21 de março de 2020

Perguntas fáceis, respostas difíceis #10

Chegou a hora de responder mais algumas perguntas difíceis de maneira fácil, afinal nem todo mundo tem paciência para ler explicações que são mais complicadas do que a própria pergunta.
Confira as outras partes dessa matéria clicando aqui, e mate a sua curiosidade agora mesmo.

Por que vacas são sagradas na Índia?

Imagem de domínio público
Simples, não são. Vacas são sagradas apenas para os hindus e eles são apenas 80% da população do país, ou seja, tem muita gente lá que não liga pra vacas, e mesmo assim é bom saber que nem todos os hindus consideram elas sagradas, com alguns torturando e matando esses animais em casos de crueldade animal.
As vacas serem sagrados para os hindus vem do fato de que o animal representa a deusa Bhoomi que por sua vez representa a Mãe Natureza.

Por que egípcios achavam que faraós eram deuses?

Foto de Robert Thiemann na Unsplash
Honestamente faraós são tão antigos que não existem documentos explicando como eles subiram ao poder, acredita-se que o primeiro faraó tenha dominado militarmente grande parte das terras e por isso tenha sido "coroado", o fato deles ficarem no poder por séculos era provavelmente porque o povo tinha medo de contrariá-los.
Quanto a parte dos deuses, faraós eram considerados a reencarnação ou descendente direto de um deus, e não o Deus em si. Isso provavelmente foi apenas uma história contada para que eles permanecessem no poder, afinal ninguém questionaria um deus.

Medicina alternativa funciona?

Foto de Katherine Hanlon na Unsplash
Cristais, ervas, cores, agulhas e líquidos, a medicina alternativa abrange uma grande quantidade de tratamentos que não são reconhecidos oficialmente, mas eles funcionam? Sim e não. 
Ela não funciona de verdade, nada de cristais, cores, nada desse tipo vai realmente curar uma doença como câncer, AIDS, pneumonia, etc, mas ela pode dar um efeito placebo para doenças menores.

Por que mulheres "não sabem estacionar"?

Foto de Andraz Lazic na Unsplash
Acredite ou não pode ter uma explicação cientifica para isso. Vários estudos (Linn and Petersen, 1985; Hedges and Nowell, 1995; Voyer and Saunders, 2004; Halpern et al., 2007) comprovaram que as mulheres tendem a ter menos habilidades de visualização espacial comparadas aos homens. Isso significa que elas tem mais problemas na hora de medir o espaço em que elas tem de estacionar o carro.
Mas os homens não se saem tão melhores assim, eles são mais propensos a causar acidentes por ignorar placas e faróis enquanto dirigem.
Pra se ter uma ideia do quanto esses estudos são levados a sério, alguns países já estão fazendo vagas especialmente para mulheres, que são maiores do que a dos homens, mas claro, isso não se aplica a todas as mulheres do mundo, é apenas uma generalização.

Como se resolviam crimes antes de exames de DNA?

Imagem de domínio público
Se a polícia prende milhares de inocentes todos os anos hoje, imagina antigamente quando a tecnologia era inexistente.
Antes do DNA policiais tinham de usar tudo o que eles podiam pra achar o culpado, isso inclui: descrições dadas por testemunhas, tamanho do sapato, modus operandi, cor dos fios de cabelo, descrição do cheiro do culpado, roupas, hábitos, e claro, estado mental.
Mas e se eles pegassem outra pessoa que apenas se parecesse com o culpado? Aí já era, mesmo sendo inocente você provavelmente seria enforcado a não ser que tivesse uma defesa muito boa. Pelo menos 391 pessoas já foram exoneradas depois que exames de DNA provaram sua inocência.

Qual foi o primeiro filme pornô da história?

Imagem de domínio público
Os humanos assistem e produzem tanto pornô que dá pra ficar literalmente milhares de anos assistindo tudo, mas qual foi o primeiro de todos? Pelo o que se sabe foi Le Coucher de la Mariée, um filme francês de 1896. O pornô mesmo era só uma mulher se despindo, tomando um banho e se vestindo de novo, o vídeo tinha apenas 7 minutos de duração e era na verdade a adaptação de uma peça de strip tease que era feita ao vivo. Hoje apenas dois minutos do filme sobreviveram, o que inclui a sequência de nudez.

Qual o site mais acessado do mundo?

Foto de Solen Feyissa na Unsplash
Se você disse Google, você acertou, o Google é o site mais acessado na maior parte do mundo. Em dezembro de 2023, a plataforma de busca recebeu aproximadamente 84,2 bilhões de visitas, e isso apenas em um mês.

Qual o artista mais bem sucedido da história?

Imagem de domínio público
Elvis Presley pode ter morrido faz tempo mas o artista solo ainda é o que mais vendeu discos na história da música, foram 500 milhões de discos vendidos ao redor do mundo. O segundo lugar fica com Michael Jackson e seus 400 milhões de discos vendidos.

Qual a banda mais bem sucedida da história?

Imagem de domínio público
Essa não tem pra ninguém, os Beatles ainda estão no topo com vendas entre 500 e 600 milhões de cópias.

Pássaros ficam estressados em gaiolas?

Foto de Charles Postiaux na Unsplash
Depende o pássaro, e eu não estou falando da espécie. Se o pássaro foi criado em cativeiro ele provavelmente nunca conheceu a liberdade, e embora possa sofrer de tédio ele não deve estar estressado. Já um pássaro capturado na natureza vai sim ficar estressado, o que leva ele a se auto-mutilar e claro, a morrer na gaiola.

O que causa heterocromia?

Foto de Andy Bodemer na Unsplash
Heterocromia é o nome da condição que faz com que cada olho seja de uma cor, mas o causa ela? A heterocromia pode ser congênita ou adquirida.
Em geral a heterocromia congênita é de origem genética, uma simples mutação no gene pode causar efeitos gigantes no corpo humano, como exemplo temos a Síndrome de Waardenburg, uma condição genética hereditária que causa perda de audição e mudanças na coloração dos cabelos, pele e olhos. Mas ela também pode ser adquirida, como na Síndrome de Horner, que engloba um grupo de danos na enervação do sistema nervoso simpático com um dos olhos, causados no nascimento ou dentro do útero. O lado afetado tem uma pupila menor e a íris mais clara.

A constituição americana era racista?

Imagem de domínio público
Sim, e muito. Ela foi escrita (ou pelo menos debatida) quando a escravidão ainda era legal, aí já viu. Para se ter uma ideia parte dela ( a chamada Three fifths Compromise) dizia que um negro vale apenas 3/5 de uma pessoa branca, até mesmo no senso eles contavam negros assim.

Por que cães são tão amigáveis?

Foto de Nicholas Brownlow na Unsplash
Porque eles tem alterações genéticas que os fazem ser assim. Mesmo o cão mais maltratado do mundo ainda vai ser amigável se tratado certo, e isso pode ser um problemas pra eles.
Cães são hiper sociais, eles carregam variantes de dois genes chamados GTF2I e GTF2IRD1. A exclusão desses genes nas pessoas causa a síndrome de Williams, caracterizada por uma tendência de amar a todos, igual seu amigo de quatro patas.

A Bíblia proíbe calças?

Foto de Matthew Moloney na Unsplash
Como qualquer questão religiosa vai depender de pra quem você pergunta, mas tecnicamente sim, mas apenas para mulheres. Segundo a Bíblia: "A mulher não deve usar roupas masculinas, e o homem não deve usar roupas femininas, pois todo aquele que faz essas coisas é detestável ao Senhor, seu Deus. Deuteronômio 22:5". E como calças são consideradas roupas masculinas mulheres devem usar apenas saias.

É normal um olho ser mais sensível do que o outro?

Foto de Utkarxh Rathore na Unsplash
Sim, é completamente normal um olho não aguentar tanta luz como o outro. Mesmo assim se a sensibilidade for muita pode ser um grande problema e você deve procurar um médico.

Por que espécies diferentes tem um tempo de vida diferente?

Imagem de domínio público
Alguns insetos nascem e morrem em 24 horas, cães vivem até os 13, humanos até os 80, algumas tartarugas vivem mais de 100 anos, e águas-vivas podem ser imortais pelo o que sabemos. Por que isso acontece?
Por incrível que pareça ninguém sabe ao certo, mas cientistas acreditam que a vida em si tem a ver com certas proteínas associados com longevidade, essas proteínas seriam o resultado da evolução natural que esses animais sofreram para combater o envelhecimento e viver mais tempo na natureza.

Por que as pessoas acham que o Velho Oeste era violento?

Imagem de domínio público
O Velho Oeste era um período calmo, quase sem assassinatos, mas essa não é a imagem que as pessoas tem dele, por quê? A culpa é dos filmes e livros, eles sempre mostram o período cheio de sangue, roubos e claro, cowboys armados.
Antes dos filmes mostrarem um Oeste violento livros já faziam isso, o fato é que livros ás vezes mentem sobre as coisas pra deixar elas mais interessantes, mas os filmes baseados nos livros não sabiam disso e também mostraram um oeste violento, a partir daí ninguém sabia mais o que era verdade e o que não era.

Por que o Oscar tem esse nome?

Foto de Samuel Ramos na Unsplash
A cerimônia se chama Prêmios da Academia, mas todo mundo chama de Oscar, a culpa é da estatueta que eles dão para os nomeados, ela sim se chama Oscar.
Segundo a lenda o nome veio da bibliotecária do Oscar e futura Diretora da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Margaret Herrick. A história diz que, quando Herrick viu pela primeira vez a estátua em 1931, ela disse "nossa, parece o meu tio Oscar", aí o nome pegou de vez.

Você curtiu a matéria? Então visite e curta o nosso facebook também, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário