11 de fevereiro de 2020

Confira algumas músicas que são "cópias" de outras músicas #3

Esta na hora de ver mais algumas músicas que se "inspiraram" em outras músicas na hora de serem criadas, e se você quiser ver a primeira e a segunda parte dessa matéria basta clicar aqui e se divertir, vale a pena!

Foto de Phillip Blocker na Unsplash
Mas antes de mais nada, se você não é muito chegado no mundo da música, vamos explicar agora a diferença entre plágio e sample: plágio é ilegal, é quando uma pessoa copia descaradamente a obra de outra pessoa e não dá os devidos créditos. Já sample é quando uma pessoa usa uma parte de outra música para formar sua própria música, algo muito comum principalmente no Hip Hop. Nessa lista você verá exemplos de ambas.
Confira agora mais algumas músicas que são "cópias" de outras músicas. E depois de ler venha curtir o nosso facebook é claro.



Vamos começar com o rapper Tech N9ne e sua música "I'm a Playa" de 2002. A música pode não ter copiado a batida 100%, mas basta ouvir ela e você pode notar uma grande semelhança com a música "Rock Me Amadeus" do artista Falco. Além disso ele também usou as batidas da música "We Will Rock You" da banda Queen.



A música do DJ Paul, Yelawolf e Jon Connor "Get Away", de 2016, claramente usou um sample da música "Take Me To Church" do cantor Hozier logo no começo da canção.


A música "Sweet Home California" da banda Dirty Heads é a versão deles da famosa música "Sweet Home Alabama" da banda de nome complicado Lynyrd Skynyrd. O próprio Dirty Heads admite isso ao usar o nome de Lynyrd Skyrnyrd na letra da música.



"This is America" com certeza foi o maior hit da carreira de Childish Gambino, mas isso não quer dizer que ele pensou nele sozinho. Assim que a música ficou famosa ela começou a receber acusações de plágio, principalmente dos fãs do rapper Jase Harley. Seguidores acusam Gambino de ter copiado o estilo, temática e até a melodia de "American Pharaoh", faixa lançada por Harley há mais de dois anos. 
Em seu Instagram oficial em conversa aos fãs, Harley disse não estar incomodado, mas gostaria de ter sido lembrado: "uma referência teria sido legal, mas está tudo bem. Ele é um grande artista, fico feliz de ter tido alguma influência na gravação". 



"Uptown Funk" foi um grande sucesso nas rádios, e a música já conseguiu mais de 4 bilhões de visualizações no Youtube, então foi fácil notar que ela era um plágio. Bruno Mars e Mark Ronsom foram processados pelo grupo The Gap Band por ter roubado sua música "Oops Upside Your Head". No fim eles foram obrigados a dar os créditos para a banda, sem contar que tudo que eles ganharem em dinheiro eles tem de dar 17% em royalties para os Gap.
E olha que essa nem foi a primeira vez que a música foi processada, antes dos Gap ela tinha sido acusada de plagiar a canção "More Bounce to the Ounce" do cantor Roger Troutman. Eles ainda foram processados mais 3 vezes depois disso por plágios.



O Led Zeppelin esteve envolvido em vários casos de violação de direitos autorais, sério, os caras praticamente não tem nenhuma música de sucesso que não tenha sido roubada de outra pessoa. Jake Holmes processou o Led Zeppelin em 2010 por causa da música deles "Dazed and Confused", acontece que o Zeppelin copiou uma das musicas de Holmes que se chamava "Dazed and Confused"! Eles tiveram a cara de pau de nem mudar o nome da música que eles roubaram.
Holmes escreveu e gravou sua música dois anos antes de o Led Zeppelin lançar sua versão. Acontece que o cantor abriu para o The Yardbirds em 1967, que contava com Jimmy Page do Zeppelin, ele ouviu a música e resolveu usar ela sem permissão de Holmes e sem dar os créditos. O caso foi resolvido fora do tribunal.


Os compositores Martin Harrington e Thomas Leonard acusaram Ed Sheeran de copiar a música "Amazing", que foi cantada por Matt Cardle. Seu processo de direitos autorais de US$ 20 milhões alegou que Sheeran era culpado de "cópia literal, nota por nota".
Sheeran não tinha como negar que ele roubou toda a melodia da canção, e com medo da repercussão do caso em tribunais ele decidiu resolver o processo em particular.



Esse plágio aqui tem na verdade uma história engraçada, Desmond Child, que escreveu a música de Bonnie Tyler "If You Were a Woman (And I Was a Man)", não estava satisfeito com o desempenho da cantora nas paradas musicais, ele então decidiu que iria provar que o problema era ela e não a música. Ele fez isso reescrevendo a música inteira e dando ela pra outra pessoa cantar, no caso a banda de Jon Bon Jovi e Richie Sambora, os três retrabalharam a música de Tyler no que virou o primeiro sucesso da carreira de Bon Jovi "You Give Love a Bad Name".



A música "Thunder" da banda Imagine Dragons tem um ritmo diferente do convencional, mas ele não era original, a cantora M.I.A já tinha usado esse mesmo estilo em sua música "Paper Planes" alguns anos antes. Ela não processou a banda, mas disse no Twitter que sempre que ela ouviu a música deles ela se lembrava da sua própria canção.


A banda de Justine Frischmann, Elastica, gravou a música "Connection" que acabou virando seu grande sucesso, mas a música tinha certas semelhanças com o clássico de 1977 da Wire, "Three Girl Rhumba", semelhanças até demais. Eles foram processados mas acabaram chegando a um acordo, isso sem contar que eles já tinham sido processados por plágio antes em outro caso que foi resolvido fora dos tribunais. Uma vez pode ser coincidência, mas duas?


Mas uma vez vamos falar do Rei dos plágios, o cantor Latino, todas as musicas de sucesso dele são cópias descaradas de outras canções. Se não acredita leia a primeira e a segunda parte dessa matéria de novo. Seu hit "Sem Noção" é na verdade sua versão da música "Chacarron Macarron" do artista El Chombo. A música original ficou famosa na internet porque o cara canta sem nunca dizer uma palavra sequer, mas parece que ninguém avisou o latino de que era uma piada e ele foi com tudo em sua versão.


E por último mais uma do Rap God Eminem, sua música "Like Toy Soldiers" de 2004, que fala sobre como muitos rappers acabam morrendo antes da hora, usou um sample da musica "Toy Soldier" da cantora Martika que fala sobre o vício em drogas. Ambas as músicas receberam ótimas criticas e viraram grandes sucessos na carreira de ambos os artistas.
Curiosamente no clipe de Eminem, seu amigo Proof pode ser visto interpretando o rapper Bugz na maca do hospital. Apenas 2 anos depois Proof seria baleado em um clube e morreria igual a Bugz.

Se você curtiu nossa matéria, venha agora mesmo conhecer nosso facebook e ler mais matérias interessantes e divertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário