteira a religião mas ainda não se consideram boas o suficiente para o pós vida no paraíso.

Dendrophobia é o medo de árvores, e de florestas consequentemente. 
As pessoas que tem essa fobia normalmente sofreram traumas perto de árvores como acidentes de carro, ou porque os pais usavam galhos pra bater neles por anos e anos.

Hippopotomonstrosesquippedaliophobia é ironicamente o medo de palavras longas. Quem inventou o nome devia ter tido um grande senso de humor. 
Ela é considerada uma fobia social, o que a pessoa teme não é exatamente a palavra, mas o medo de sofrer humilhações por não conseguir pronunciar a palavra.
O outro nome para essa fobia é Sesquipedalophobia, que é menor, mas nem tanto.

Koumpounophobia é o medo de botões, algumas pessoas têm medo da textura de certos botões, outros acham que os botões estão de alguma forma sujos. Alguns apenas temem tocar ou usar botões, enquanto outros têm medo de ver os botões usados ​​por estranhos ou amigos.


Ancraophobia ou Anemophobia é o medo do vento. Essas pessoas sofrem de ansiedade sempre que venta. 
Essa fobia normalmente faz parte do subconsciente da pessoa, comum em sobreviventes de desastres naturais como furacões.


Spectrophobia parece o nome do medo de espectros não é? Mas na verdade ele é o medo de espelhos, normalmente é ligado a baixa auto-estima, a pessoa simplesmente odeia ver o seu reflexo no espelho.


Linonophobia é o medo de fios. O medo vem de uma associação negativa com o item como por exemplo ter engasgado com um fio ou ter sido enforcado com um, mesmo que por acidente.


Chorophobia é o medo de coreografia ou de danças, também pode se manisfestar como medo de dançarinos e coreógrafos. 
A fobia é associada com fobias sociais e a pessoa também pode acabar tendo medo de multidões. 


Optophobia é o medo extremo de uma pessoa abrir os seus próprios olhos, ela simplesmente morre de medo de enxergar. Essa fobia pode ser tanto causada por traumas quanto por genética.


Didaskaleinophobia é o medo de escolas. Muito causada por bullying essa fobia é mais comum em crianças de 7 a 11 anos, mas ela pode acabar sendo parte da vida da pessoa até quando ela é adulta e idosa.


Venustraphobia é o medo de mulheres, mas não qualquer mulher, apenas as bonitas. 
Essa fobia social vem de experiencias traumáticas, como por exemplo ser humilhado por uma mulher quando você chamou ela pra sair.


Pedophobia é o medo de crianças, essa fobia é mais comum em adultos, mas a causa dela pode ser um evento que ocorreu na infância da pessoa.


Automatonophobia é o medo de bonecos, estátuas e manequins. Figuras de cera também entram na lista. Basicamente eles temem tudo aquele que se parece com um ser humano mas que na verdade está "morto".


Anthrophobia é o medo de pessoas, ela é considerada uma das fobias mais básicas do mundo, ela também é chamada de SAD e Fobia Social. 


A Chemophobia é o medo de químicos, sejam eles usados em roupas, produtos de limpeza, alimentos, etc. 
Conforme o número de químicos só aumenta em nossa vida fica cada vez mais difícil escapar dessa fobia.


Genuphobia é o medo de joelhos, seja dos joelhos dela mesmo ou dos de outra pessoa. 
Normalmente pode ser causada por acidentes, como ver o seu próprio joelho quebrado e sempre se lembrar da dor quando olha pra um. Ou a criança podia ser punida ao se ajoelhar em lugares dolorosos etc.


Asymmetriphobia é o medo da assimetria, ou seja, de objetos que não "combinam". 
Essa fobia em particular é muitas vezes confundida com o famoso TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).


Gelotophobia é outra fobia muito comum, ela é o medo de ser ridicularizado por outras pessoas. O problema é que ele normalmente só ocorre depois que a pessoa já passou por uma grande humilhação.


A Panphobia é considerada uma das piores fobias do mundo, ela é o medo de tudo! Essas pessoas tem medo de qualquer coisa, e sempre sentem que estão em perigo. 
Ela pode ser causada por problemas psicológicos ou físicos, como por exemplo um trauma no cérebro da pessoa após um acidente.

Já a Autophobia é o medo de si mesmo, ou o medo de ficar sozinho, não necessariamente fisicamente. 
Ás vezes as pessoas que sofrem dessa fobia sofrem de várias outras fobias sociais.


Triskaidekaphobia é o medo irracional do número 13, já que ele é considerado azarento em muitos lugares. Normalmente quem sofre dessa fobia são pessoas (obviamente) supersticiosas.


Mastophobia é o medo de seios, mais comum em homens do que mulheres. 
Esse medo pode estar relacionado a várias coisas, ele pode até mesmo ser culpa da mãe de quem sofre.


Scriptophobia é o medo de escrever em público, normalmente por medo de humilhação. 
Mais comum em crianças devido a traumas (como ser humilhado por seus professores) ela persiste até a idade adulta.


Arithmophobia é o medo de números, ele acaba se desenvolvendo como medo de matemática, física, geometria etc.


Cathisophobia é o medo de se sentar. Como sempre as causas variam mas se a fobia se tornar debilitante um profissional deve ser procurado imediatamente.


Demonophobia é o medo de demônios, muito comum em pessoas religiosas, elas acreditam que estão sendo perseguidas por um deles.


Mnemophobia é o medo de memorias, normalmente o trauma foi tão grande que só de pensar nele a pessoa morre de medo.


Barophobia é o medo da gravidade, claro que ela vai te afetar de qualquer jeito, mas essas pessoas aqui preferem não pensar nisso.


Nanosophobia é o medo de anões. Normalmente comum em crianças que simplesmente não estão acostumadas ao corpo diferente deles.


Nosophobia é o medo de contrair doenças, muito comum em combinação com a germophobia, o medo de germes.


Pogonophobia é o medo de barbas, ás vezes por acharem elas nojentas, feias ou por trauma mesmo.


E por último temos a Agyrophobia, o medo de atravessar a rua. 
Comum em vitimas de atropelamento essa fobia não permite que pessoa saiam de suas casas para se movimentar nas ruas, muitos delas tem de dirigir até o local mesmo que ele seja a apenas alguns passos de distancia.

Não deixe de vir curtir o nosso facebook em Real World Fatos, lá temos muitas outras matérias para você ver, uma melhor do que a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário