19 de setembro de 2020

Dicas para Blogger 25 - O Facebook só quer te ferrar

Vamos ser sinceros, você pode odiar o facebook, mas a maioria dos blogs e sites tem uma página nessa rede social, mas nem tudo é o que aparenta. Confira mais uma parte incrível de nossa série de dicas para blogueiros iniciantes e profissionais. E se você quiser ver mais dicas (nós temos várias) clique aqui agora mesmo.

O Facebook não funciona como prometido

De uma maneira simples esse é o grande problema da rede social quanto se trata de blogueiros, mas o que isso quer dizer? Vamos explicar de uma maneira fácil. Você fez a página do seu blog e conseguiu 200 seguidores, ótimo não é mesmo? Mas aí você começa a notar que quando compartilha um post via facebook você nota que seu alcance não está nem perto de 200, mas tudo bem, certo? Afinal nem todo mundo que segue a sua página vai ver suas matérias todos os dias, mas aí você compartilha outro link e percebe que menos de 10 pessoas realmente viram a matéria, então o que diabos está acontecendo?

Alcance orgânico

Infelizmente isso tudo é normal, e se trata do fato de que o facebook está propositalmente diminuindo seu alcance orgânico. Mas o que é o alcance orgânico de uma página? É quantas pessoas você pode alcançar via facebook de maneira gratuita, sem pagar por isso. Se você tem 200 seguidores, deveria ter um alcance orgânico de pelo menos 100 pessoas mais ou menos certo? Mas ás vezes seu alcance é de apenas 7 pessoas, ou ainda menos do que isso.
Mas por que o facebook está ferrando com seus próprios usuários desse jeito? Afinal, se mais pessoas verem suas matérias não significa que o facebook também ganharia com isso? A resposta pra isso depende de quem você pergunta, segundo o facebook a restrição imposta no seu alcance orgânico é para ajudar as pessoas a não ficarem sobrecarregadas com muitas matérias e fake news em suas páginas principais, mas isso é verdade?

Alcance pago

O verdadeiro motivo para o facebook restringir seu alcance pode ser muito mais simples do que isso, eles querem que você pague por ele. O facebook tem o chamado "impulsionamento de matérias" que é um nome chique para "nós pague e nós mostramos sua matéria para mais pessoas, talvez até mesmo aquelas que curtiram sua página".
Em outras palavras está cada vez mais difícil conseguir novos fãs via facebook, e isso não deve mudar tão cedo, mas você deve saber que isso, por pior que seja, é normal, e vai ser assim por um bom tempo.

Se você quiser venha curtir nosso facebook, lá temos nossas melhores matérias que você pode acessar de maneira direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário