sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Conheça agora a origem de criaturas misteriosas

Do famoso Pé Grande passando pelos ciclopes, sereias e até os unicórnios, criaturas fantásticas são o que mais tem por aí, seja em lendas ou em livros, mas de onde elas vieram? O que inspirou essas criaturas mágicas? Você vai descobrir isso agora mesmo.

Ciclopes

Os ciclopes, na mitologia grega, eram gigantes imortais com um olho só bem no meio da sua testa que, segundo o hino de Calímaco, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando até mesmo os raios usados por Zeus. Mas de onde eles vieram? Esse mito provavelmente nasceu desse crânio que você vê logo abaixo:

Vendo assim realmente parece uma criatura gigante que tinha apenas um olho não é mesmo? Mas esse crânio não tinha nada de misterioso, ele pertence a um Elefante-pigmeu pré-histórico, e o "olho" no meio da cabeça é o lugar da tromba do animal. O mais provável é que nossos antepassados gregos viram esses crânios e acharam que eles eram outra coisa, criando assim os ciclopes.

Sereias

Sereias são seres metade peixe e metade mulheres, elas normalmente apareceram para marinheiros, os enfeitiçando com sua beleza para então afoga-los e devora-los. Mas assim como os ciclopes sua origem vem de um animal já existente, um que talvez não seja tão sexy quanto elas. 

O mito da sereia provavelmente se originou graças a animais como focas e o peixe-boi, marinheiros viam esses animais e, provavelmente por causa da insolação e bebidas alcoólicas, achavam que eles eram monstros marinhos metade humanos e metade peixes. A lenda se espalhou e as sereias foram ficando cada vez mais bonitas e menos parecidas com seus "parentes".
Em 1493, na primeira das expedições de Cristóvão Colombo, ele relatou ter visto sereias, quando na verdade ele estava fazendo o primeiro registro científico de peixes-boi na América do Norte.

Unicórnio

O Unicórnio, também conhecido como licórnio ou licorne, é um animal que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em sua testa, eles normalmente são bonzinhos, principalmente com mulheres. E se você acha que cavalos deram origem a esse mito você está muito enganado.

Conheça o Elasmotherium sibiricum, também chamado de unicórnio siberiano ou rinoceronte-de-chifre-grande, essa criatura viveu há 200 mil anos durante o Pleistoceno, e ela era na verdade um parente próximo dos atuais rinocerontes, porém era três vezes maior e seu chifre podia chegar a quase 2 metros de comprimento.
Foi essa criatura que deu origem ao mito moderno do unicórnio, de acordo com a enciclopédia sueca "Nordisk familjebok", publicada de 1876 a 1957, e também com o cientista Willy Ley, o animal pode ter sobrevivido tempo o suficiente para ser lembrado em mitos por humanos, mitos esses que existem até hoje.


Dragões

Dragões são seres gigantes, escamosos e que muitas vezes controlam o fogo, eles são muito comuns em lendas da cultura asiática e européia, seu nome é originário do termo grego "drákōn" e é usada para definir grandes serpentes. E como muitos outros dessa lista a sua "criação" não passou de uma grande confusão.

O mais provável é que nossos ancestrais encontraram ossos de dinossauros, e, sem saber o que eram dinossauros, eles passaram a inventar lendas para explicar aqueles ossos gigantes, isso incluía as lendas de serpentes gigantes, que acabaram dando origem aos dragões modernos.

Fênix

A fênix seria um pássaro de fogo da mitologia grega que, quando morria, entrava em um processo de auto-combustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas.

O pássaro na verdade pode ter sido inspirado por outro ser mitológico, o Bennu, uma ave lendária da mitologia egípcia, que era considerada a alma do Sol. Segundo lendas ela nasceu junto com a criação do mundo.

O Bennu (e por consequência a Fênix) foi baseado na extinta Garça de Heron (Bennu Heron no original), que vivia no atual Emirados Árabes Unidos em 3.500 a.C. Ela era provavelmente a maior garça que já existiu.

Centauro

Na mitologia grega, o centauro é uma criatura com cabeça, braços e dorso de um ser humano e com corpo e pernas de um cavalo, e seu mito veio tanto dos humanos quanto dos cavalos.

A teoria mais aceita é de que o mito dos centauros veio da reação de uma cultura que não tinha cavalos, vendo homens cavalgando o animal pela primeira vez na vida. 
Os astecas também tinham essa má compreensão sobre os cavaleiros espanhóis quando os viram montados naqueles animais pela primeira vez.

Ieti e Pé Grande

O Ieti e seu primo Pé Grande são descritos como seres gigantes e peludos, que vivem em montanhas e quase nunca incomodam humanos, ambos ficaram mais famosos pelo fato deles nunca serem encontrados do que por evidencias cientificas, mas eles também tem uma origem.

Conheça o Gigantopithecus, um extinto primata que viveu no Pleistoceno, aproximadamente entre 5 milhões e 100 mil anos atrás, na China, Índia e Vietnã, habitando região e época similares às dos primeiros hominídeos, como, por exemplo, o Homo erectus. 
É isso aí, nossos antepassados coexistiram com esse primata gigante de 3 metros de altura e 500 kg, agora imagina que você é um homem das cavernas, que está acostumado a ver apenas pessoas iguais a você, e um dia, enquanto sai para caçar, você se depara com esse ser gigante que era parecido com você mas muito maior, é claro que você iria contar pra todo mundo que conhecia. Foram provavelmente as memórias desse ser que inspiraram as histórias modernas do Iéti, Pé Grande e Sasquatch.


Grifo

Os Grifos são criaturas lendária aladas com cabeça e asas de águia e um corpo de leão. Dizem que eles faziam seus ninhos com ouro puro e seus ovos eram na verdade jóias raras. Infelizmente, porém, ninguém nunca realmente viu um deles e muito menos pegou seus tesouros. Então de onde ele veio?

Assim como alguns de seus outros "parentes" da mitologia, os grifos provavelmente vieram dos dinossauros, o que aconteceu é que nossos antepassados encontraram restos de um Protoceratops, um dinossauro pequeno e que tinha um bico. 
Então de onde veio o amor pelo ouro? É possível que alguns desses fósseis foram encontrados por mineradores no deserto de Gobi, então se o animal estava vivendo perto do ouro é porque ele devia amar o ouro certo? Pelo menos foi essa a explicação que nossos antepassados encontraram.

Kraken

O Kraken era uma espécie de polvo gigante, que destruía os navios no folclore nórdico, a criatura tinha o tamanho de uma ilha e cem tentáculos, acreditava-se que ela habitava as águas profundas do Mar da Noruega, onde ninguém conseguia ver ela até ser tarde demais.

As histórias do Kraken até tinham um certo fundamento científico, o animal foi inspirado pelas lulas gigantes e lulas colossais, essas criaturas não tem o tamanho de uma ilha e nem cem tentáculos, mas podem chegar a até 18 metros e são capazes até mesmo de lutar contra baleias para se defender.

Vampiros

Vampiros são seres que se alimentam do sangue e corpo dos humanos, normalmente eles são monstros, mas podem até mesmo ser parecidos com uma pessoa normal. Mas no fim, é claro, eles são apenas lendas não é mesmo? Só que essa aqui é culpa dos humanos mesmo.

Acredita-se que o mito dos vampiros tenham sido inspirados por mortes brutais, muitas vezes assassinatos. O que acontecia é que nossos antepassados simplesmente se recusavam a acreditar que uma pessoa poderia ser tão cruel assim, então eles passaram a inventar monstros e diziam que foram eles que fizeram aquilo.
Outra explicação, dada no livro "Vampires, Burial and Death", diz que o mito também foi influenciado por corpos em decomposição, isso em uma época em que seres humanos não sabiam o que a decomposição era, tudo o que eles viam então era um cadáver muito diferente de uma pessoa normal, um verdadeiro monstro.


Lobisomens

Um lobisomem é um ser metade lobo e metade humano, muitas vezes ele se alimenta de carne humana, principalmente daqueles que tentam se aventurar no território deles.

Assim como os vampiros o mais provável é que os lobisomens foram inventados para tentar explicar mortes brutais, alguns até acham que "vampiros" e "lobisomens" podem ter sido alguns dos primeiros serial killers e canibais que já existiram.

Real World Fatos também está no facebook, se você gostou da matéria venha curtir ele e ler mais matérias interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário