11 de julho de 2019

Perguntas fáceis, respostas difíceis #12

Chegamos na décima segunda parte dessa série de matérias superinteressantes onde respondemos algumas das maiores questões do mundo de maneira fácil de entender.
Se você se interessar pela matéria e quiser ler as suas outras partes, clique aqui e se divirta.

Qual foi o primeiro super-herói do mundo?

King Features Syndicate
Que Super-Homem que nada, acredita-se que o primeiro super-herói criado foi Mandrake, o Mágico, que veio 2 anos antes do Fantasma e 4 anos antes do Super-Homem.
Mandrake estreou em 1934, criado por Lee Falk, que também viria a criar o Fantasma. Mandrake era um mágico ilusionista com poderes de hipnose, sendo então o primeiro herói da história que era realmente super.

Por que um corte de papel pode doer tanto?

Foto de Diana Polekhina na Unsplash
Aqueles cortes que você faz nos dedos por acidente apenas usando uma folha de papel pode doer até demais, mas por quê? 
É porque em um nível microscópico uma faca faz um corte reto, mas o papel age como uma lâmina de serra e causa mais danos às células e terminações nervosas.
O papel também deixa para trás pequenas fibras e resíduos químicos, irritando ainda mais a ferida. E como ela não sangra o seu cérebro não tenta aliviar a dor quimicamente.

Comida orgânica é mais saudável?

Foto de Anna Pelzer na Unsplash
Não, nem pra você e nem pro meio ambiente. Embora essas comidas sejam mais caras, testes em laboratórios já provaram que elas não contêm mais nutrientes e nem vitaminas. Pra piorar esse tipo de comida utiliza mais espaço do que o normal para plantar menos do que o normal, o que no futuro pode se tornar um grande problema pra essas empresas.

Comida congelada faz mal?

Imagem de domínio público
Também não, embora pessoas achem que comida fresca é melhor, já foi provado por várias pesquisas que não tem diferença entre comida congelada e fresca. Ambas contêm as mesmas vitaminas e minerais.

Walt Disney era um nazista?

Imagem de domínio público
Muitos dizem que o criador da Disney era um anti-semita, mas será verdade? Sim e não. Existem relatos de que Walt Disney realmente fazia comentários anti-semitas, mas o problema é que esse tipo de comentário era comum na época, era até mesmo aceitável. E como Disney trabalhava lado-a-lado com judeus e doava para caridades judaicas, muitos defendem que ele não era anti-semita de verdade.
Acredita-se que esse mito venha de alguns fatos diferentes. Primeiro, Walt Disney convidou Leni Riefenstahl para visitar os seus estúdios, a mulher sim era uma nazista fervorosa, mas aparentemente Disney não sabia disso. Outro fato é que Disney foi um dos fundadores da The Motion Picture Alliance, essa aliança sim tinha membros anti-semitas de verdade.
A própria sobrinha de Disney já chamou ele de racista e anti-semita, mas não mostrou muitas evidências.

Quantos inocentes estão atrás das grades?

Foto de Karsten Winegeart na Unsplash
Muitos, muitos mesmo. Acredita-se que até 2 milhões de pessoas foram presas injustamente, 4% dos condenados a morte nos E.U.A são inocentes (segundo o "Rate of false conviction of criminal defendants who are sentenced to death" do pnas.org).
Existem vários motivos para um inocente ir pra cadeia, isso inclui identidade trocada, incriminação por outros criminosos, incriminação pela polícia e prisioneiros políticos.

O presidente pode lançar um ataque nuclear de sua mesa?

Imagem de domínio público
Não, não pode. Embora Donald Trump tenha ameaçado apertar um botão em sua mesa para lançar um ataque nuclear, esse botão não existe.
Pra lançar um ataque nuclear o presidente precisa de uma maleta especial (que sempre é carregada perto dele) e dos planos de ataque. Ele nem sequer tem autorização pra lançar um ataque sozinho.

Por que baratas podem viver sem a cabeça?

Imagem de domínio público
Baratas realmente podem viver sem a cabeça, mas apenas por alguns dias, depois disso elas morrem de sede.
O motivo para elas não morrerem é que baratas têm um sistema circulatório aberto que não requer um cérebro para funcionar. Sem contar que elas não respiram pelo nariz ou boca, mas sim por pequenos buracos em seu corpo.

Quanto pesava uma armadura medieval?

Foto de 2H Media na Unsplash
Essas armaduras não eram leves, o guerreiro tinha de lutar contra um peso de até 25 Kg. Porém, vale saber que hoje em dia um equipamento militar usado por soldados comuns pesa em média 50 Kg, então em comparação a armadura não parece tão pesada.

Qual o jogo mais vendido do mundo?

 Mojang Studios
O popular Minecraft superou o famoso Tetris e se tornou o jogo mais vendido de todos os tempos, com pelo menos 300,000,000 cópias vendidas desde a sua estreia oficial em 2011.

Qual o filme mais assistido do mundo?

Paramount Pictures and Twentieth Century Fox
É o Titanic, estrelando Leonardo DiCaprio. Quando lançado em DVD em 1999 tornou-se o DVD mais vendido e o primeiro a vender 1 milhão de cópias. Em setembro de 2017 ele ainda detinha as posições três e dois no Top 100 vendas domésticas (E.U.A) e Top 100 vendas internacionais de entradas de cinema.
O filme acabou ficando em cartaz nos cinemas por quase um ano, algo muito incomum até hoje em dia. Isso sem contar as milhares de vezes que países reprisaram o filme na televisão.

Como as pessoas faziam antes das geladeiras existirem?

Imagem de domínio público
Acredite ou não eles simplesmente usavam gelo em caixas. As pessoas compravam blocos gigantes de gelo e usavam eles para esfriar seus alimentos e evitar que eles estragassem, uma solução bem simples, mas não era fácil coletar o gelo e nem comprar ele. Acidentes aconteciam o tempo inteiro e o gelo podia vir sujo e causar doenças.

O que as pessoas usavam antes do papel higiênico?

Foto de Jas Min na Unsplash
Tudo o que elas podiam, depende da cultura delas. Na lista de antecedentes do papel higiênico temos folhas de árvores, pedras lisas, esponjas enfiadas em palitos, qualquer tipo de papel, água, espigas de milho e até pedaços de madeira.
O fato deles usarem essas coisas doidas pra se limpar é o motivo para os primeiros papeis higiênicos virem com a propaganda "livre de farpas" na embalagem.

Quando nosso Sol vai morrer?

Imagem de domínio público
Todas as estrelas morrem, e o nosso Sol nada mais é do que uma estrela gigante, mas não se preocupe, ainda vai demorar pra ele explodir.
Segundo as mais recentes previsões nosso Sol só vai passar da data de validade daqui a 10 bilhões de anos. Mas antes disso, aos 5 bilhões de anos, ele vai se transformar em uma estrela gigante vermelha, matando o planeta Terra no processo.

Quem foi o maior serial killer do mundo?

Wakefield Prison
Como nós já dissemos nessa matéria aqui, você pode esquecer Jack, o Estripador, Dahmer e Gacy, o maior serial killer que já existiu foi o Dr. Harold Shipman, um médico britânico que no ano 2000 foi condenado a prisão perpétua por matar 15 pessoas, mas evidências descobertas após o julgamento sugerem que ele na verdade matou no mínimo 218 pacientes, 80% deles eram mulheres.
Seu caso fez com que o governo britânico fizesse mudanças no sistema de saúde. Shipman se suicidou em 2004, se enforcando em sua cela aos 57 anos.

Qual o animal que mais existe na Terra?

Imagem de domínio público
São as formigas, existem cerca de 20 quatrilhões de formigas no mundo hoje em dia, isso segundo o artigo cientifico "The abundance, biomass, and distribution of ants on Earth" publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Em comparação humanos tem "apenas" 8 bilhões de indivíduos atualmente.

Pra quem quiser curtir o nosso facebook o link é esse aqui, nós temos as melhores matérias te esperando agora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário