8 de abril de 2015

Dicas para Blogger 5 - Glossário para blogueiros iniciantes

Glossário para blogueiros iniciantes


Se você criou seu blog a pouco tempo, é provável que você nem sempre saiba o que os termos que você encontra por aí significam. Então aqui vai um glossário rápido:

Post: é o conteúdo que você coloca no seu blog, cada matéria escrita é um post.

URL: é o endereço do seu site,  significa  Uniform Resource Locator  ou Localizador Padrão de Recursos.

Meta Tags: é uma das várias ferramentas que os buscadores utilizavam para formar seus resultados, com elas ficava mais fácil utilizar palavras chaves para achar determinado conteúdo entre os milhões de sites que existem por aí (se quiser saber mais clique aqui).

Layout: é o "rosto" do seu site, tudo que você enxerga é parte do layout, desde o título até a borda.

Banner: imagens de diversos formatos utilizadas principalmente para propaganda, são feitas utilizado código HTML (se quiser saber mais clique aqui).

HTML: é a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". É um código utilizada para produção de páginas na internet, ele faz com que os documentos possam ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador sem precisar converte-los. 

JavaScript: é definido como uma "linguagem de programação interpretada", no caso do blogger é com o JavaScript que você utiliza os códigos HTML, o programa os lê e os transforma, isso é muito usado na criação dos banners.

Caixa alta e Caixa baixa: é a expressão usada em tipografia para referir a escrita com letras maiúsculas e minúsculas respectivamente. Você deve ficar atento a alguns avisos, em alguns programas e ferramentas nem sempre você pode escrever algo em caixa alta ou baixa.

Links: É uma palavra, texto, ou imagem que permite o acesso imediato à outra página, documento ou site, bastando ser clicado. É comum o link estar sublinhado ou em cor diferente do resto do texto.

Tags: Tag significa etiqueta. Elas são uma maneira rápida de separar os seus posts por categorias.

Gadgets ou Widgets: ambos tem o mesmo significado, eles podem ser um software, módulo, ferramenta ou serviço que pode ser incorporado no seu site. Os gadgets são mais conhecidos como ferramentas (você pode escolher quais  utilizar usando as opções do próprio blogger), e os widgets são mais conhecidos como pequenos menus com diversas finalidades, tais como: mostrar as horas, clima, acesso a posts de outros sites etc. Eles são feitos em códigos HTML.

RSS: Significa "RDF Site Summary", mas também é conhecido como "Really Simple Syndication" ou "Rich Site Summary". Os feed RSS são uma maneira fácil e rápida de divulgação em sites e blogs, ela é muito usada por agregadores. Funciona assim: o link e um resumo do conteúdo escolhido (ou o conteúdo inteiro) é armazenado em um arquivo de extensão , tais como .xml, .rss ou .rdf. Com um leitor de feeds RSS você escolhe entre ver ou não o conteúdo, basta clicar nele.

CSS: Cascading Style Sheets é uma "folha de estilo". Composta por várias “camadas”, ela é utilizada para definir a aparência em páginas da internet que são produzidas com linguagens de marcação (como por exemplo: XML, HTML e XHTML).

Curtiu? Então venha curtir o nosso facebook para nós ajudar a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário