15 de janeiro de 2019

Confira algumas músicas que são "cópias" de outras músicas #2

Esta na hora de ver mais algumas músicas que se "inspiraram" em outras músicas na hora de serem criadas, e se você quiser ver a primeira parte dessa matéria basta clicar aqui

Foto de Rita Seneca na Unsplash

Mas antes, se você não é muito chegado no mundo da música antes de mais nada você tem de saber a diferença entre plágio e sample. Plágio é ilegal, é quando uma pessoa copia descaradamente a obra de outra pessoa, já sample é quando uma pessoa usa uma parte de outra música para formar sua própria música, algo muito comum principalmente no Hip Hop. Nessa lista você verá exemplos de ambas.
Confira agora mais algumas músicas que são "cópias" de outras músicas.


Como nós já dissemos na primeira parte dessa matéria Eminem utiliza muitos samples em suas músicas, e seu sucesso "Berzerk" de 2013 não é diferente. Logo no começo você pode notar que a música utiliza um sample da canção "The Stroke" de Billy Squier, gravada em 1981.


Até mesmo o Rei do Pop Michael Jackson utilizava samples em suas canções, "Beat It" de 1982 tem partes da música "Untitled" de Denny Jeager de 1981, você pode pular até os 3:30 para ouvir o sample.



A canção "Don't Threaten Me With a Good Time" da banda de um homem só Panic! at the Disco, de 2016, foi feita por cima da batida e com o mesmo ritmo da música "Rock Lobster" da banda B-52's.


Agora vamos falar de um plágio, nos anos 70 John Fogerty tinha lançado dois álbuns solos decepcionantes e se meteu em batalhas legais com sua própria gravadora, ele então desapareceu da indústria da música por um tempo. Nove anos depois, em 1985, ele volta com uma música que não só é um sucesso como fica em #1 lugar nas paradas musicais, mas o seu single "The Old Man Down the Road" era muito parecido com o single da sua antiga banda, Creedence Clearwater Revival’s "Run Through the Jungle" de 1970.
Ele foi processado mas acabou ganhando o caso de uma maneira singular: ele levou sua guitarra para o julgamento e tocou ambas as canções na frente do júri. Mesmo ele sendo "inocentado" muitos fãs ainda o acusam de plágio até hoje.



Mais um plágio que não levou a nada, em 2006 a banda Red Hot Chilli Pepper lançou seu single "Dani California", mas existem evidências de que essa música seria um plágio da canção "Mary Jane's Last Dance", de Tom Petty de 1993, que curiosamente trabalhou com o mesmo produtor que o Red Hot Chili Peppers trabalhou em "Dani California".
O caso nunca foi parar nos tribunais, Petty não se sentiu ofendido de ter sido plagiado e até defendeu os Chili Peppers na imprensa, mesmo assim a gravadora mostrou ambas as músicas e pediu que os próprios fãs decidissem.


A música de sucesso do cantor Jason Derulo de 2009 "Whatcha Say" tem um sample da música "Hide and Seek" da Imogen Heap lançada apenas 4 anos antes.
Em uma entrevista Derulo disse que Heap era muito talentosa e que ela estava apaixonada pela versão da música que ele fez. Para ver de onde veio o sample você pode pular a música da Imogen até os 2:52.


O maior sucesso da carreira do rapper Coolio com certeza foi "Gangsta's Paradise" de 1995, essa canção lhe rendeu muitos prêmios e alavancou sua carreira. Para o refrão dessa música Coolio se "inspirou" na canção "Pastime Paradise" do Stevie Wonder de 1976.
Mas parece que Wonder nem ligou, porque os dois artistas se apresentaram juntos no ano de 1995 na cerimônia do Grammy.


E falando em grandes sucesso, "U Can't Touch This" é de longe o maior sucesso da carreira de MC Hammer, lançada em 1990 a música contem samples de "Super Freak" de 1981 do cantor Rick James.
Segundo Hammer "Super Freak" era uma música intocável, e que ninguém conseguiria criar algo tão bom quanto ela novamente.



Kanye West chegou aos holofotes com sua canção "Stronger" de 2007. Toda a batida da música foi "inspirada" pela música "Harder, Better, Faster, Stronger" da dupla Daft Punk de 2001.
Mas isso não foi surpresa pra ninguém, a dupla acabou fazendo participação especial no clipe da música de Kanye West.



Flo Rida chegou ao sucesso com seu hit número #1 "Right Round" de 2009. A música ficou no Top 10 de 19 países diferentes mesmo com críticos não gostando dela.
"Right Round" utiliza partes da música "You Spin Me Round (Like a Record)" da banda Dead or Alive de 1985.



O sucesso da cantora Rihanna "S.O.S" de 2006 utiliza um sample da banda Soft Cell de 1981, de sua canção "Tainted Love", a cantora nunca foi processada e os críticos gostaram da canção, mas alguns fãs da banda Soft Cell não gostaram nada do que ela tinha feito, alguns até hoje dizem que ela arruinou a música original. 




E já que estamos falando de Rihanna, vamos falar de um caso que envolveu um sample e um plágio. Em 2007 a cantora lançou sua música "Don't Stop The Music", para fazer essa música ela pegou um pedaço da música "Wanna Be Startin' Somethin" do Michael Jackson de 1982 (aos 5:09) e usou ela aos 1:02.
O grande problema é que Michael Jackson já tinha usado um pedaço de outra música na sua, a "Soul Makossa" do cantor Manu Dibango de 1972. Rihanna pode ter passado pela aprovação de Michael Jackson mas ela com certeza não pediu permissão para Dibango, que então resolveu processar ela por plagiar sua música e Michael Jackson por ter dado permissão a ela para plagiar sua música.
Jackson já havia admitido que ele pegou a música do cantor e o pagou fora do tribunal para não ser processado, e como Manu já tinha um contrato com Rihanna em que ele receberia créditos pela canção o caso não foi adiante.


Jay-Z ficou conhecido por sua música "99 Problems" onde ele diz a famosa frase que ele tem "99 problemas mas vadias não é um deles". O problema é que Jay-Z não foi o criador dessa frase, e nem da batida da música.
A música contem samples de 6 canções diferentes, e a frase dos 99 problemas veio da música "99 Problems" do rapper Ice T (aos 1:03).
A descoberta de que Jay-Z tinha copiado o refrão da música chocou muitos de seus fãs na época.



Mas quando se trata de samples não podemos deixar de mencionar o Rei deles, o rapper Slick Rick, no total apenas uma de suas músicas, "Children's Story" de 1988, foi usada como sample em mais de 100 músicas diferentes. Todas as suas canções já foram usadas em um total de mais de 1500 músicas.
Mas o próprio rapper também usava samples, seu sucesso de 1988 utiliza partes da música "Nautilus" de Bob James de 1974 (aos 12 segundos).



E como nós já dissemos na primeira parte dessa matéria o cantor Latino praticamente pegou todos os seus sucessos de outros cantores. Sério! Daria pra fazer uma matéria inteira de plágios só com ele.
Seu sucesso de 2009 "Amigo Fura Olho" copiou tudo da música "Ella Y Yo" do cantor Don Omar e Aventura de 2005. Até mesmo o clipe musical Latino conseguiu copiar.


O Linkin Park sempre gostou de inovar, por isso na hora de usar um sample em sua música "Wretches And Kings" de 2010, eles não escolherem uma música para se inspirar, mas sim um discurso de Mario Savio de 1964 apelidado de "Bodies Upon the Gears".



E por último a dupla de rappers Bad Meets Evil (formada por Royce da 5'9 e Eminem) utilizou um sample de um comediante em sua música "I'm on Everything" de 2014, eles pegaram parte de um ato de stand-up do comediante Mike Epps e usaram ela pra fazer sua batida.


Se você gostou da matérias venha conhecer o nosso facebook em Real World Fatos para ver ainda mais matérias interessantes e divertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário