13 de março de 2021

Dicas para Blogger 29 - Cliques, Impressões e CTR

Olá blogueiro, seja bem vindo a mais uma parte de nossa série onde nós ajudamos vocês a entenderem melhor os seus sites. Elas não são nossas matérias mais populares mas, conforme os comentários que recebemos, ajudam muito quem precisa.
Se tem uma coisa que confunde todo blogueiro iniciante é a quantidade de data que seu site recebe, de cliques, visualizações, porcentagens, CTR, PM, e muito mais. Mas hoje nós vamos te explicar, como sempre, de maneira direta e fácil de entender, o que diabos são Cliques, Impressões e CTR.

Afinal, o que são Cliques, Impressões e CTR


Vamos começar com o principal, que são as impressões:


Impressões são quantas vezes o seu site aparece em mecanismos de busca, quando você procura algo e ele aprece no Google, Yahoo, Bing, isso são impressões. Mas impressões são apenas isso, quantas vezes você aparece nos mecanismos de pesquisa, ou seja, mesmo se você tiver 1 milhão de impressões por ano isso não quer dizer que seu site é popular. O que nos leva ao segundo item de nossa lista.

Cliques


Cliques são quantas pessoas realmente clicaram em um dos links do seu site que eles visualizaram nos mecanismos de busca, normalmente eles são muito, mas muito menores do que o número de impressões que você recebe.
E por último nós temos:

CTR

CTR significa "Click-through rate", um termo que significa algo como "Taxa de Cliques", mas cujas siglas são sempre usadas em inglês. Basicamente ele é a porcentagem de quantos usuários clicam em um link específico em relação ao número total de usuários que visualizam essa página. Ele é mais usado em propagandas pagas do que em blogs, mas você também pode visualizar o CTR do seu site se quiser.
Mas aí você vai ver o CTR do seu site e vê que ele é muito baixo, menos de 10%, mas não se preocupe amigo, isso é comum, o CTR médio é de 2% para anúncios pagos, e ele pode ser ainda menor para blogs iniciantes. O nosso CTR é 4,1%, o que é um pouco acima da média.

Posição média

Já posição média é em qual lugar do Google você fica quando a pessoa pesquisa o seu site ou determinado termo, nesse caso o melhor é ficar o mais próximo de 1 o possível, o que quer dizer que você é o primeiro site que aparece quando pesquisam por você. Mas isso vai ser quase impossível devido ao número gigante de sites que existem por aí e porque o Google contabiliza o seu site todo como "uma página só". Em média você deve ficar entre os 10 e 20.
Mas depois de saber tudo isso nós temos um outro problema:

O Google é burro!

O Google não sabe muito bem o que faz, então, infelizmente, ficar no topo da plataforma hoje em dia é tanto questão de sorte quanto habilidade. Por exemplo, se uma pessoa pesquisa no Google "armas samurais" ela vem parar no nosso site, se ela pesquisa "armas gladiadores" também, mas se ela pesquisa "armas ninjas" o nosso site nem deve aparecer pra ela, embora nossa matéria sobre armamentos shinobis seja tão popular quanto as outras duas.
Em outras palavras, mesmo se você fizer tudo certo com SEO e escrever ótimas matérias, você ainda não vai aparecer no Google em 90% (em média) dos casos de pesquisas.

E é isso amigos, esperamos ter ajudado mais alguns de você por aí, ser blogueiro não é fácil, ganhar a vida com isso menos ainda, mas se você quiser saber mais dicas para ajudar o seu site, lembre-se de curtir nossa página oficial e sempre visitar o blog! obrigado e tenha um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário