10 de agosto de 2019

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #3

Existem muitas palavras por aí, e a maioria delas eu aposto que você nem sabe de onde vieram, nosso idioma é uma mistura de línguas antigas como o latim misturadas com português, espanhol e muitas outras, e todas eles tem um significado por trás.
Se você ficou curiosos e quer ver ainda mais palavras, clique aqui e leia as outras partes dessa matéria.

Foto de Nicholas Jeffries na Unsplash
Quando você se refere a outra pessoa você provavelmente chama ela de "você" não é mesmo? A palavra passou por várias modificações com o tempo, a sua origem etimológica encontra-se na expressão "vossa mercê", que se transformou sucessivamente em "vossemecê", "vosmecê", "vancê" e finalmente "você".
"Vossa mercê" (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome "tu".

Foto de Aiden Frazier na Unsplash
Para estar vivo você tem de ter "vida", a palavra vem do latim "vita", ela tinha a ver com "estar vivo". Já a palavra "viver" vem do latim "vivere". Ambas as palavras também podem ter raízes no idioma Indo-Europeu, na palavra "gweie" que significa "viver".

Foto de Aiden Frazier na Unsplash
Já "morte" vem também do latim, da palavra "mors" que literalmente significava "morte" ou "morrer". "Mortífero", que significa "o que causa a morte", vem de "mors" + "ferre", que significa "portar ou levar".
Já "fúnebre" vem do latim "funus" que significa "morte, enterro ou cadáver".


Foto de Kenny Eliason na Unsplash
Aquele que observa policia os outros. "Polícia" é um termo derivado do grego "polis", "cidade", no sentido de "observar a cidade" ou "cuidar da cidade".

Foto de Marek Piwnicki na Unsplash
Se você é religioso você deve acreditar que tem uma "alma", a palavra é um termo equivalente ao hebraico "néphesh" e ao grego "psykhé" e significa "ser", "vida" ou "criatura". 
Etimologicamente falando ela deriva do termo latino "animu" (ou "anima"), que significa "o que anima".

Foto de todd kent na Unsplash
Muitas pessoas moram em uma "casa", Esta palavra vem do latim "casa" que significava "choupana" ou basicamente qualquer moradia pobre.
Só depois de muitos anos é que "casa" passou a ser usada para definir qualquer moradia, independentemente da situação financeira.

Foto de Nathan Dumlao na Unsplash
Por incrível que pareça a palavra "casamento" deriva da palavra "casa" junto com "memtum". "Casamemtum" seria algo como "terreno com uma moradia", isso porque antigamente ter seu próprio lugar para morar era uma grande parte do casamento.
A palavra "matrimônio" também já existia no latim "matrimonium", que se formou de "mater" ou "mãe", com influência de "patrimonium", ou seja, "patrimônio da mãe".

Foto de Ricky Kharawala na Unsplash
Se você quer algo educadamente você diz "por favor", a expressão vem do latim "faveo" que significa algo como "apoiar, encorajar, satisfazer e favorecer", mas também pode significar "ser agradável".

Foto de The Nix Company na Unsplash
Um dos alimentos mais consumidos do mundo a "pizza" tem diversas teorias sobre sua origem. Alguns etimologistas acreditam que a palavra tenha se originado a partir do alemão antigo "bizzo", que significa "morder" ou "pedaço" (usado para se referir aos pedaços de alimentos). Este termo foi adaptado para a versão gráfica "pizza" quando chegou à Itália. Os italianos se apropriaram desta palavra (que estava relacionada a ideia de "porções de comida") para batizar o típico "pão-torta", que era bastante popular entre os italianos.
Mas "pizza" também pode vir do grego medieval "petta", que significa "torta" ou "bolo".

Foto de The Nix Company na Unsplash
Os televisores estão em todo canto hoje em dia, a origem da palavra "televisão" provavelmente vem da junção de duas palavras: do grego "tele", que significa "distante", e do latim "visione", que significa "visão". A palavra é muitas vezes abreviada apenas para "TV".

Foto de Denny Müller na Unsplash
"Internet" é um vício nos dias de hoje, e olha que ela é algo relativamente novo. O nome tem origem inglesa: "Inter" significa "interna" e "net" significa "rede", ou seja, uma "rede interna" para compartilhamentos.

A palavra "site" em inglês tem exatamente o mesmo significado de "sítio" em português, pois ambas derivam do latim "situs" ou "lugar demarcado, local, posição" e, primariamente, designa qualquer lugar ou local delimitado, até mesmo dentro da internet.

Foto de Jonas Koel na Unsplash
Grande parte da evolução humana, o "gado" deriva do espanhol "ganado", que significa "bens ou coisas que foram ganhas". "Touro" vem do latim "tauros". Já "boi" vem do latim "bos", palavra usada para identificar tanto touros quanto vacas. E por último "vaca" vem do latim "vacca" e seu "leite" vem do latim "lacte".

Foto de Lance Asper na Unsplash
"Carro" vem do latim "carrum", que era o nome dado a um veículo de guerra celta de duas rodas, usado em batalhas para atacar inimigos. 
"Veículo" vem do latim "vehiculum", que pode ser traduzido como "meio de transporte", essa palavra também deu origem ao termo "vagão".

Foto de Majestic Lukas na Unsplash
"Moto" vem de "motocicleta" que vem provavelmente do latim "motus" que significa "movimentação ou mover".
Já a moto dos pobres, a "bicicleta", vem do francês "bicyclette" que deriva de "bicycle", união de bi, ou dois, com a palavra grega "kyklos", "roda", ou seja, "duas rodas".


Foto de Ricardo Cruz na Unsplash
Do grego "spathé", que em latim deu "spatha", que significa "arma branca", a "espada" é uma das principais armas da humanidade. Já "escudo" vem do latim "escudum", a "guante", que é a luva de metal que eles usavam para segurar as armas, vem do frâncico "want" ou "punho".

Foto de lifesimply.rocks na Unsplash
O estilo de música "Rock and Roll" vem da expressão americana "rocking and rolling", que quer dizer "balançar e rolar". 
Essa expressão podia significar tanto "dançar" quanto "fazer sexo". Um sentido ambíguo que ajudava a propaganda de que o Rock era um estilo indecente.

Foto de VENUS MAJOR na Unsplash
No Brasil acredita-se que o termo "samba" foi derivado de "semba" (umbigada), palavra de origem africana de onde vieram a maior parte dos escravos do Brasil. A umbigada era uma dança antiga e tradicional.
Já "Carnaval" vem do latim "carnem levare", que significa "abster-se, afastar-se da carne", isso por que a carne era proibida durante a Quaresma.

Foto de Hamid Roshaan na Unsplash
A origem da palavra "aniversário" vem da antiga Roma, da expressão "Anniversaria Dies", que significava "dias que merecem atenção especial" ou apenas "que acontece todos os anos". A expressão latina era composta pela palavra "Dies" que significava "dias", e a outra palavra era derivada de "Annus", "ano".

Se você curtiu essa matéria, leia mais matérias interessantes e engraçadas em nosso site, ou curta nossa página no Facebook: Real World Fatos para receber matérias todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário