8 de junho de 2019

Perguntas fáceis, respostas difíceis #4

Você já teve alguma dúvida e quando foi ver a resposta, ela apenas te confundiu ainda mais? Essa série de matérias foi feita para você, aqui você encontra perguntas clássicas respondidas de maneiras diretas e sem enrolação.
Confira mais algumas respostas das grandes (mas não tão grandes assim) dúvidas da humanidade.

Por que crianças não vão presas?

Foto de niu niu na Unsplash

Três garotos entre 5 e 10 anos de idade entraram ilegalmente em um zoológico e torturaram e mataram um flamingo até a morte, mas ninguém foi preso, outras crianças africanas apedrejaram um cachorro até a morte e mesmo assim ninguém foi preso, então por que crianças fazem o que querem e nunca são punidas?
Na verdade crianças podem sim ser presas, mas elas quase nunca vão para a cadeia, e tudo depende do crime. Assassinar e torturar animais não é considerado um crime grave, então nem adultos nem crianças vão presos por isso dependendo do país. Crianças e adolescentes podem acabar sendo presos por outros crimes, como assassinato (George Stinney foi para o corredor da morte aos 14 anos por esse crime), tortura de humanos, drogas e bebidas.
O problema é que crianças muitas vezes não entendem o conceito de crimes, e segundo a lei você só pode ser punido se você entender que o que você fez foi errado, esse é o motivo por qual pessoas com problemas mentais também não são punidas por seus crimes.
Sem contar que muitos defendem que como eles são crianças, eles podem mudar com a ajuda certa (psicólogos, pais e amigos, etc) por isso crianças podem ser punidas de outras maneiras, como: trabalho comunitário, encaminhamento aos pais e tratamento médico forçado.

Por que mulheres não tinham direitos?

Foto de Rad Pozniakov na Unsplash

Na verdade isso vai depender do país e do século, por exemplo, nos E.U.A até 1919 as mulheres não podiam sequer votar, já nações africanas inteiras eram comandadas por rainhas, como por exemplo Yaa Asantewaa, a rainha mãe de Ejisu do Império Ashanti (atual Gana).

Por que mulheres são mais bissexuais do que homens?

Foto de V T na Unsplash

Existem pesquisas mostrando que o número de mulheres bissexuais é maior do que o de homens, como por exemplo a "Sexual orientation, UK: 2020" e a "Romantic Opportunities Appear to Influence Women’s Sexual Identities, But Not Men’s" da Universidade de Notre Dame, que apontou que mulheres são 3 vezes mais propensas do que os homens a relatar uma mudança em sua orientação sexual ao longo da vida, e mais propensas a se auto identificar como bissexuais. Mas por quê?
Na verdade existem diversas respostas para isso, embora pesquisadores nunca tenham encontrado a "resposta certa" eles encontraram diversas possíveis explicações, incluindo: elas sofrem menos preconceitos do que homens bissexuais, falta de parceiros heterossexuais dão mais oportunidades de experimentar com o mesmo sexo e maior facilidade de se comunicar com outras mulheres.
Outra teoria diz ainda que mulheres que viveram antigamente ás vezes tinham de criar seus filhos junto com outras mulheres na falta de maridos, nesse caso ter a habilidade de amar os dois sexos pode ser uma "vantagem evolucionária" que ajudou na procriação humana. Agora o quão certo eles estão ninguém faz ideia.

Por que quando chove acaba a luz?

Foto de Brandon Morgan na Unsplash

Por dois motivos principais, ou um raio caiu em algum poste ou os cabos sofrem com a chuva. O que acontece é que quando não chove os equipamentos elétricos sofrem danos, a isolação de cabos e equipamentos da rede acaba ficando ressecada, e quando chove elas sofrem uma grande mudança de temperatura e umidade, o que pode causar "fugas" de energia.
O vento forte também pode fazer com que materiais sejam jogados sobre os cabos da rede elétrica. Quando isso acontece pode ocorrer um curto-circuito ou até mesmo o rompimento dos cabos.

Por que companhias aéreas fazem overbooking?

Foto de Douglas Bagg na Unsplash

Todo mundo viu o que aconteceu com o passageiro da United Airlines graças ao overbooking, mas por que elas fazem isso?
Para quem não sabe overbooking é quando eles vendem mais passagens do que tem assentos no avião, quem se oferece para deixar o voo recebe dinheiro em troca.
Pode não parecer mas o overbooking até tem vantagens para os clientes, como de 5 a 15% dos passageiros não chegam ao avião isso evita que as companhias percam dinheiro, e também deixa que os clientes possam trocar de voo ou cancelar o voo sem ter de pagar taxas adicionais altas, como por exemplo ter de pagar o mesmo valor da passagem apenas para trocar de voo.

Insetos sentem dor?

Foto de Faris Mohammed na Unsplash

Sim, mas não do jeito que humanos e outros animais sentem. É impossível saber como o cérebro de um inseto funciona com 100% de certeza, mas acredita-se que eles e crustáceos sintam dor sim, mas a dor deles é mais um desconforto localizado, porém ainda é ruim de se sentir.

Por que bebês humanos são tão "inúteis"?

Foto de Christian Bowen na Unsplash

Eles não nascem sabendo andar, muito menos correr, nem se alimentar sozinhos, nem se limpar e nem levantar a cabeça. Comparados a filhotes de outros animais bebês humanos são "inúteis". Mas isso pode ser apenas uma troca de habilidades, embora humanos sejam indefesos, nós temos um cérebro um pouco mais desenvolvido, só que desenvolver ele leva tempo, por isso bebês demoram para andar, falar, comer e etc. Aparentemente nós trocamos as outras habilidades por um cérebro maior.

Por que humanos adoram se distrair?

Foto de Nicolas J Leclercq na Unsplash

Música, cinema, televisão, novelas, videogames, celulares, drogas, facebook... nada disso é realmente necessário, mas humanos adoram essas distrações, mas por quê? Segundo alguns psicólogos é porque sua vida pode não ser lá muito boa. Segundo especialistas essas distrações te fazem sentir melhor com sua vida e consigo mesmo, elas servem para desestressar, fazer novas amizades, e fazem você "ignorar" o resto da sua vida por um tempo.

Por que cães são tão amigáveis com humanos?

Foto de Anoir Chafik na Unsplash

Cães e humanos estão juntos há mais de 30.000 anos, e até hoje não se sabe se fomos nós que adestramos eles ou eles que nos adestraram para conseguir comida.
Os cachorros são amigáveis com humanos porque eles descendem de lobos, que graças a evolução são animais que vivem em grupos, ou alcateias, com cães é a mesma coisa, embora eles não sejam caçadores eles ainda tem um grande senso de "família" e para cães isso pode ser qualquer um que eles gostam, como humanos, outros cães, gatos, pássaros e até brinquedos.

Como papagaios falam?

Foto de David Vives na Unsplash

Chimpanzés e humanos compartilham 98.8% de DNA, mas eles não falam como nós, mas papagaios e outras aves sim. Primeiro de tudo papagaios são máquinas perfeitas para imitação, eles tem um aparelho fonador especial e um cérebro avançado que permite a eles imitar nossas palavras e até mesmo entender o que eles estão dizendo.
Papagaios tem facilidade para imitar porque nossas palavras e o canto natural dele são parecidos, ao contrário de outras aves eles não assobiam naturalmente, mas emitem sons menos agudos. Neurologistas da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA) localizaram neurônios responsáveis pelas imitações. O gene esta ligado em níveis distintos em duas regiões diferentes das quais correspondentes ao canto das aves.

Pra que serve o maestro?

Foto de Austrian National Library na Unsplash

O cara fica ali no meio, abanando um pauzinho sem fazer nada, ou será que faz? O papel do maestro é controlar a música, ele decide quando começa, quando usar notas altas, baixas, o tempo delas e mais. Porém não é como se tudo dependesse dele, os músicos tem as partituras para saber o que tocar, sem o maestro ainda teria orquestra, mas, dependendo dos músicos, ela seria desorganizada.

Por que dinheiro vale alguma coisa?

Foto de Jason Leung na Unsplash

Por que um pedaço de papel, algodão, plástico ou metal tem o poder de ser trocado por coisas muito mais valiosas? Antigamente isso fazia mais sentido, quando moedas eram feitas de metais preciosos como ouro e prata, o valor do dinheiro era o valor do metal de que ele era feito, até aí tudo fazia sentido.
Quando o dinheiro de papel foi criado você usava ele apenas para trocar a cédula por metais preciosos, mas hoje em dia isso não acontece mais, o papel que você carrega é apenas isso, um pedaço de papel, ele só tem valor porque as pessoas querem que ele tenha valor, se todo mundo parasse de usar dinheiro ele perderia completamente o seu valor e seria apenas papel novamente. Ou seja, o que dá valor ao dinheiro é você.

Curtiu essa matéria? É claro que curtiu então agora que tal curtir nossa página no facebook: Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário