29 de março de 2019

Blogs brasileiros que se foram e deixaram saudade

Se você já está na internet há algum tempo você deve ter conhecido a "Era de Ouro dos Blogs". Blogs, ao contrario dos sites, eram feitos por uma pessoa ou um grupo de amigos, normalmente com conteúdo humorístico.
Alguns desses sites da "Era de Ouro" como o Buteco da Net e o Ah Negão! sobrevivem até hoje, mas muitos, infelizmente, já se foram e não devem voltar.
Veja agora alguns blogs brasileiros que deixaram milhões de fãs "órfãos".

O Caixa Pretta era um site humorístico, ele ficou conhecido por seu conteúdo que envolvia curiosidades, imagens e suas tirinhas do personagem Ataíde.
O blog acabou saindo do ar por motivos desconhecidos, ele voltou em 2018 com um novo look, mas não durou muito. Depois de apenas 2 meses as matérias pararam de ser postadas e o site parece ter acabado oficialmente. Em 2021 ele novamente voltou com um novo look, ainda mais confuso do que o anterior, e nada de conteúdo.

O Ocioso é mais um que foi e voltou. O blog era o maioral no quesito agregadores, ou seja, ele é um blog que precisa do link de outros blogs pra existir. Ele era na verdade considerado um dos maiores sites do país, mas acabou fechando suas portas.
Alguns culpam a mudança no design do site, outros o fato deles terem parado de publicar matérias interessantes para publicar apenas prints de safadeza de blogs pagos.
Em 2018, com a ajuda do site Ah Negão! o blog voltou com tudo, com um novo mascote e design. mas infelizmente ele não voltou como seus fãs esperavam, prints semipornográficos e links pagos ainda ficam no topo, enquanto matérias realmente interessantes ficam no fundo do site ou nem são aprovadas.

O blog Tirinhas do Zodíaco era especializado em criar tiras parodiando o famoso anime Cavaleiros do Zodíaco, eles mesmos anunciaram o seu fim com uma tirinha especial, provavelmente para poderem se focar em seus outros projetos, como por exemplo o site de tirinhas Quadrinhos Ácidos (que também desapareceu).
As tirinhas viraram um livros e o site acabou de vez. Mas até hoje suas tirinhas aparecem em outros sites, elevando ainda mais o cosmo número de fãs do site.

O Tirinhas do Zé é mais um blog de tirinhas que já era. Com seu humor sarcástico o site alcançou milhares de fãs brasileiros, mas ele também chegou ao fim.
Seu site hoje é usado apenas para propagandas estilo clickbait, mesmo assim diversos sites republicam suas tiras antigas todos os anos.
Assim como os mais famosos Ah Negão! e o Le Ninja, o blog Eu Menti fez sucesso na era das tirinhas memes, com personagens como o Trollface e o Forever Alone, mas o site se focou nas tirinhas do personagem Eu Menti, que deu nome ao blog.
Mas quando a época das tirinhas acabou e ninguém queria mais ver os memes, o site acabou afundando. Eles tentaram se modernizar mas infelizmente isso parece não ter dado certo.

Assim como o Ocioso, o Linklog era um agregador, menor do que o Ocioso mas ainda assim popular com seus fãs. O site saiu completamente do ar depois de passar a receber cada vez menos visitas.
Seus antigos donos prometeram criar um novo site ainda melhor, mas até hoje ninguém ouviu falar do novo site.

O Linkicha era um dos melhores agregadores para blogs iniciantes. Ao contrário de outros agregadores eles não pediam para você criar uma conta e nem cadastrar o seu site, e ainda melhor, sempre que a pessoa entrava no site, ou recarregava a página, eles mostravam novos links. Não ficavam com os mesmos por um dia inteiro. Mesmo com tudo isso o site simplesmente acabou um dia e nunca mais voltou.

O blog/tumblr Porra Grafico! fez um sucesso enorme com seus gráficos divertidos, que logo foram republicados por sites maiores dando a ele ainda mais visibilidade.
O site acabou mudando de nome para Humor em Gráfico para alcançar um público maior. Mas no fim o blog acabou. 
Em um post os donos do site anunciaram uma possível volta, mas parece não ter levado a nada.

O Jacaré Banguela era um dos maiores sites do país, com direito a participação em programas de televisão. Mas o site não posta nada já faz um bom tempo, eles perderam alguns fãs em parte devido a uma piada racista feita por seu criador, e em parte devido a falta de conteúdo novo.

O Corvo Assassino usava gifs e tirinhas memes para atrair seu público, segundo o próprio site seu fundador tinha apenas 13 anos quando o blog foi criado. Ele parou de postar conteúdo em 2012.

E falando em Corvos o site Corvo.Blog também saiu do ar. O site tinha conteúdo diferenciado, entre imagens e tirinhas ele atraiu uma boa base de fãs. Mas ele acabou fechando.
Hoje em dia seu criador tem um novo projeto chamado Diário da Kate, que nós recomendamos você visitar caso tenha um tempinho sobrando, mesmo ele tendo acabado também.

O Camaleão era mais um agregador de links que não deu certo. O site foi perdendo visualizações e leitores, seus links ganhavam menos cliques e ele acabou desistindo de continuar. 
Hoje o site foi refeito, eles se intitulam uma "Plataforma de publicidade nativa e descoberta de conteúdo grátis".

O Brogui é um site que mudou, mas foi para o melhor. Antigamente esse blog era como o Buteco da Net e o Caixa Pretta, de conteúdo humorístico, eles postavam imagens, gifs, tiras, etc. Mas além disso eles tinham uma outra seção de receitas chamada Ana Maria Brogui. 
No fim a seção de receitas foi ganhando cada vez mais destaque até que o Brogui morreu em 2016, seu criador então fundou o site Ana Maria Brogui, que fez muito sucesso.

O Cyanide Traduzidos tinha uma missão simples, eles traduziam as famosas tirinhas do popular Cyanide & Happiness e apresentavam elas a um novo público, o site porém acabou saindo do ar, mas suas tiras ainda são republicadas até hoje. 

Assim como o Eu Menti, o Não Ligo era um site inteiro baseado em um personagem das famosas tirinhas memes, mas no fim, quando as tirinhas perderam sua popularidade, o site infelizmente saiu do ar.

O Memes da Net é outro site humorístico que se foi, ele também era baseado em tirinhas memes, talvez o problema fosse que todos os sites novatos estavam postando as mesmas coisas e os fãs simplesmente perderam o interesse.

O Não Pode Rir e sua famosa hiena eram bem populares entre os blogs, seu conteúdo incluía vídeos, imagens, memes e gifs. Ele era na verdade feito pelo mesmo cara do site Corvo. O site mudou completamente seu look e depois desapareceu de vez.

O Namorada Sinistra era um site baseado no meme dos vídeos do Youtube "Overly Attached Girlfriend", que na verdade era a Youtuber Laina Morris.
Ele saiu do ar e o seu domínio nunca foi comprado por outro site.

Agora vamos falar do Minilua, e antes que você decida atirar pedras, eu sei que o site ainda está de pé e muito bem de visualizações, ele só não é o que costumava ser.
O Minilua era (e ainda é) um dos maiores sites do país, famosos entre quase todos os blogueiros suas matérias (e sua mascote Pam) eram reconhecidas por muitos, isso inclui sua seção "Aprendendo alguma coisa todo dia", "Pérolas da Net", "Placas Desmotivacionais", "Creepypastas" e claro, suas próprias tirinhas memes com sua mascote.
Seguindo o modelo de sites internacionais o Minilua foi completamente reformulado, eles pararam com suas matérias mais famosas para dar destaques a listas de todos os tipos, sua mascote foi pra escanteio e os comentários foram completamente desativados. 
Eles dividiram suas matérias em várias partes, e colocaram propagandas clickbait em quase todos os lugares possíveis, na verdade o site hoje em dia é mais propagandas do que matérias.
Em outubro de 2023 o site saiu do ar por um longo período de tempo, com os visitantes sendo avisados que o site agora era parte da URL: Blacklist e não era mais seguro pra se visitar.

Para a surpresa de muitos o Le Ninja também acabou. O blog, assim como muitos outros, fez fama na época das tirinhas memes, mas quando elas perderam a sua popularidade o blog se atualizou e passou a postar gifs, prints e imagens engraçadas. No fim, porém, ele nunca reganhou a sua popularidade e seus donos preferiram focar em outros projetos, como lives na Twitch e vídeos para o canal do Youtube da Ubisoft Brasil.
O site acabou sendo usada para propaganda de cartões de crédito após ele ficar fora do ar por meses.

Do mesmo criador do Le Ninja o blog O Verso do Inverso também fez sucesso, ele postava matérias fofas, curiosidades, tirinhas e memes, sendo mais focado em um público feminino.
No fim, porém, ele teve o mesmo destino do Le Ninja e hoje em dia é usado para fazer propaganda de cartões de crédito, tanto no seu site quanto em suas página oficiais.

Outro site cujo criador resolveu focar em outros projetos foi o Não Salvo, que foi na verdade o maior blog do Brasil em um momento. Depois de anos o site parou de postar conteúdo novo e depois saiu do ar, seu dono, o famoso Cid Cidoso, então resolveu focar no mundo das lives, youtube e podcasts.

Mas um dos primeiros criadores a se modernizar foi provavelmente o do popular Kibe Loco, Antonio Tabet, que hoje em dia é mais conhecido por ser um dos membros fundadores do canal de humor Porta dos Fundos.
O site simplesmente parou de postar conteúdo novo e depois saiu do ar, seu dono, além de ser membro do Porta, também foi um dos criadores do canal Desimpedidos e vice-presidente de comunicação no Clube de Regatas do Flamengo entre 2015 e 2017, então ele provavelmente não tinha mais tempo para ficar postando no site.

E se você curtiu essa matéria, venha curtir nossa página no facebook em Real World Fatos
Se você quiser nós deixar um comentário ou enviar um e-mail com sites que você acha que deveriam estar na lista, pode fazer isso, ou se quiser deixar uma reclamação basta fazer a mesma coisa. 
Obrigado por ler até o final, volte sempre pra ver mais matérias legais e interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário