terça-feira, 14 de abril de 2020

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #7

O mundo é simplesmente cheio de palavras, são cerca de 600 mil apenas na língua portuguesa, mas aposto que você nunca nem se perguntou de onde elas vieram, bom, essa série de matérias vai te mostrar exatamente isso, e pode acreditar que algumas delas tem origens interessantes.

A palavra "desastre" foi criada apenas devido a superstição de nossos ancestrais, ela vem do latim "dis" (negação) e "aster" (astro). Em outras palavras, "desastre" pode ser traduzido como "sem estrela" ou "sem astro", isso porque nossos antepassados acreditavam que nossas vidas dependiam da influência dos astros, algo que na verdade muitos acreditam até hoje.

Já "espírito", que muitos acham que significa a alma de uma pessoa, na verdade significa a respiração da pessoa, de religioso a palavra não tem nada. "Espírito" vem do latim "spirĭtus", que por sua vez deriva da palavra "spirāre", que significa "soprar" ou "respirar".

"Curioso" tem uma origem simples, ela vem do latim "curiosus". Mas a palavra nem sempre foi usada para indicar alguém que lê livros e coisas do tipo, ela foi usada para indicar espiões, informantes, olheiros e membros do governo e da policia.

Acredita-se que a palavra "alvo" vem do latim "albus" que significa "branco". Ninguém sabe exatamente porque a palavra virou sinônimo de algo que você deseja acertar, alguns dizem que é porque os antigos alvos dos arqueiros tinham um centro branco, o que facilitava a sua visualização na hora de mirar.

"Anjos" também não tinham nada de religiosos, ou pelo menos a palavra não tinha, ela vem do antigo grego "ángelos" e ela significa "mensageiro". Qualquer pessoa que trazia mensagens era um anjo.

"Família" vem do antigo latim "familia". O interessante é que a palavra incluía as propriedades das pessoas, ou seja, escravos e servos em geral eram parte da "familia" de alguém. Na verdade a coisa vai mais além ainda, a palavra deriva de "famulus", que significa de maneira literal "escravo" ou "servo doméstico"

A palavra "cinema" é na verdade uma abreviação da palavra "cinematógrafo". Ambas derivam do grego "kinema" que significa algo como "movimento", isso porque filmes eram apenas várias imagens em sucessão.

"Teclado" vem da junção das palavras "tecla" com "ado", essa última era usada para indicar uma ação, já "tecla" ninguém sabe de onde veio, uma das teorias mais aceitas é que ela tenha surgido do hispano-árabe "teqra", que significava algo como "caixa de madeira".

"Português" deriva do latim "portucalensis". Essa palavra deu origem ao Condado Portucalense, que por sua vez deu seu nome a Portugal, que deu origem ao termo "português" moderno.

"Crítico" vem do grego antigo "kritikos", que significava algo como "capacitado para fazer julgamentos". A palavra vinha de "krisis" que significava "julgamento" ou "seleção".

"Ótario" vem do lunfardo, que é o nome dado para as várias gírias argentinas e uruguaias. Eles chamavam as pessoas de otários em referências as ontarias, que é o nome que eles dão aos leões marinhos e, por engano, as focas.
Mas qual a conexão entre focas e otários? É que focas eram consideradas presas fáceis, elas eram dóceis demais e sempre deixavam caçadores se aproximar delas, igual otários deixam as pessoas se aproximar e tirar vantagem deles.

Qual a origem da palavra "origem"? Ela vem do latim "origo", que significa literalmente origem. "Origo" por sua vez vem do latim "oriri" que significava algo como "nascer", "surgir" ou "aparecer".

"Ninja" vem do japonês "忍者", que por sua vez deriva da palavra "ninjutsu", que significa "técnica de aguentar" ou "suportar", e "sha", que significa "pessoa". Em outras palavras "ninja" significaria algo como "pessoa que pratica ninjutso".

A palavra "judeu" vem do nome próprio "Judá", que segundo a Bíblia era o filho de Jacó. Judeu era o nome dado aos filhos de Judá, mas depois a palavra foi usada para designar quem havia nascido em Judeia. A palavra em si se origina do latim "judaeu".

A "soja" tem sua origem no japonês "醤油", que na verdade pode ser traduzido como "shōyu", uma palavra que está crescendo na língua portuguesa com o passar dos anos.

"Ovo" vem do latim "ovum", que significa literalmente "ovo", que também era uma palavra usada por nossos antepassados, eles até mesmo tinham uma expressão, "ab ovo", que significa "desde a origem".

A palavra "hora" vem do latim "hora", só que antigamente essa palavra não designava grupos de 60 minutos igual hoje em dia, ela era usada em um sentido mais amplo de "época" ou "estação".

Ninguém sabe de onde veio a palavra "juros", alguns etimologistas acreditam que ela deriva de "jus" ou "juris", que significam algo como "direito" ou "justiça". nesse caso jurus seria aquilo que é seu por direito legal.

"Ortografia" vem de duas palavras gregas, "orto", que significa "direito", "reto" ou "exato", e também "grafia" que era o ato de escrever. A palavra então significaria algo como "escrever certo", "escrever direito" etc.

E "rubrica" é na verdade uma palavra latina, ela é uma referência a cor vermelha, ou rubre, isso porque antigamente os nobres assinavam suas iniciais em tinta vermelha, que também era usada ao dar títulos a livros, especialmente os de direito. Rubrica também é o nome dado a uma argila de cor avermelhada hoje em dia.

Real World Fatos também está no facebook, que ver mais matérias legais? Curta nossa página e ative nossas notificações.

2 comentários:

  1. Convém conferir: Rubrica, não Rúbrica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda a razão amigo, já retiramos o acento. Obrigado pelo aviso!

      Excluir