11 de novembro de 2022

Perguntas fáceis, respostas difíceis #16

Ás vezes você tem uma pergunta que não sai da sua cabeça, e ela parece bem simples, mas achar a resposta pode ser difícil, bom, é pra isso que existe essa série, para responder essas perguntas de uma maneira direta e fácil de entender. Confira.

Por quanto tempo redes sociais mantêm o que você deleta?

Imagem de domínio público
Digamos que você postou uma foto embaraçosa, um vídeo ruim ou fez um comentário inapropriado em uma de suas redes sociais, você então se arrepende de seu ato e decide deletar seu post, pois saiba que seu post não foi realmente deletado, o site onde você o postou ainda mantém o que foi feito em seus servidores, você apenas deletou o seu acesso a ele.
Mas por quanto tempo eles ficam com seu "lixo"? Afinal eles não tem espaço infinito não é mesmo? Bom, a resposta na verdade varia de site para site, mas normalmente é de 1 mês a até 1 ano. Eles fazem isso porque caso seja necessário eles tem de dar essas informações para investigadores, por isso por lei eles tem de manter tudo o que você faz, posta e escreve por um certo período de tempo, o que nós leva a outra pergunta:

Por quanto tempo redes sociais mantêm seus dados?

Foto de Sara Kurfeß na Unsplash
Além do que você posta as mídias sociais tem acesso a várias outras informações sobre você, como seu e-mail, endereço eletrônico, número de telefone, etc, e essas informações são mantidas por ainda mais tempo do que seus posts deletados, mas quanto tempo? Que tal para sempre?
A verdade é que em muitos casos o site pode manter seus dados até seus servidores seres destruídos ou deletados, o que em casos de sites gigantes como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, etc, vai levar um bom tempo, isso porque esse tipo de informação não toma muito espaço nos servidores deles.

Por quanto tempo o seu computador mantém o que você deleta?

Foto de Mimi Thian na Unsplash
Não são apenas sites que mantêm aquilo que você já deletou, o seu próprio computador, laptop, tablet e celular também podem fazer isso. Basicamente quando você deleta algo da sua lixeira esse algo ainda fica no seu computador, e ele ainda pode ser recuperado depois usando certos programas.
Então por quanto tempo esse algo deletado fica no seu PC? A verdade é que é impossível dizer, ele vai ficar lá até seus dados serem "sobrepostos" com os dados de algo que você baixou mais recentemente, e essa sobreposição aparentemente ocorre de maneira aleatória, então nunca dá pra saber quando algo foi 100% deletado do seu computador. 

O nazismo era de esquerda ou de direita?

Imagem de domínio público
O nazismo na época de sua criação era na verdade uma alternativa a esquerda e a direita política, Hitler tentou se representar em uma posição central entre a esquerda e a direita a fim de tentar obter o máximo de apoio possível. Mas com o passar do tempo isso foi mudando e o nazismo de Hitler virou de direita, o próprio Führer chamou o nazismo de um partido de direita em um de seus discursos em 12 de abril de 1922:
"Há apenas duas possibilidades na Alemanha; não imagine que o povo vá para sempre com o partido do meio, o partido dos compromissos; um dia ele se voltará para aqueles que mais consistentemente previram a ruína vindoura e tentaram se dissociar. E esse partido ou é a Esquerda: e então Deus nos ajude! pois isso nos levará à destruição completa - ao bolchevismo, ou então é um partido de direita que, finalmente, quando o povo está em total desespero, quando perdeu todo o seu espírito e não tem mais fé em nada, está determinado, por seu lado, a tomar implacavelmente as rédeas do poder - eis o início da resistência de que falei há poucos minutos. Aqui, também, não pode haver compromisso - há apenas duas possibilidades: ou a vitória do ariano ou a aniquilação do ariano e a vitória do judeu."

Quando nasceu o nazismo?

Imagem de domínio público
Muita gente acha que o nazismo ocorreu apenas durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), mas como você viu pela data do discurso acima ele é mais antigo do que isso.
O filólogo Victor Klemperer disse que as origens e os valores do nazismo provêm do movimento romântico do início do século XIX. Segundo ele, tudo o que caracteriza o nazismo estava contido no Romantismo: a deposição da razão, a animalização do homem e a idealização do pensamento de poder.
Outra das influências ideológicas mais significativas sobre os nazistas foi o nacionalista alemão Johann Gottlieb Fichte, cujas obras serviram de inspiração para Hitler e outros membros nazistas, incluindo Dietrich Eckart e Arnold Fanck. Em sua obra "Discursos à Nação Alemã" de 1808, escrita em meio à ocupação napoleônica de Berlim pela França, Fichte invocou uma revolução nacional alemã contra os ocupantes franceses.
Durante sua juventude, na Áustria, Hitler também foi politicamente influenciado pelo austríaco pangermanismo de Georg Ritter von Schonerer, que defendia o nacionalismo alemão extremo, o antissemitismo, o anticatolicismo, o antieslavismo e visões antiHabsburgo. Copiando Schonerer e seus seguidores, Hitler adotou para o movimento nazista a saudação do Heil, o título de Führer, e o modelo de liderança absoluta do partido.
Já o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista, foi fundado oficialmente em 1920.

Por que guepardos não fazem parte do grupo de Grandes Felinos?

Foto de David Groves na Unsplash
Leões, tigres e leopardos fazem parte do grupo popularmente conhecido como Grandes Felinos, mas o guepardo não, por que isso? Simplesmente porque o guepardo não é do gênero Panthera. Mas existe outra grande diferença entre eles, os guepardos não conseguem rugir. Os ossos da caixa vocal do guepardo formam uma estrutura fixa, com cordas vocais divididas que vibram tanto na inspiração quanto na expiração. Esta estrutura é na verdade a mesma para todos os Gatos Pequenos, por isso ele não pode ser considerado um dos Grandes Felinos.

Como pessoas que são surdas, mudas e cegas se comunicam?

Imagem de domínio público
Pessoas surdas, mudas e cegas, ou seja, que não podem falar nem escrever, podem se comunicar com a Língua de Sinais Tátil, ela não depende de recursos visuais, mas sim do toque, ou seja, a pessoa "diz" o que ela quer dizer tocando outra pessoa e fazendo certos movimentos com as mãos, que podem então ser traduzidos como palavras.

Mulheres foram queimadas vivas em Salem acusadas de serem bruxas?

Imagem de domínio público
Não. Embora seja verdade que mulheres foram julgadas como bruxas e sentenciadas a morte em Salem, que é uma cidade costeira do Condado de Essex, Massachusetts, nenhuma delas foi realmente queimada viva, elas morreram de outros jeitos igualmente macabros que incluíam enforcamento e esmagamento por pedras. Algumas das chamadas "bruxas" na verdade morreram na cadeia enquanto esperavam sua vez no tribunal.

Por que gatos enterram suas fezes?

Imagem de domínio público
Isso é um instinto natural deles, acontece que antes de serem domesticados os gatos costumavam enterrar suas fezes para não alertarem predadores de sua presença, e esses predadores incluíam outros felinos, felinos esses que não enterravam suas fezes para mostrar que aquele território era deles.

O que é lixo nuclear?

Imagem de domínio público
Na verdade cada país tem suas próprias definições do que é lixo nuclear, mas normalmente ele é qualquer coisa que contenha radiação, não importando o nível dela, isso inclui desde luvas e material de laboratório, até combustível nuclear gasto.

Fernão de Magalhães realmente deu a volta ao mundo?

Imagem de domínio público
Não, ele não deu. Embora Fernão de Magalhães tenha ficado conhecido como um grande explorador que deu a volta ao mundo isso não é tecnicamente verdade. Fernão realmente foi um dos idealizadores da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre realizada no século XVI, que foi financiada pelo rei da Espanha, mas o cara faleceu durante a viagem e nunca chegou a dar a volta ao mundo, mesmo assim, por ser a sua expedição, ele recebeu créditos e ficou famoso na história.

Cristóvão Colombo descobriu os Estados Unidos?

Imagem de domínio público
Também não, ele descobriu as Américas, mas não existem registros que ele realmente tenha visitado o que hoje é os Estados Unidos, ele ficou mais na região conhecida hoje em dia como Bahamas.

E por hoje é só, mas por favor não deixem de visitar nossa página oficial em RWF e ler mais matérias incríveis e interessantes como essa aqui. Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário