6 de setembro de 2022

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #10

O mundo é cheio de palavras, só na língua portuguesa são cerca de 600 mil delas, mas aposto que você nunca nem se perguntou de onde elas vieram, bom, essa série de matérias etimológicas vai te mostrar exatamente isso, e pode acreditar que algumas delas tem origens interessantes.

Foto de Vienna Reyes na Unsplash
Para jogar alguns esportes você precisa de um "estádio", essa palavra vem do grego "stadion", que na verdade era o nome de uma unidade de medida equivalente a aproximadamente 180 metros de comprimento.

Imagem de jalarcon por Pixabay
"Prostituta" vem da junção das palavras romanas "pro-", que significa "em frente", e "stare", que significa "ficavam". Isso é devido ao fato de que prostitutas se exibiam em público, ou seja, ficavam na frente dos outros.

Foto por Karolina Grabowska, Pexels
"Rodo" vem do latim "rutrum", que na verdade era uma espécie de enxada usada para trabalhar a terra em plantações.

DC Comics
A palavra "sonho" deriva do latim "somnium,ii", que era usada para descrever os sonhos mesmo.

Imagem de domínio público
Pirata deriva do grego "peirates", que tinha um significado de "assaltante, ladrão, etc", e de "peiran", que significa "atacar, hostilizar, etc". Ou seja, eles não eram pessoas legais.

Foto de Chris Ensminger na Unsplash
Já "predador" vem do latim "praedator", essa palavra designava uma pessoa que roubava ou saqueava algo, e ela vinha de "praeda", que significava algo como "material roubado, butin, etc".

Foto de Thays Orrico na Unsplash
"Padre" vem do latim "pater", que tinha o significado de "pai". Curiosamente "Papa" também significa "pai".

Foto de Leandro Mazzuquini na Unsplash
"Sirene" vem do ser mitológico grego "seiren", que com o passar dos séculos evoluíram pra os seres chamados no Brasil de sereias. Segundo as lendas as seirens faziam um som que hipnotizavam ou enlouqueciam os marinheiros, daí a sua comparação com as sirenes modernas.

Foto de Leandro Mazzuquini na Unsplash
O "museu" tem sua origem no "mouseion" grego, que era um termo usado antes do século V a.C. para designar um local destinado às musas, que na mitologia grega eram as nove filhas de Zeus com Mnemosine, a divindade da memória.
Cada filha representava um tipo de arte, como dança, comédia, drama, poesia, música, canções, etc. O "mouseion" então era um lugar para expor tudo isso.

Foto de Daniel Herron na Unsplash
A querida "lasanha" vem do latim para "vaso, recipiente". Em grego ela se chamava "lasanon", palavra que significava "pote".
Mas por que a lasanha era associada a vasos e potes? É porque o prato era originalmente feito em um pote de cozinhar, onde eles colocavam as camadas do alimento.

Foto de Atari Betamax na Unsplash
"Pílula" vem do latim "pilula" que significava algo como "bolinha" ou "bola pequena", já que a palavra era o diminutivo de "pila" que significava "bola".

Foto de 卡晨 na Unsplash
"Paz" vem do latim "pax", usada para descrever algum tipo de acordo ou entendimento entre duas ou mais pessoas ou grupos. Possivelmente essa palavra também deu origem a "pacto".

Foto de Gaetano Cessati na Unsplash
O termo "jacaré" se origina do termo tupi "îakaré", ou "jaeça-karé", que basicamente significa "aquele que olha de lado".
Já o termo "aligátor" se origina do termo inglês "alligator", que provavelmente é uma forma anglicanizada do espanhol "el lagarto".

Foto de Rumman Amin na Unsplash
A palavra "muçulmano" deriva do árabe "aslama", que significa "submetido a Deus".

Foto de Serge Kutuzov na Unsplash
"Rico" vem do gótico "reiks", que significa "poderoso, com muito poder, etc".

Foto de freestocks na Unsplash
"Streaming" vem do inglês "stream", que significa "córrego, riacho", ou seja, locais com um certo fluxo d'água. Ela foi adaptada no mundo tecnológico para significar algo como "fluxo de dados".

Foto de Nick Fewings na Unsplash
"Alto" vem do latim "altus", que significa "elevado". Essa mesma palavra deu origem a "altar" e "altura".

Foto de rc.xyz NFT gallery na Unsplash
"Criptografia" vem do grego "kryptós", "escondido", e "graphé", "escrita". Ou seja, é o nome dado a qualquer tipo de escrita que exija algum tipo de decifração.

Foto de Compare Fibre na Unsplash
A palavra "roteador" tem origem no inglês "route", que significa "rota", ou seja, um caminho a ser seguido.

Foto de Jocelyn Morales na Unsplash
"Baunilha" vem do espanhol "vainilla", que significa "bainha", isso porque a planta abriga seus grãos igual uma bainha abriga uma lâmina.

Se você gostou dessa matéria e quer ver mais coisas curiosas, clique aqui e curta nossa página no facebook agora mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário