23 de janeiro de 2020

Perguntas fáceis, respostas difíceis #13

Chegamos em mais uma parte dessa série de matérias super-interessantes onde respondemos algumas das maiores questões do mundo de maneira rápida e fácil de entender.
Se você se interessar pela matéria e quiser ler as suas outras partes, clique aqui e se entretenha.

Quantas pessoas já viveram em nosso planeta?

Imagem de domínio público
Acredita-se que desde de que o ser humano como nós conhecemos passou a caminhar na Terra, cerca de 108 bilhões de pessoas já viveram em nosso planeta, pelo menos de acordo com o Population Reference Bureau.
A estimativa é que em 2050 esse número alcance 113 bilhões de pessoas.

O que exatamente é um calafrio?

Imagem de physicsgirl por Pixabay
Aquela sensação de tremedeira no seu corpo quando você está doente é um calafrio, eles são causados por uma contração muscular rápida e são o jeito do corpo de produzir calor quando está frio.
Os calafrios costumam predizer a chegada de febre ou o aumento da temperatura central do corpo.

Quantos sites existem no mundo?

Foto de Carlos Muza na Unsplash
A internet não é exatamente infinita como muitos acham, mas quantos sites existem no total? Até 2023, quando a última contagem foi feita, tínhamos cerca de 1,9 bilhão de sites ao redor do globo. A grande maior parte deles está desativado no momento, apenas cerca de 400 milhões estão ativos.

Qual o animal de estimação mais comum do mundo?

Foto de Andrew S na Unsplash
Quem disse cão errou, e quem disse gato também, acredita-se que o animal de estimação mais comum do mundo sejam peixes de água doce. Apenas nos Estados Unidos são cerca de 142 milhões de peixinhos, que ficam muito a frente do segundo colocado, os gatos, com 88 milhões de felinos.
O motivo pra isso é que esses peixes morrem muito mais rápido que os outros tipos de animais, e as pessoas costumam comprar mais de um deles ao mesmo tempo, ao contrário de cães, gatos e aves.

Existem lugares no mundo onde não existem leis?

Foto de Markus Spiske na Unsplash
Sim, muitos na verdade, tanto que nós dedicamos uma matéria inteira só pra eles. O motivo para um lugar não ter leis pode variar, ás vezes é porque ninguém mora ali, ás vezes porque nenhum país reivindicou o lugar pra eles. E também pode acontecer de um lugar não ter apenas certas leis, por exemplo, a China não tem leis contra crueldade animal, mas tem contra assassinato. O Brasil não tem leis contra prostituição mas tem contra exploração infantil, etc.

Como seres humanos chegaram no continente Americano?

Imagem de domínio público
A vida começou na África, então como os humanos chegaram nas Américas antes deles inventarem barcos, aviões, etc? Ninguém tem certeza absoluta sobre como essa migração ocorreu, mas a teoria mais aceita é que eles vieram andando pela Ponte Terrestre de Bering, que foi uma porção de terra firme com aproximadamente 1.600 quilômetros de norte a sul que juntou o Alasca e a Sibéria durante as glaciações.

Qual o ser vivo que mais existe no mundo?

Foto de CDC na Unsplash
São as bactérias, acredita-se que existam em média 5.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 delas no planeta. Isso equivale a cinco milhões de trilhões de trilhões ou 5 x 10 à 30ª potência, ultrapassando em muito todos os outros seres vivos que existem em nosso planeta.

Qual o videogame mais jogado do mundo?

NEOWIZ/Tencent
Em termos de jogadores, até a data de publicação dessa matéria, o jogo mais jogado do mundo é CrossFire, um jogo de tiro em primeira pessoa online publicado pelo grupo sul-coreano NEOWIZ. 
O jogo foi lançado na China pela empresa Tencent em 2007, e a mesma opera o jogo pela internet, em domínios chineses suportados pelas empresas China Telecom e China Netcom. Ele tem cerca de 1 bilhão de contas registradas atualmente, mas esse número continua crescendo.

Quem foi o pior criminoso do mundo?

USA Fbop
Como já dissemos cada país tem suas próprias leis, então saber quem é o pior criminoso do mundo fica difícil, mas por sentenças o pior seria Terry Nichols, um terrorista americano que foi sentenciado não a uma ou duas, mas a 161 prisões perpétuas por seus crimes, que incluem: 161 acusações de homicídio em primeiro grau, incêndio criminoso de primeiro grau e conspiração por parte do tribunal estadual de Oklahoma por sua participação no atentado de Oklahoma em 19 de abril de 1995. Ele também foi condenado em um tribunal federal por terrorismo e oito acusações de homicídio involuntário.

Tecnologia causa câncer?

Foto de Ales Nesetril na Unsplash
Desde que televisões, computadores e celulares foram inventados as pessoas vem dizendo que usar eles causam câncer, mas até hoje nenhum estudo médico provou isso de maneira conclusiva. Pelo que sabemos essa tecnologia é segura, mas o uso continuo dela pode causar outras coisas como dores de cabeça, mas nada tão sério que leve a morte.

Qual animal tem a vida mais longa do mundo?

Imagem de domínio público
Algumas espécies de águas-vivas, incluindo a Turritopsis dohrnii, Laodicea undulata e Aurelia são capazes de reverter para o estágio de pólipo mesmo depois de se reproduzir, no que é chamado inversão do ciclo de vida, em vez de apenas morrer como outras águas-vivas. Consequentemente, essas espécies são consideradas biologicamente imortais e não têm limite de idade.

Qual o maior animal que já viveu?

Imagem de domínio público
Por medida considerável, o maior animal conhecido é a baleia azul. As baleias azuis adultas podem medir de 23 a 30 metros da cabeça até a cauda e podem pesar até 150 toneladas (136 toneladas métricas). Isso é tão longo quanto um prédio de 8 a 10 andares e tão pesado quanto 112 girafas machos adultos. Baleias azuis femininas geralmente pesam mais que os machos, a maior baleia azul até hoje é uma fêmea que pesava 176.792 kg.

Por que vitaminas receberam esses nomes?

Foto de Raimond Klavins na Unsplash
Vitaminas A, B, B1, C, D, por que elas se chamam assim? Honestamente é apenas porque essa foi a ordem em que elas foram descobertas, a primeira foi chamada de vitamina A, a segunda B, a terceira C e assim por diante. Quando eles descobriram uma vitamina que era muito similar a uma já existente eles chamaram ela de B1, B2, etc.
Mas então o que aconteceu com as outras letras do alfabeto? As vitaminas hoje saltam do E para K porque, como várias das Bs, substâncias que eram consideradas vitaminas no passado foram reclassificadas. Por exemplo: a vitamina F é hoje conhecida como ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6). Da mesma forma, a vitamina G foi reclassificada como B2 (riboflavina) e a vitamina H é agora biotina.

Por que gatos passam pelo meio de nossas pernas?

Foto de Hutomo Abrianto na Unsplash
Você já deve ter ouvido falar que gatos andam por entre as pernas dos donos para demonstrar seu afeto, mas isso não é inteiramente verdade, o gato quando faz isso está demonstrando sua dominância e também seu amor sobre aquela pessoa ao marcar ela como parte de seu território.
Eles também costumam andar por entre as pernas das pessoas para chamar a atenção de seus donos para o fato de que ele quer algo deles.

Qual foi o primeiro reality show do mundo?

Imagem de domínio público
Foi o americano "An American Family", um documentário filmado de 30 de maio a 31 de dezembro de 1971 e exibido pela primeira vez nos Estados Unidos no Public Broadcasting Service (PBS) de 11 de janeiro de 1973 a 29 de março de 1973. Depois de ter sido editada de cerca de 300 horas de filmagens, a série teve uma temporada de 12 episódios nas noites de quinta-feira às 9:00 da noite.
Curiosamente a série pretendia apenas ser uma crônica da vida cotidiana dos Louds, uma família de classe média alta de Santa Bárbara, Califórnia, mas ao invés disso acabou documentando o separamento da família por meio do divórcio dos pais Bill e Pat Loud. E um dos filhos acabou revelando ser gay durante o programa.
Um ano após o programa ter sido transmitido, a BBC em 1974 filmou seu próprio programa de 12 episódios, chamado "The Family", com foco na família Wilkins da classe trabalhadora, em Reading, Berkshire, Inglaterra. Depois disso reality shows viraram moda e continuam sendo até hoje.

Real World Fatos também está no facebook, basta clicar aqui e curtir nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário