3 de dezembro de 2018

Músicas que você já ouviu você só não sabe onde

A música faz parte de nossa vida, ela está em comerciais, filmes, séries, novelas e até videogames, e muitas delas são usadas repetidamente, ficando pra sempre na memória das pessoas.

Foto de Julio Rionaldo na Unsplash
Mesmo assim você provavelmente nem sabe de onde essas músicas vieram, mas você vai descobrir agora.



Essa música com certeza fez parte de sua infância, estamos falando de The Elephant Never Forgets, do produtor e músico francês Jean-Jacques Perrey, você não reconhece o nome, mas basta ouvir a música que ela vai parecer muito familiar pra você.
Caso ainda não tenha se tocado essa musica é a abertura do Chaves! Ela foi composta em 1970, mas apenas em 2010 Roberto Gómez Bolaños, o criador da famosa serie mexicana, foi processado por usar a composição sem autorização, o processo terminou quando Bolaños pagou o autor.
E vale mencionar que a música The Elephant Never Forgets foi inspirada pela Marcha Turca de Beethoven, que então seria a música original do Chaves e sua turma.

Se você vive no Brasil você já deve ter ouvido essa música pelo menos uma vez por semana. Für Elise (Para Elise) de Ludwig van Beethoven é talvez a mais conhecida obra dele a par da melodia da sua famosa Quinta Sinfonia.
Mas aqui no Brasil ninguém a conhece por esse nome, ela é chamada apenas de "música do gás". Não se sabe a que se deve o uso da música como jingle, já que não há nenhum tipo de relação entre a música e o Gás. 
Mesmo os próprios vendedores/distribuidores afirmam desconhecer a razão da música ser reproduzida nas caminhonetes que circulam pelas cidades e bairros brasileiros. Isso apenas virou um costume, que eles continuam a fazer ano após ano.

A Entry of Gladiators (Entrada dos Gladiadores) foi composta por Julius Fucik em 1897, mas hoje em dia quem usa ela não são guerreiros, basta você ouvir o começo da música e você vai se tocar.
A música é usada por circos ao redor do mundo, principalmente durante a abertura.

Outra música muito usada em circos é a Sabre Dance de Aram Khachaturian, de 1942. Ela era originalmente uma música feita para o balé. 
A música acabou ganhando popularidade nos E.U.A devido as jukebox que tocavam ela, muitos artistas fizeram sua própria versão dela também.

Mitch Miller - The River Kwai March, mais uma música que você nunca saberia dizer o nome, mas basta ouvir o começo e você vai saber a melodia perfeitamente.
Ela foi composta em 1957 e usada no filme A Ponte do Rio Kwai, desde então a música caiu nos lábios do povo.

A música Aquarium de Camille Saint-Saëns é sempre usada em filmes e séries quando algo fantasioso acontece. A música foi composta para O Carnaval dos Animais, em francês, Le Carnaval des Animaux, que é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns, composta em fevereiro de 1886, quando o compositor passava férias em uma pequena aldeia na Áustria, após ter chegado de uma turnê sem muito sucesso na Alemanha.

Rossini - William Tell Overture, essa música ficou conhecida como "música da manhã" e não é pra menos, muitos filmes e séries a tocam quando o personagem está acordando, você com certeza vai reconhecer ela.

E outra parte da William Tell Overture (a música completa tem cerca de 12 minutos) é muito, mas muito usada em cenas de corrida e perseguição, principalmente de cavalos.

 
Green Onions de Booker T. & the M.G.s, lançado pela Stax Records em outubro de 1962. Essa música foi tocada em vários filmes, normalmente quando algo interessante está para acontecer, como um roubo por exemplo.

Uma musica comumente usada em comédias antigas, Baby Elephant Walk de Henry Mancini foi escrita em 1961 para o filme Hatari! Mas acabou aparecendo em vários filmes e séries, sem contar os covers feitos por vários artistas.

Muito usada em filmes de terror a Toccata and Fugue in D Minor do compositor Johann Sebastian Bach virou sinônimo de vampiros. A música vem lá de 1704 e desde então apareceu em muita coisa, de televisão a cinema.

E essa música de nome super complicado, a Frühlingsstimmen de Johann Strauss II composta em 1882, virou a música perfeita para qualquer cena de balé.
Muitos já usaram essa música, da série antiga dos Três Patetas, os Looney Tunes, Tom e Jerry e o até o filme Fantasia da Disney.

Frédéric Chopin compôs sua Sonata para piano Nº 2 em si bemol menor, Op. 35 em 1839. Essa música é muito usada quando o personagem está triste, basta você ouvir a música para sentir a tristeza dele.
Ela também é muito usada em funerais hoje em dia.

A música mais usada em casamentos ao redor do mundo se chama apropriadamente Marcha Matrimonial, do compositor Felix Mendelssohn Bartholdy escrita em 1842. Originalmente a música foi feita para acompanhar uma peça de Shakespeare.
A primeira vez que a "Marcha Matrimonial" ou "Marcha Nupcial" de Mendelssohn foi usada em um casamento foi quando Dorothy Carew se casou com Tom Daniel na Igreja de São Pedro, em Tiverton, Inglaterra, em 2 de junho de 1847, quando foi executada pelo organista Samuel Reay.
No entanto, a música não se tornou popular em casamentos até que foi selecionada por Victoria, a Princesa Real da Inglaterra para o seu casamento com o príncipe Frederico Guilherme da Prússia, em 25 de janeiro de 1858. A noiva era a filha da rainha Vitória, que amava a música de Mendelssohn e para quem Mendelssohn tocava frequentemente durante as visitas à Grã-Bretanha.
Quando os plebeus viram aquela música sendo tocada no casamento da realeza, toda mulher queria que ela fosse tocada em seu próprio casamento. Hoje quase todos os países ocidentais tocam ela quando a noiva entra na Igreja.

A Rondo alla Turca faz parte da Sonata Número 11 de Mozart, de 1783. Muito usada em cenas de balé e em cenas de orquestra essa música já passou por vários filmes, séries e desenhos animados.

O primeiro movimento da 5ª sinfonia de Beethoven, composta entre 1804 e 1808. Ela já foi usada em tudo que você pode imaginar, alguns exemplos famoso incluem o vídeo game Dragon's Lair II: Time Warp, o filme Fantasia 2000 da Disney, uma adaptação aparece como tema para o programa de TV Judge Judy, ela também já apareceu em Doctor Who, nos Simpsons e vários outros.

Se você gostou dessa matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos, temos muitas outras matérias interessantes para você ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário