25 de julho de 2020

Perguntas fáceis, respostas difíceis #8

Todo mundo tem perguntas, e nem todas elas são fáceis de achar a resposta, ás vezes elas podem até ser mais complicadas do que as perguntas em si. Por isso essa série de matérias foi feita para responder perguntas difíceis de maneira fácil e rápida.
Confira e mate a sua curiosidade, e não deixe de ler as outras partes dessa série para mais respostas rápidas.

Como Donald Trump venceu a eleição?

Foto de Library of Congress na Unsplash
Trump teve 62 milhões de votos, Hillary Clinton teve 65 milhões de votos, então como Trump ganhou? É simples, os E.U.A não tem o mesmo sistema de votos que a maioria dos outros países, lá quem tem mais votos ainda pode perder.
O voto popular direto é completamente inútil durante eleições, apenas o Voto Eleitoral é que importa, basicamente as pessoas votam em um representante para cada estado e esse representante é quem vota para a eleição presidencial, Trump teve menos votos populares mas ganhou nos Votos Eleitorais.

Pessoas gordas são a prova de bala?

Foto de Towfiqu barbhuiya na Unsplash
Sim, elas são, mas tem que ser muito gordo mesmo, para que você tenha gordura suficiente para evitar que a bala atinja os seus órgãos você tem que pesar mais de 570 Kg, assim a gordura tem mais de 60 cm de espessura, o suficiente para parar um disparo de pistola. Mas é bom avisar que se o tiro não te matar, a obesidade vai.

Por que Hitler tinha aquele bigode?

Imagem de domínio público
Além de seu ódio por judeus o bigodinho de Hitler é sua característica mais famosa, mas por que ele tinha esse formato? Basicamente ele usava seu bigode assim para que ele coubesse dentro de uma máscara anti-gás, era comum que soldados fizessem isso para se proteger de ataques contra gás mostarda. 

Por que brancos se fingiam de negros no teatro?

Imagem de domínio público
O ato conhecido como Blackface é quando uma pessoa branca pinta seu rosto de negro para interpretar um personagem de cor, mas não seria mais fácil contratar um negro? Esse ato é mais antigo do que muitos imaginam, ele vem lá do século XIX, quando negros ainda eram considerados bons apenas para serem escravos e não podiam se apresentar nos palcos.

Por que personagens brancos são interpretados por negros em filmes?

Foto de Dev na Unsplash
Algo comum em adaptações (principalmente de quadrinhos), o motivo para isso normalmente é para atrair mais minorias ao cinema ao aumentar a diversidade dos atores.

Mais pessoas nascem ou morrem no mundo?

Foto de Rod Long na Unsplash
Mais pessoas nascem do que morrem, a estimativa é que nascem cerca de 130 milhões de pessoas no mundo por ano enquanto morrem 55 milhões, assim o planeta fica com um "saldo positivo" de cerca de 75 milhões de pessoas por ano, aumentando rapidamente a população mundial.

Por que a Mulher-Maravilha tem um avião invisível?

TM & © DC Comics. © 1975-1979 Warner Bros. Entertainment Inc
Por que uma pessoa que voa teria que usar um avião invisível? Simples, porque a Mulher-Maravilha não voava. A heroína original criada em 1941 não tinha o poder de voar, por isso precisava do avião para se locomover, apenas décadas depois ela ganharia o poder de voo.

Por que o horário de verão não começa no verão?

Foto de Alonso Reyes na Unsplash
O horário de verão começou em 15 de outubro, já o verão em si começa apenas em dezembro, por que isso? Na verdade o nome não diz respeito a estação verão e sim ao solstício de verão, mas isso não quer dizer que o horário começa junto com o solstício, cada país pode determinar o seu próprio horário baseado em suas próprias necessidades.

Como gatos caem em pé?

Imagem de domínio público
Simples, não caem. Um dos maiores mitos sobre os felinos tem um fundo de verdade, mas é uma grande mentira, gatos só caem em pé se eles tiverem tempo o suficiente para girarem o corpo antes de cair, ou seja, em quedas pequenas eles caem de costas mesmo.
Gatos ás vezes caem em pé devido ao chamado Righting Reflex ou Reflexo de Endireitamento, também chamado de Reflexo de Endireitamento de Labirintite. Gatos já tem esse reflexo com sete semanas de vida. Primeiro eles movem a cabeça para ver onde vão cair, depois a sua espinha super flexível gira para corrigir a sua posição, suas patas da frente ficam bem abaixo do rosto para proteger a cabeça do impacto. Eles também conseguem desacelerar a sua queda graças a sua baixa relação corpo-volume-peso.

Por que ninguém pergunta a Tom Cruise sobre a Cientologia?

Foto de Alexey Taktarov na Unsplash
A Cientologia acredita até mesmo que Tom Cruise tem super-poderes mentais e eles aparentemente decidem com quem ele pode ou não se casar, mesmo assim parece que ninguém tem coragem de perguntar ao ator coisas relacionadas a Cientologia. Mas por quê? Simples, porque eles não deixam.
Para quem não sabe antes de entrevistas as celebridades podem dizer quais temas elas não querem abordar, e Cruise (com o apoio da Igreja) proíbe todos os repórteres de falar sobre seu divórcio e sobre a Cientologia, do contrário ele não faz a entrevista ou não assina o termo que diz que eles podem mostrar o vídeo na televisão e internet.

O que são pontos azuis na pele?

Imagem de domínio público
É comum que pessoas de pele mais clara tenham pontos azulados em sua pele em diferentes partes do corpo, muitos apenas ignoram elas, mas o que são elas? Bom... elas são pintas.
Embora a maioria das pintas sejam marrons, se o melanócito (células que produzem melanina) estiver muito "funda" na pele a cor da pinta sai meia azulada. Isso se chama blue nevus.

Policiais infiltrados podem matar pessoas?

Foto de Luis Villasmil na Unsplash
Poder não pode, mesmo assim eles fazem isso se sua vida depender disso. Se um policial está infiltrado em uma gangue e o chefe manda ele matar alguém, legalmente ele não pode fazer isso, nem torturar, aleijar, amputar ou qualquer coisa do tipo.
Se um policial sabe que vai fazer algo ilegal ele tem de pedir uma permissão legal aos seus superiores para que ele possa cometer o crime. Crimes que policiais infiltrados podem cometer incluem: usar drogas, roubar veículos, contratar prostitutas, etc, ou seja, crimes menores até são permitidos mas os maiores tecnicamente não.

Quanto ganha um informante de polícia?

Imagem de domínio público
É graças aos informantes que policiais conseguem realizar milhares de prisões ao redor do mundo, mas quanto eles ganham? Na verdade vai depender da informação dada a polícia, se uma pessoa sabe em qual esquina um traficante está vendendo drogas ele ganha entre $50 e $100, isso porque o crime não é tão pesado e a polícia provavelmente acharia o traficante sozinha.
Por outro lado informantes da DEA, Drug Enforcement Administration, um órgão de polícia federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos encarregado da repressão e controle de narcóticos, ganham milhões de dólares por ano, em 5 anos eles pagaram 25 milhões de dólares apenas para 9 informantes.

Por que bombas atômicas são tão poderosas?

Imagem de domínio público
Com toda essa conversa de guerra nuclear ultimamente muita gente vem se perguntando por que essas bombas são tão poderosas, a resposta está nos átomos.
A potência das bombas atômicas vem da energia liberada durante os processos de fissão nuclear e fusão nuclear. Durante a fissão nuclear, núcleos de átomos de materiais radioativos, como urânio-235 ou plutônio-239, são divididos em fragmentos menores, liberando uma quantidade imensa de energia. Na fusão nuclear, átomos leves, como o hidrogênio, são fundidos para formar núcleos mais pesados, também liberando uma quantidade massiva de energia.
Essa energia liberada durante a fissão ou fusão nuclear é muito superior à gerada em reações químicas convencionais, como as que ocorrem em explosões de combustíveis ou explosivos comuns. Portanto, as bombas atômicas são capazes de causar explosões extremamente devastadoras e destrutivas em uma escala muito maior do que outros tipos de explosivos.

Por que tantos veterinários se suicidam?

Imagem de domínio público, Needpix
Para quem não sabe veterinários tem uma das maiores taxas de suicídio do mundo, o dobro de médicos e quatro vezes mais do que o resto da população, segundo um estudo 1 a cada 6 veterinários já pensaram em se matar. Os motivos para isso são diversos, então vamos listá-los.
1- Ao contrário de médicos, veterinários tem de matar seus pacientes mesmo que eles ás vezes estejam perfeitamente saudáveis.
2- Veterinários ganham menos do que médicos, mas tem dividas maiores com cursos profissionalizantes caros.
3- O fato deles matarem animais diariamente pode causar problemas psicológicos, fazendo com que o suicídio pareça uma boa opção, por esse motivo muitos veterinários se matam com as mesmas drogas que eles usam em eutanásias.

Não deixe de curtir o nosso facebook: Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário