quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A origem do nome das raças de cães

Poodles, Pit Bulls, Pastor Alemão, Corgis... seja qual for a raça ela tem um nome muito bem definido que todos já devem ter ouvido antes, mas porque elas se chamam assim? Você vai descobrir isso agora, e depois venha curtir o nosso facebook em RWF.

O Pit Bull ganhou esse nome porque ele é descendente de uma raça que era usada para lutar contra ratos em uma competição onde as pessoas apostavam em qual cão matava mais ratos em menos tempo. Os ratos eram colocados em um local chamado de "Pit", que significa "cova" ou "fosso". Já o Bull vem do fato deles serem parentes do famoso Bulldog.

O nome Bulldog vem do fato de que esses cães eram usados no esporte conhecido como "Bull Baiting", onde cães eram forçados a lutar contra touros, que são chamados de Bulls em inglês.

O pequenino Chihuahua ganhou seu nome devido ao fato deles terem sido avistados em Chihuahua, um dos estados do México. 
Na verdade o cão tinha vários nomes, incluindo Arizona Dog, Texas Dog e México Dog, mas foi o nome Chihuahua Dog que ficou famoso no mundo inteiro. Depois de um tempo o Dog foi retirado do nome.

O Basset provavelmente ganhou seu nome devido ao seu pequeno porte. Basset deriva do francês "bas", que significa "baixo", já que as perninhas do cão fazem dele uma raça mais baixa do que a maioria.

O Dobermann foi batizado em homenagem ao seu criador, Friedrich Louis Dobermann, que criou a raça em 1890. 
Dobermann era um cobrador de impostos, um emprego muito perigoso na época já que as pessoas não se importavam muito de matar coletores para não pagar impostos, principalmente porque ele começou a trabalhar depois da Guerra Franco-Prussiana, e muitos simplesmente não tinham dinheiro para pagar nada. 
Além de coletor, porém, o cara também administrava o Canil Apolda. Com acesso a cães de várias raças, Dobermann queria criar uma que seria ideal para protegê-lo durante suas coletas, que o levavam a muitas áreas perigosas e infestadas de bandidos. Ele decidiu criar um novo tipo de cachorro que, na sua opinião, seria a combinação perfeita de força, lealdade, inteligência e ferocidade. Quando Dobermann veio a falecer em 1894 aos 60 anos de idade, os alemães passaram a chamar a raça de Dobermann em sua homenagem.


Os Rottweilers são chamados assim por causa da cidade de Rottweil, na Alemanha. No passado açougueiros alemães usavam a raça como cães de guarda, por isso eles ganharam o nome de Rottweiler Metzgerhunds, ou em português, Cães Açougueiros de Rottweil. Com o passar dos anos o sobrenome da raça foi esquecido ficando apenas Rottweilers.


O Dálmata também ganhou seu nome de um lugar, Dalmatia, na Croácia. Esses cães eram muito usados como cães de guarda nesse lugar, por isso ficaram conhecidos por esse nome, mas se eles realmente foram criados ali ninguém sabe.


O Weimaraner é uma raça caçadora da Alemanha criada no século XIX, seu nome vem do Grão-Duque de Saxe-Weimar-Eisenach, Karl August, cuja corte, localizada na cidade de Weimar, gostava de caçar.


O Chow Chow tem na verdade um nome bem racista, acredita-se que originalmente essa raça chinesa se chamava algo como Cão Leão Fofo, mas americanos não conseguiam falar o nome em chinês, por isso apelidaram ele de Chow Chow, um nome dado a tudo que saia da China, de roupas falsificadas e bijuteria até imigrantes, tudo era "chow chow".


O Schnauzer Alemão ficou conhecido por seu focinho distintamente longo, bigodudo e quadrado, e foi daí que eles receberam seu nome. A palavra alemã para "focinho" é "schnauze", que também pode ser usada para se dizer "bigodes". 


O termo "beagle" entrou no idioma inglês pela primeira vez no final dos anos 1400. De acordo com etimologistas (e também o American Kennel Club), o termo veio da antiga palavra francesa "beeguele", ou "begueule", que significa “garganta aberta”, provavelmente por causa da tendência do Beagle de uivar durante uma caçada.


Shih tzu vem do nome chinês para esses cães, que se traduz como "leãozinho". 
Esses cachorrinhos de pelo comprido não se pareciam com leões de verdade, mas sim com os leões que eram retratados na pintura e escultura chinesa antiga.


O Husky Siberiano tem dois nomes, então vamos começar com o sobrenome, Siberiano vem do fato de que esses cães são nativos da Sibéria, criados pelo povo nativo Chuckchi, que criaram eles para serem ótimos puxadores de treno. 
Já Husky é mais complicado, acredita-se que ele venha de "esky", uma palavra usada para se referir aos antigos esquimós e seus cães.


O Poodle vem de "puddle", palavra que significa algo como "poça d'água", isso porque eles eram usados para caçar animais marinhos como patos por exemplo.


Dachshund, são na verdade duas palavras, "hund" significa "cachorro" na Alemanha, e "dachs" significa "texugo". Esses cães provavelmente receberam esse nome porque eram usados ​​para caçar texugos em suas tocas.


E falando em tocas os Terriers recebem o nome de uma palavra em francês antigo que significa "terra" ou "sujeira", porque quando estão caçando, perseguem suas presas dentro das tocas. No francês moderno, "le terrier" na verdade significa "toca".


Corgi significa literalmente "cão anão" no País de Gales, um nome fácil de se associar a ele porque... bom... olha pra ele!

Os Boxers eram usados como cães de luta, e depois como cães de guarda, seu nome provavelmente vem da palavra que designa um lutador de Boxe, já que o cão costuma ficar em pé como um lutador faria.


Spaniels tem uma origem fácil, eles são espanhóis, mas o Cocker Spaniel é diferente, afinal de onde veio o Cocker? Acredita-se que ele vem de Woodcock, o nome de um pássaro que era caçado por esse cão antigamente. No Brasil o Woodcock é chamado de Galinhola.


A origem do nome Mastiff é incerta, muitos etimologistas afirmam que ela evoluiu da palavra anglo-saxônica "masty", que significa "poderoso", e o cão teria sido chamado assim por ser grande, forte e voraz.


O Bloodhound tem dois nomes, Blood significa "sangue", e Hound significa "cão de caça". Existem duas teorias sobre de onde veio esse nome, a primeira diz que como o cão era usado para caça, ele rastreava animais sentindo o cheiro do sangue do machucado de suas presas. A segunda diz que o cão era usado pela realeza, por isso ele teria "sangue nobre" e daí veio seu nome.


O Jack Russell praticamente tem nome de gente, e não é pra menos, acredita-se que o nome da raça é uma homenagem ao seu criador, o reverendo John "Jack" Russell, que aparentemente era um amante da raça fox terrier que decidiu que queria criar um terrier especial com pernas mais curtas para que pudesse caçar raposas na região montanhosa onde morava, assim nasceu o Jack Russell Terrier.


O Great Dane tem um nome confuso, em inglês ele se chama Grande Dinamarquês, mas aqui ele se chama Dogue Alemão. É mais provável que esses gigantes gentis realmente sejam da Alemanha, onde tiveram muitos nomes diferentes ao longo de sua história como "Mastiff Alemão" e "German Boarhound".
O Great Dane Rescue sugere que o nome "Great Dane" surgiu quando um famoso naturalista francês observou os cães na Dinamarca e acreditou que eles eram uma versão dinamarquesa do galgo, algo que hoje sabemos que está errado.


O cão com nome de santo, o São Bernardo, era usado por monges no Hospício de São Bernardo, principalmente para resgatar pessoas que se perdiam nas montanhas e na passagem conhecida como Grande São Bernardo. 
Mas apenas em 1880 seu nome foi oficializado, antes disso ele foi apelidado de Barry Dog, em homenagem a um cão chamado Barry que salvou 40 pessoas durante sua vida. Barry era de uma raça antepassada dos atuais São Bernardos.


Acredita-se que o Pug recebeu seu nome de um apelido carinhoso, antigamente a palavra "puggy" era usada como um termo carinhoso que significava algo como "bonitinho" ou "fofinho", muito usado para se referir a crianças e bebês. Mas honestamente ninguém tem certeza absoluta de onde o nome veio.


O Pastor Alemão tem uma origem simples, a raça é alemã e ela era usada por pastores para ajudar a cuidar do gado, ovelhas e outros animais criados em fazendas. A raça também protegia o gado de predadores como coiotes e lobos.
Como muitos não usam mais a raça para pastoreio de gado, ela já foi chamada no Reino Unido de Alsatian, mas o nome nunca ficou popular e eles voltaram a serem chamados de Pastores Alemães.


E por último os Labradores vieram provavelmente de Terra Nova e Labrador, uma das províncias do Canadá. Curiosamente eles vieram é de Terra Nova e não de Labrador, mas o nome ficou popular e é usado até hoje. 
Originalmente ele era chamado de Cão D'água do Santo John, porque eles eram ótimos nadadores, mas as duas raças se separaram com o passar das décadas.

E não deixe de vir curtir o nosso facebook para ler sempre matérias interessantes como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário