1 de março de 2019

Conheça agora as fobias mais estranhas do mundo

Você não escolhe aquilo que vai ter medo, fobias podem começar devido a traumas na infância ou adolescência, ou, acredite ou não, as crianças podem "aprender" a fobia de seus pais e ter medo daquilo que eles tem medo.
Embora esse problema deva ser levado a sério, é impossível você não ficar curioso sobre quais são as fobias mais incomuns do mundo, portanto leia essa matéria e se entretenha!

Foto de Alex Guillaume na Unsplash
A anatidaephobia é o medo bizarro de que você está sendo observado por um pato. O termo apareceu pela primeira vez em 1988 cunhado pelo cartunista Gary Larson como uma piada, mas depois o nome foi usado oficialmente para descrever esse medo estranho que ninguém nem sabe se ao menos existe.

Foto de Hannah Xu na Unsplash
A ablutophobia é o medo de se limpar, de tomar um banho. Algumas pessoas tem ataques extremos de pânico apenas ao pensar na ideia de ficar debaixo de um chuveiro ou entrar em uma banheira.
Não precisa nem dizer que muitos ficam doentes devido a falta de higiene.

Rawpixel, domínio público
Por muitos anos a ergophobia, o medo de trabalhar, foi simplesmente considerado preguiça, mas hoje sabemos que é uma doença séria. O que eles tem medo não é do trabalho em si, mas de falhar em suas obrigações, passar vergonha ou ser humilhado pelos chefes e colegas.
Aqueles que sofrem dela tem sintomas de ansiedade ao realizar atividades no local de trabalho, eles tem dificuldades em conseguir empregos e podem acabar morando nas ruas devido aos seus problemas mentais.

Foto de Nicole Baster na Unsplash
A allodoxaphobia é o medo de ter opiniões, ela é considerada uma fobia social, indivíduos que sofrem dela podem acabar fazendo coisas que não querem simplesmente por ter medo de dizer não as outras pessoas e nunca dizem o que realmente pensam.

Foto de Saif Memon na Unsplash
A philophobia é o medo de se apaixonar por alguém, normalmente devido a problemas de relacionamentos antigos ou até por ter crescido vendo o casamento de seus pais indo de mal a pior.
Nem precisa dizer que aqueles que sofrem dessa fobia costumam passar sua vidas sozinhos.

Foto de Shyam Mishra na Unsplash
A nomophobia é considerada uma fobia moderna, ela é o medo de deixar o celular desligado, em uma área sem sinal, sem créditos ou quebrado.
Acredita-se que até 50% dos usuários de celulares sofrem dessa fobia atualmente.

Foto de Rodrigo Pereira na Unsplash
Somniphobia é o medo de dormir, seja de propósito ou por acidente. Alguns sofrem desse medo por acharem que dormir significa perder o controle de si mesmo, outros por terem pesadelos horríveis enquanto dormem.

Foto de Todd Rhines na Unsplash
A heliophobia, também chamada de vampirismo, é o medo do Sol, normalmente essas pessoas podem sofrer de problemas como falta de vitamina D, mas é raro que isso aconteça.

Foto de Alexander Krivitskiy na Unsplash
A chaetophobia é nada mais do que o medo de cabelo, seja cabelo solto, cabelo cortado ou até mesmo o cabelo da própria pessoa. Além disso ás vezes a fobia evolui para o medo de pelos corporais também.

Foto de Nadine Primeau na Unsplash
A lachanophobia é o medo de vegetais, ás vezes só de olhar ou cheirar eles as pessoas já passam mal, por isso é importante que pais não forcem seus filhos a comer eles, já que isso pode levar a traumas de infância.

Foto de No Revisions na Unsplash
Haphephobia é o raro medo de ser tocado, é mais do que não gostar de ser tocado, é ter ataques de pânico, náusea, desmaios e hiperventilação sempre que alguém te toca.

Foto de m wrona na Unsplash
A oikophobia é basicamente o medo de sua própria casa, talvez a pessoa tenha sofrido um trauma ali ou porque algum membro da família dela lhe dá medo.

Photo by Caique Araujo: Pexels.com
Uma fobia muito comum é a coulrophobia, o medo de palhaços. Alguns que sofrem dessa fobia disseram em entrevistas que o problema é não saber quem está atrás da maquiagem e o que ele pode ou não fazer com eles.

Foto de Jack Hamilton na Unsplash
A xanthophobia é o medo da cor amarela, existem vários motivos para alguém ter essa fobia, mas psicólogos concordam que procurar ajuda médica é sempre a melhor opção caso ela se torne debilitante.

Foto de Aditya Romansa na Unsplash
A neophobia é o medo de qualquer coisa que seja nova, isso porque o novo é desconhecido e imprevisível, fazendo com que as pessoas achem que elas estão perdendo o controle de sua vida.
Ao contrário das outras fobias essa aqui é mais comum em adultos e idosos do que em crianças e adolescentes.

Foto de Jr Korpa na Unsplash
Hylophobia é o medo de florestas, talvez porque a pessoa tenha se perdido em uma quando era criança. Basta entrar em uma para a pessoa começar a ter ataques de pânico.

Foto de Rebecca Orlov | Epic Playdate na Unsplash
A turophobia é o medo de queijos, qualquer tipo de queijo. A fobia pode ser causada por episódios traumáticos na infância, ou apenas porque a pessoa não gosta da textura do alimento.

Foto de Modestas Urbonas na Unsplash
Gephyrophobia é o medo de pontes, medo de olhar pra elas ou de atravessá-las, algumas pessoas chegaram ao extremo de contratar outras pessoas para dirigir no lugar delas em pontes.

Foto de Lysander Yuen na Unsplash
Descendophobia e ascendophobia são os medos de descer e subir, seja em elevadores, escadas, ruas ou colinas. Normalmente a pessoa tem apenas uma das fobias, mas ela pode acabar tendo as duas em casos muito raros.

Foto de Timothy Dykes na Unsplash
Tripofobia é um nome proposto para a suposta fobia de padrões irregulares ou de agrupamento de pequenos buracos ou saliências. Embora o termo seja popular na internet, as comunidades médica e científica não consideram que a "tripofobia" exista, argumentando que quase todas as pessoas sentem aversão a buracos em tecidos vivos, mas que não se trata de uma verdadeira fobia.

Foto de Norbert Tóth na Unsplash
Ombrophobia é o medo da chuva, as pessoas que sofrem dela simplesmente não conseguem sair de casa quando está chovendo. Curiosamente muitos achavam que o Cascão da Turma da Monica sofria dessa fobia, mas isso nunca foi confirmado.

Foto de Oladimeji Ajegbile na Unsplash
Chronophobia é o medo daquele sentimento que você tem quando sente que as horas, dias e anos estão passando rápido demais e você está desperdiçando sua vida ou perdendo o controle. Muito comum em adolescentes e adultos.

Foto de National Cancer Institute na Unsplash
Phagophobia é o medo de engolir, e não precisa dizer que pessoas que sofrem disso acabam perdendo muito peso e ficam doentes rapidamente. Ás vezes a fobia é na verdade involuntária, nesse caso é um problema físico e não mental.

Foto de Mateus Campos Felipe na Unsplash
Omphalophobia é o medo de umbigos, de olhar pra eles, toca-los e ás vezes de tê-los. Algumas pessoas até chegam a "remover" os seus umbigos cirurgicamente.

Foto de Ashwin Vaswani na Unsplash
Papaphobia é o medo do Papa e hagiophobia é o medo de qualquer coisa Santa. No fim a verdade é que a Igreja já fez muita coisa ruim, por isso ter medo deles não é estranho.

Foto de lhon karwan na Unsplash
E por último temos a Phobophobia, que é o medo de fobias! As pessoas tem tanto medo de acabar tendo uma fobia que esse medo se transforma em uma fobia!

E não se esqueça de curtir o nosso facebook em Real World Fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário