segunda-feira, 28 de setembro de 2020

A origem do nome das raças de gatos

Você se lembra de ter visto a origem do nome das raças de cães aqui no nosso site? Embora as raças de cachorros sejam mais facilmente reconhecidas do que a dos gatos, os felinos também tem pedigree. Veja agora de onde surgirem nomes como Siamês, Persa, Maine Coon e outros.
E depois venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos para ler mais matérias interessantes.

Começando com uma das raças mais famosas do mundo, o Siamês, acredita-se que seu nome venha de seu país de origem, Tailândia. Mas o que Tailândia tem a ver com siamês? É que antigamente o país era chamado de Sião, ou Siam no original. 
Dizem ainda que apenas a família real podia ter esses gatos, que eram considerados nobres por muitos dos moradores locais.

Similarmente os Persas também foram nomeados devido ao seu país de origem, a Pérsia. 
Curiosamente no Oriente Médio ele é chamado de Gato Iraniano, e no Irã eles são chamados de Gato de Shiraz, em referencia a cidade iraniana de Shiraz. Isso porque a Pérsia tecnicamente não existe mais, em seu lugar temos o atual Irã.

O Angorá é uma das raças mais antigas do mundo, seu nome vem de Ancara na Turquia, de onde acredita-se que esses felinos vieram. Até hoje muitos lugares chamam eles de Ankaras ao invés de Angorás.
Nós brasileiros chamamos eles de Angorá porque esse era o nome da capital da Turquia antes deles mudarem para Ancara, mas quando eles mudaram o gato já era popular demais para ter seu nome trocado.


O gato de pelo curto chamado Devon Rex tem dois nomes, Devon vem de seu lugar de origem, Devonshire, na Inglaterra, já Rex é um nome comum dado a gatos de pelos encaracolados, e embora o Devon Rex tenha pelo curto, ele é descendente de gatos de pelos encaracolados, por isso o nome ficou.

O Perterbald também tem dois nomes, Peter vem de São Petersburgo, uma cidade russa em que o gato ficou famoso entre amantes de felinos. Já "bald" pode ser traduzido como "careca", um nome usado devido ao fato de que o gato normalmente não tem pelos, ou tem pelos muito ralos. Seu nome então seria algo como "Careca de São Petersburgo".

O Gato-de-Bengala ficou famoso por ter uma aparência selvagem, e seu nome é uma referencia ao nome cientifico do Leopardo-Asiático, Prionailurus bengalensis. Na verdade a raça foi criada cruzando gatos domésticos com Leopardos-Asiáticos.

Embora o Sphynx tenha um nome egípcio, de egípcio mesmo ele não tem nada, essa raça é canadense. Seu nome vem do fato de que seus criadores acharam esses felinos parecidos com a Esfinge egípcia, que é chamada de Sphinx em inglês.

O Manx é uma raça sem rabo, o que faz dele bem único. Seu nome vem de seu lugar de origem, a Ilha de Man, cuja língua oficial é a manx e o povo local se chama de manx. 
Curiosamente no seu país de origem eles não se chamam assim, por lá eles são conhecidos como Stubbin, que pode significar algo como "toco", provavelmente em referencia a sua falta de cauda.

O famoso Maine Coon é nativo do estado americano de Maine, mas de onde veio o Coon? Ninguém tem muita certeza, mas o mais provável é que venha de "racoon", que significa guaxinim em inglês, devido ao fato do gato ter um pelo da mesma cor do pelo do guaxinim. 
Alguns até chegavam a dizer que o gato era uma cruza de gatos domésticos com guaxinins, algo que é simplesmente impossível de se acontecer.

A raça Nebelung tem uma história interessante, seu nome veio em parte do nome de seus progenitores. Siegfried e Brunhilde são os gatos que deram origem a raça inteira, e ambos foram nomeados em homenagem aos personagens do poema épico de Nibelungenlied, então quando chegou a hora de nomear a raça seus donos usaram o nome do poema como inspiração.

Os Snowshoes receberam esse nome devido a suas patinhas brancas, "snowshoes" significa "sapatos de neve", e parece que o gato está usando sapatinhos. 
A raça nasceu na Filadélfia, quando uma gata siamêsa deu à luz a três gatinhos que nasceram com patinhas brancas, algo incomum pra raça.

O Ragdoll é americano, seu nome significa algo como "boneco de pano", e eles são chamados assim devido ao fato desses gatos ficarem de corpo mole quando estão sendo pegos por um humano.

O nome Munchkin é na verdade uma homenagem ao Mágico de Oz, como o gato é pequenino seu nome foi dado em referência aos Munchkins, personagens de baixa estatura do livro O Mágico de Oz criados por L. Frank Baum em 1900.

O Sagrado da Birmânia tem um nome único, mas por que ele é sagrado? Vamos começar com seu sobrenome, Birmânia é o jeito francês de se dizer Burma, um lugar que hoje se chama Myanmar  e é provavelmente o local de nascimento dessa raça. Já o Sagrado vem do fato de que esses gatos eram usados por padres nos templos do país.

Os Chartreux receberam seu nome de um mito, era dito que esses gatos viviam com os monges da Ordem dos Cartuxos no monastério de Chartreuse, mas até hoje ninguém conseguiu achar evidências disso, mesmo assim seu nome ficou popular e é usado até hoje.


British Shorthair pode ser traduzido como Britânico de Pelo Curto, um nome dado a esse gato por ele ser britânico, e claro, ter um pelo curto.


O Scottish Fold recebeu esse nome por ser escocês ("scottish" em inglês) e ter suas famosas orelinhas dobradas. Fold em inglês significa "dobra" ou "dobrado", igual as orelhas do felino.


Similarmente nós temos o Foldex, um gato canadense que também foi nomeado devido as suas orelhas serem dobradas, ele é na verdade descendente do Scottish Fold.


Os gatos Siberianos tem esse nome por serem russos, ninguém sabe se eles realmente vieram da Sibéria, apenas que eles estão presentes na Rússia há séculos e tem um pelo grosso que ajuda eles a sobreviverem no frio.


O Abyssinian também tem seu nome devido ao seu país de origem, nesse caso a Etiópia, que antigamente se chamava Abissínia. 
Acredita-se que soldados britânicos voltavam da África com filhotes desses gatos, o que ajudou a popularizar eles na Grã Bretanha.


O Aegean é um gato grego, originário das Cíclades, um grupo de Ilhas no Norte do mar Egeu, seu nome vem do mar e não das Ilhas, Egeu em inglês é Aegean. No Brasil seu nome é tanto Aegean quanto Gato Egeu.


Conheça os Gatos de Santa Helena, eles ganharam esse nome devido ao fato de que o registro histórico mais antigo dessa raça refere-se a uma história de Santa Helena de Constantinopla, que teria enviado dois barcos cheios desses gatos para um mosteiro na ilha do Egito ou da Palestina no século IV d.C para lidar com uma infestação de cobras.
O gato também é comumente chamado de Cyprus, devido a ele ter sido criado na Ilha de Cyprus, conhecida no Brasil como Chipre.


Esse é o Bambino, seu nome vem do fato dele parecer um filhote mesmo quando já é adulto, "bambino" significa bebê em italiano.


O Bombay tem um nome indiano, mas de indiano ele não tem nada. A raça foi criada com apenas um objetivo em mente, parecer uma pantera negra em miniatura, e as panteras negras é que são indianas, por isso os gatos foram nomeados em homenagem a cidade indiana de Mumbai, que antigamente era chamada de Bombaim.


Esse gato é o Chantilly-Tiffany, um nome bem maluco para uma raça. Acredita-se que seu criador escolheu o nome Tiffany porque ele é um nome associado a coisas chiques e pessoas ricas, já Chantilly vem do fato deles serem descendentes diretos dessa raça, que está quase extinta hoje em dia.


O Khao Manee é tailandês, seu nome pode ser traduzido como "joia branca" devido ao seu pelo ser inteiramente branco. Mas seu outro nome é Diamond Eyes, que significa "Olhos de Diamante", provavelmente devido aos seus olhos terem um formato de "corte de diamante" e serem azuis brilhantes ou dourados, muitas vezes ele nasce com um de cada cor.

Gostou da matéria? Então venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos para mais matérias interessantes como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário