sexta-feira, 31 de julho de 2020

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #8

O mundo é simplesmente cheio de palavras, apenas na língua portuguesa são cerca de 600 mil delas, mas aposto que você nunca nem se perguntou de onde elas vieram, bom, essa série de matérias vai te mostrar exatamente isso, e pode acreditar que algumas delas tem origens interessantes.

Você sabe de onde vem a palavra "cotonete"? O problema é que isso não é realmente o nome do objeto, isso é o nome de uma marca, hastes flexíveis é o nome correto dos populares Cotonetes. Mas mesmo assim, de onde veio essa palavra? Ela vem do inglês "cotton" (algodão) + "ete". Mas o que é o "ete"? Provavelmente ele vem de "haste", mas também pode ter vindo de "E.T.E", que significa "end to end" ou em português "fim ao fim", já que o algodão vai dos dois lados da haste.

"Edredon", essa palavra vem de um lugar que você nem imagina, lá da Escandinávia, onde "edderdun" ou "ejderdun" significa "penugem fina" que vem do peito do êider.
Mas o que é um êider? Ele é um tipo de pato branco e preto cuja penugem era usada no enchimento dos primeiros edredões, tanto que o nome completo da ave é êider-edredão.

Todo mundo sabe o que é um "palácio" não é mesmo? Essa palavra vem do antigo latim "palatium", que tem sua origem no chamado Mons Palatinus, uma grande colina romana onde os nobres costumavam morar. A palavra então virou sinônimo de casa grande, casa chique, etc.

Já um "castelo" era algo totalmente diferente, a palavra vem do latim "castellum", que significa algo como "lugar fortificado".

E falando em castelos nós temos os reis, a palavra "rei" vem do latim "rex", que por sua vez veio do indo-europeu "reg", ela significava algo como "andar em linha reta", mas com o passar dos anos passou a significar "guiar, comandar, dirigir".

Já "rainha" vem de "regina", que significa de maneira literal "mulher do rei".

A palavra "ácido" vem do latim "acĭdus", que significava algo como "desagradável", ou até mesmo "azedo".

"Soluço" vem do latim antigo "suggluttĭum", que depois evoluiu para "singultus". A palavra já era usada para designar o ato de soluçar mesmo nessa época.

De onde vieram os "punks"? A palavra tem origem no inglês antigo, mas com o passar das décadas ele ganhou vários significados diferentes, alguns deles incluem "material para acender fogo", o que provavelmente levou a "pessoa sem valor", depois a "prostitutas" e depois a "jovem homossexual".

A palavra "dedicação" vem do latim "dedicatĭo", junto a "ōnis". Juntas essas palavras significavam de maneira literal "ato de dedicar".

Já "abandonar" vem de "abandonner", que em francês significava de maneira literal "abandonar" ou "desistir".


"Fatos", uma palavra que a gente usa bastante por aqui, vem do latim "factum", que por sua vez vem de "facere", que significa "fazer". Isso porque para algo ser um fato tem de ser verdade, ou seja, ele tinha de ser feito antes de virar um fato.


"Granizo" vem do espanhol "granizo", isso é na verdade a junção de duas palavras, a primeira é "grano" que significa "grão", e a segunda é "izo", um sufixo latino que até hoje ninguém sabe exatamente o que significa.


Já "enchente" vem do latim "implere", que significa "completar" ou "encher muito", essa palavra latina por sua vez é formado por "in" (em), mais "plenus" (cheio).


E falando em inundação, de onde vieram as "galochas"? Elas vieram do francês "galoche", que por sua vez deve ter vindo do latim "gallica".


"Martelo" vem do latim "martellus", que por sua vez vem de "malleus". Vale saber que antigamente esse objeto não era necessariamente uma ferramenta, mas sim uma arma branca.


E quem usa um martelo se não um "carpinteiro" não é mesmo? Essa palavra vem do vocábulo latino "carpentariu". Essa palavra por sua vez vem de "carpentum", que era o nome dos antigos veículos romanos, que eram feitos inteiramente de madeira. Quem fazia os veículos era chamado de "carpentarium artifex", um título que acabou evoluindo para quem fazia qualquer coisa com madeira.


E "ferramenta" vem do latim "ferramenta". Essa era a palavra usada antigamente para designar um instrumento feito de ferro ou metal, só com o passar dos séculos que ela se transformou no que conhecemos hoje. 


"Interessante" vem do latim "interesse", que era a palavra usada para designar algo de importância, que fosse fazer uma diferença notável.


E por último "Amazônia" vem de "amazonas", que segundo lendas seriam mulheres guerreiras do antigo mundo grego. 
"Amazona" vem de "a" (sem) e possivelmente "mazon" (centro ou seios) ou seja, "sem centro", ou "sem seios", em grego. Isso porque segundo as lendas as guerreiras amazonas só tinham um seio, para que elas pudessem usar arcos e flechas com mais facilidade.

Real World Fatos também está no facebook, deixe sua curtida, e ative nossas notificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário