terça-feira, 16 de julho de 2019

Os pássaros domésticos mais raros do mundo

Aqui no RWF você já viu as raças de cães e gatos mais raras do mundo, e até cavalos, mas hoje vamos falar de nossos amigos plumados, afinal muita gente tem pássaros como bichinhos de estimação.
Veja agora alguns pássaros domésticos que você não vê todo dia.

Cacatuas são famosas, mas a cacatua-das-palmeiras ou cacatua negra é muita mais rara do que sua prima. Elas são aves muito inteligentes mas não são muito afetuosas, elas precisam de treinamento para serem bons animais de estimação. Elas só são indicadas para donos experientes com muito tempo livre.

A Goura Victoria é uma espécie de pombo de grande porte, cinza-azulado, com elegantes penachos azuis que chamam a atenção de seus donos. Eles na verdade são muito gentis e fáceis de serem treinados, o grande problema é que elas precisam de muito espaço por isso não podem ficar em gaiolas (não que seus donos liguem).

A Guaruba, também chamada de ararajuba, é uma ave do norte do Brasil, ela está atualmente ameaçada de extinção, mas ainda é muito usada como animal de estimação. 
"Ararajuba" vem do termo tupi para "arara amarela", a ave era e é popular entre os indígenas, e até hoje serve como moeda de troca entre algumas tribos.


Os Periquito-Rei-Australianos são extremamente espertos e se tornam muito apegados aos seus donos, mas isso demora muito tempo pra acontecer. Eles são indicados para pessoas que tem experiencias em criar aves devido ao seu temperamento "atacado". Eles também precisam de muito espaço para se exercitar.

Essa cacatua já vem até com nome chique, ela se chama Major Mitchell, mas nós brasileiros chamamos ela de cacatua-rosa. Seu temperamento é parecido com o de suas primas, ela é brincalhona, amigável mas precisa se exercitar regularmente para gastar a sua energia.

O Papagaio Ecletus também pode ser criado em cativeiro, machos são verdes e fêmeas são vermelhas, eles são muito espertos e gostam de interagir com as pessoas e o ambiente ao seu redor, e como eles podem viver até os 60 anos ter um é uma grande responsabilidade.

Os Caiques são conhecidos por serem brincalhões ao extremo, mas eles também podem ser cabeça quente e arranjar confusões. Eles precisam de espaço e brinquedos para se manterem entretidos e saudáveis. Eles são bons para quem tem tempo livre, já que eles precisam de muita atenção.

O Rosella é mais um papagaio raro, por muito tempo ele foi considerado indomável, mas hoje em dia muitos tem ele como animais de estimação, mas essas aves precisam de um dono firme e com experiencia para serem bons pets.

Esse é o Galah, uma das menores espécies de cacatuas conhecidas. Mas seu tamanho não muda sua personalidade, eles podem ser muito afetivos e brincalhões, e sempre que são criados de maneira certa eles se apegam fielmente aos seus donos pro resto da vida.

O Periquito Mustache ganhou esse nome pelo seu "bigode" negro, como outros periquitos eles podem ser adestrados, eles ainda são espertos e adoram atenção, até demais na verdade, muitos consideram essa ave carente, por isso donos experientes são recomendados.

Finches é o nome dado para várias aves diferentes, mas a maioria delas pode ser domesticada, eles não precisam de muito espaço, mas ainda tem de gastar sua energia, eles também costumam ignorar humanos e não precisam de muita atenção, perfeitos para donos iniciantes ou que tem pouco tempo livre em suas mãos.

Pássaros-do-amor ou periquito-namorado são aves barulhentas e ativas tanto em liberdade quanto em cativeiro, eles são um dos menores papagaios do mundo, e são conhecidos por serem "românticos" tanto com outras aves quanto humanos. Podem viver até os 20 anos.

Periquitos são comuns, mas algumas combinações de cores são mais raras do que as outras, criadores na verdade "escolhem" os pais baseados em sua coloração para criar combinações diferentes, quanto mais raro mais caro.

Parrotlet, essas aves vem crescendo em popularidade ultimamente. Eles são pequenos e fáceis de se cuidar, mas eles tem personalidades fortes e precisam de atenção de seus humanos para se socializarem. No fim, se criados certo, eles podem ser muito amáveis.

O Papagaio do Senegal é conhecido por seu rosto negro, e por ser menos barulhento do que seus primos. Eles podem e aprendem a falar igual os seus donos,  mas são menos propensos a fazer outros barulhos do que outros papagaios. Nem em época de acasalamento ele costuma ser barulhento.

Maitacas podem sim ser adestradas, mas elas costumam ser barulhentas. Mesmo assim são amáveis, espertas e adoram socializar com humanos. Mas elas tem muita energia e precisam de exercícios diários.

A cacatua de olhos azuis é uma cacatua grande, principalmente branca mas com olhos de penas azuladas que chamam a atenção. Podem ser brincalhonas e amáveis se criadas por alguém experiente, mas costumam ser de temperamento forte e agitadas.

Se você gostou dessa matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos. Lá nós temos matérias de todos os tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário