27 de abril de 2021

Perguntas fáceis, respostas difíceis #15

Chegou a hora de nós respondermos ainda mais perguntas que você sempre teve, de uma maneira fácil e direta. Então vamos lá!

Quem abre a porta pro motorista de ônibus?

Imagem de domínio público
Se o motorista é que abre a porta pro passageiro, como ele abre a porta pra ele mesmo? O motorista na verdade utiliza um "botão secreto", chamado de chave de emergência, que pode variar de localização dependendo do veículo, mas ela normalmente fica no capô dianteiro do ônibus, basta usá-la que ela abre e fecha as portas do ônibus.

Quantas horas de sono uma pessoa deve ter por dia?

Foto de Lucas Andrade na Unsplash
Na verdade isso vai depender da sua idade, normalmente a regra é: bebês precisam de 15 horas de sono por dia, adolescentes de 8 a 10, adultos de 7 a 9, e idosos de 7 a 8. Mas existem outros fatores que podem contribuir com isso, por isso elas não se aplicam a todos.

Você pode disparar uma arma no espaço?

Foto de Tom Def na Unsplash
Sim, você pode. A munição moderna contém seu próprio oxidante, um produto químico que irá desencadear a explosão da pólvora e, consequentemente, o disparo da bala. Em outras palavras, para disparar uma arma moderna não é necessário oxigênio atmosférico.

Por que a cola não gruda no tubo da cola?

Imagem de domínio público
É porque a cola só vira algo grudento quando ela entra em contato com o ar, que evapora a água de sua composição. Isso só acontece quando ela sai do tubo.

Como nasce uma estrela?

Foto de Alexander Andrews na Unsplash
De maneira bem resumida uma estrela nasce quando átomos de elementos leves são comprimidos sob pressão suficiente para que seus núcleos se fundam, e isso pode levar mais de 1 milhão de anos para acontecer, ou seja, você nunca vai ver o processo inteiro.

Como nasce um buraco negro?

Imagem de domínio público
Ironicamente, um buraco negro nasce com a morte de uma estrela, mais precisamente quando o núcleo da estrela começa a entrar em colapso sobre si mesmo.

Animais entendem o que nós falamos?

Foto de Ash na Unsplash
Animais não entendem as nossas palavras, o que eles entendem é sua entonação de voz e linguagem corporal, por isso eles sabem quando estamos felizes, tristes e com raiva.

Qual fuso horário pilotos utilizam?

Foto de Caleb Woods na Unsplash
Seria estranho se um piloto tivesse de mudar as horas sempre que cruzasse uma zona horária diferente não é mesmo? Por isso, para a maioria das operações de voo, eles utilizam a zona horária UTC (sigla em inglês para Tempo Universal Coordenado), que é basicamente o fuso horário a partir de qual se calculam todos os outros.

O que exatamente é um "banco 30 horas"?

Imagem de domínio público
É só uma jogada de marketing mesmo, o Unibanco, em 1991, somou as 6 horas de funcionamento das agências (das 10h às 16h) com as 24 horas em que o banco fica disponível por meio de caixas eletrônicos e telefones.

Por que temos que ficar sérios em fotos para documentos?

Facebook/lipeoborges
Na verdade não temos, não existe lei dizendo que devemos fazer isso, o único motivo pra isso é bom senso mesmo.

Por que ele se chama Zeca Pagodinho se não toca pagode?

Instagram/@zecapagodinho
Zeca Pagodinho sempre tocou samba, seu apelido confuso vem de sua participação na Ala do Pagodinho no bloco de carnaval Boêmios do Irajá. Pagode, naquela época, era o nome dado a qualquer ocasião em que o samba era tocado.

Por que os aviões não são feitos do mesmo material das caixas-pretas?

Imagem de domínio público
Simplesmente porque eles seriam tão pesados que nem iriam conseguir voar. Cada avião seria cerca de 5-6 vezes mais pesado se fossem feitos com as resinas e ligas de aço e titânio que revestem a parte eletrônica da caixa-preta.

Porque o pato Donald usa toalha pra sair do banho?

Disney
Acredite ou não, tantas pessoas já fizeram essa pergunta que a própria Disney teve de se pronunciar, a resposta oficial é: "Donald coloca uma toalha ao sair do chuveiro para se secar e não deixar a água escorrer por todo o chão".

A feijoada é realmente brasileira?

Imagem de domínio público
De maneira direta, não. A feijoada é tecnicamente romana, foram eles que começaram a fazer pratos com feijão e carnes, algo que não era comum. A prática se espalhou pela Europa, e depois na África, e depois os africanos escravizados trouxeram o prato para o Brasil, onde passaram a usar ingredientes sul-americanos, como o feijão preto, para preparar o prato milenar.

Por que o golpe se chama "Boa Noite Cinderela" e não "Bela Adormecida"?

Foto de Aleisha Kalina na Unsplash
O golpe, que consiste basicamente em oferecer bebidas com drogas para apagar alguém antes de roubá-lo ou estuprá-lo, não foi batizado em homenagem ao conto de fadas, mas sim a um quadro de TV chamado "Boa Noite, Cinderela...", que era parte do programa do Silvio Santos. Agora por qual razão a polícia deu a ele esse apelido ninguém sabe.

Se você gostou então venha ver mais matérias como essa, basta clicar aqui, curtir e ativar as nossas notificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário