13 de setembro de 2023

Os museus mais estranhos do mundo #2

Seja muito bem-vindo a segunda parte de nossa série sobre os museus mais estranhos do mundo, afinal quem precisa ver as melhores pinturas e esculturas do mundo quando você pode ver coisas como coleiras, água de torneira, salsichas, arames farpados e hambúrgueres? Confira e se surpreenda mais uma vez com a gente.

O Big Mac Museum está localizado dentro de um McDonald's em North Huntingdon, cerca de 30 minutos a leste de Pittsburgh, EUA. O local foi fundado por Jim Delligatti, que abriu o primeiro restaurante McDonald's no oeste da Pensilvânia, além disso ele também é o criador do famoso Big Mac, um item que começou a ser vendido em seu restaurante em 1967, com um preço de apenas 45 centavos.
No museu as pessoas podem aprender mais sobre a história do restaurante e, claro, do Big Mac. Além disso o local apresenta pequenos mostruários de embalagens vintage do McDonald's, embalagens mais novas e até brinquedos infantis que trazem aquela nostalgia da marca aos visitantes.

O The Dog Collar Museum, localizado no Castelo de Leeds (Reino Unido) é inteiramente dedicado a coleiras de cachorros. O local foi fundado em 1977 quando a colecionadora de antiguidades Gertrude Hunt exibiu sua coleção de 60 coleiras para cães. Desde então, o museu continuou a se expandir e agora ele tem mais de 130 objetos em exposição.
O item mais antigo da coleção data do final do século XV e é um colar de um mastim de rebanho de ferro espanhol, que teria sido usado para proteção contra os lobos e ursos que vagavam pela Europa daquela época.

O Museu do Pão Europeu, ou Museum of Bread Culture, localizado em Ebergötzen, no sul da Baixa Saxônia, Alemanha, é um museu dedicado ao desenvolvimento histórico da panificação. Por meio de exibições e demonstrações o museu mostra a história do cultivo de grãos na Europa, incluindo o processamento de grãos e a moagem, além de mostrar exemplos de pães na arte e outros assuntos relacionados a panificação.
Fornos neolíticos reconstruídos, moinhos de vento, carroças de pão, máquinas agrícolas, documentos, ferramentas e equipamentos para a preparação do pão são alguns dos objetos expostos no local.

Ainda no tema de comida e Alemanha nós temos o Deutsches Currywurst Museum, um museu temático localizado em Berlim. O museu aborda o tema da alimentação em geral, mas ele foca principalmente no prato de fast-food chamado currywurst, que nada mais é do que salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry. Esse foi o primeiro (e pelo que se sabe o único) museu sobre currywurst, e ele recebe aproximadamente 350.000 visitantes anualmente.
O museu foi inaugurado em 15 de agosto de 2009, 60 anos após a invenção do currywurst em 1949 pela chef berlinense Herta Heuwer. O fundador do museu, Martin Löwer, teve a ideia de abrir o local durante uma viagem de férias à Jamaica. Lá ele visitou uma exposição sobre a raiz do inhame e começou a pensar que tipo de comida seria popular em Berlim. Löwer considerou que a currywurst possuía "status" na Alemanha e usou o prato para criar o museu.

O Museu do Arame Farpado é um museu dedicado ao... bom... arame farpado, ele fica localizado em La Crosse, Kansas, Estados Unidos, local conhecido como a "Capital Mundial do Arame Farpado".
O museu se concentra em arames farpados e sua história, exibindo mais de 2.000 formas diferentes de arame no total. Ele foi fundado em 1970, e além de ser um museu ele também é a sede da Antique Barbed Wire Society, uma organização internacional "comprometida em coletar, preservar, exibir e interpretar a herança histórica do arame farpado e itens relacionados ao arame farpado", e também do Larry Greer Research Center, que abriga coleções de publicações relacionadas à história do arame farpado e uma coleção completa de patentes relacionadas ao objeto.

O Museu da Água de Torneira de Pequim foi construído no local original da primeira estação de tratamento de água em Beijing, a Zhongzhimen Water Plant. Ele basicamente conta a história do abastecimento da cidade, mas também conta com 130 objetos, modelos e artefatos, como por exemplo cupons de água vintage que datam da primeira empresa de água da capital, a Jingshi Tap Water Company.
O curioso é que muitos residentes do local nem ao menos bebem água da torneira, isso porque mesmo após essas estações de tratamento serem construídas a água local ainda era imprópria para consumo.

O British Lawnmower Museum é um museu dedicado à história dos cortadores de grama, ele fica localizado, como o nome indica, na Inglaterra e tem mais de 300 exposições restauradas de máquinas de jardinagem dos últimos 200 anos, e também patentes e projetos que datam de 1799.
Mas se isso não for muito a sua praia ele também tem uma coleção de cortadores de grama que pertenceram a pessoas famosas, incluindo o príncipe Charles, a princesa Diana e o guitarrista e astrofísico inglês Brian May (da banda Queen).
Mas se isso também não for a sua praia você pode visitar o local apenas para aprender a consertar seu próprio cortador de grama.


Nos EUA existe o Celebrity Lingerie Hall of Fame, um local dedicado a roupa de baixo de celebridades hollywoodianas. Enquanto o andar térreo é dedicado ao varejo, o andar de cima é onde você encontra coisas como a cueca boxer de Tom Hanks usada no filme Forrest Gump e as roupas intimas do elenco de Barrados no Baile.

Quem não gosta de sal e pimenta? O Salt and Pepper Shaker Museum está localizado em Gatlinburg, Tennessee, ele abriga mais de 20.000 pares de saleiros e pimenteiros de todo o mundo, mas há também um museu gêmeo em El Castell de Guadalest, Alicante, Espanha, que exibe outros 20.000 pares.
Tudo começou em 2002 com Andrea Ludden, uma arqueóloga belga. Seu objetivo declarado era "mostrar a criatividade de todos os artistas que criaram um item cotidiano em uma infinidade de formas e materiais."

Fetos deformados, criaturas com cabeças e membros extras, e até mesmo uma cabeça humana decapitada preservada em vinagre, esses são alguns dos 200,000 itens que você vai encontrar no Kunstkamera, que na verdade foi o primeiro museu da Rússia, estabelecido por Pedro, o Grande e terminado em 1727.
Originalmente o local não era exatamente um museu, mas sim um gabinete de curiosidades, que é um local onde, durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e XVII, se colecionava objetos raros e estranhos, muitas vezes falsos.

Que tal um museu dedicado a coisas que nem existem? Esse é o Museu de Criptozoologia Internacional, dedicado a monstros e qualquer animal não verificado de maneira oficial.
No local você encontra esculturas de seres mitológicos como o Abominável Monstro das Neves e o do Lago Ness, e também itens falsificados, como pegadas, ossos e pelos desses animais fantásticos.
Até hoje o local divide o público, com alguns achando ele uma diversão inofensiva e outros achando que ele está propositalmente desinformando o público com achados falsos.

O museu tailandês Condom Museum é dedicado a preservativos, o país é na verdade um dos maiores produtores desse tipo de produto, e mesmo assim ele sofre muito com doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. O local seria então um meio de chamar a atenção para preservativos e conscientizar o povo local e também os turistas.

O Museum of Enduring Beauty é dedicado a mostrar a evolução da beleza (algo que nós já fizemos aqui), lá você vai ver imagens e esculturas do que é ou já foi considerado belo em outros países, como argolas labiais e anéis de pescoço.
O museu fica na Cidade de Malaca, Malásia, ele foi inaugurada em 1996 e ocupa o último andar do antigo prédio da Câmara Municipal da Cidade Histórica, que foi originalmente construído na década de 1960 e que se acredita ter sido construído sobre as ruínas de um prédio holandês. Mas ele não é o único museu que fica nesse prédio...

No mesmo prédio nós temos também o Kite Museum, dedicado a pipas ele mostra aos visitantes coisas relacionadas a esses brinquedos, como seu uso em comunicações, como armas, esporte, atividades de lazer, como diferentes países fazem pipas, diferentes materiais para fazer pipas, o papel das pipas na vida das pessoas e mais.

O Burlingame Museum of Pez Memorabilia, localizado em Burlingame, Califórnia, foi inaugurado em 1995 e era administrado por Gary e Nancy Doss, que colecionavam dispensadores de Pez há mais de uma década. Mas o que são Pez? Eles são pequenos doces austríacos de vários sabores que ficaram famosos devido aos seus vários dispensadores, que normalmente carregam 12 pedaços de Pez cada.
O casal Doss inicialmente administrava uma loja de informática e exibia alguns de seus dispensadores na loja, quando descobriram que os clientes estavam mais interessados ​​nos dispensadores do que nos computadores eles decidiram abrir um museu. O local afirmava ter um exemplar de cada dispensador de Pez já vendido, incluindo alguns bem raros, como um dispensador da Mulher Maravilha autografado por Lynda Carter e um dispensador do Garfield autografado por Jim Davis.
Em 2004, o museu se expandiu e adicionou o Classic Toy Museum, que apresentava brinquedos famosos, incluindo os Tinker Toys, Erector Sets, Lincoln Logs, Mr. Potato Head, View-Masters, Colorforms, LEGO, Play-Doh, Slinkys e muito mais. Essa parte da exibição incluía ainda o Museu de Brinquedos Banidos, que apresentava brinquedos que foram recolhidos ou banidos por vários motivos diferentes.
Mas infelizmente ambos os locais fecharam as suas portas em 2019, no meio da crise global de Covid.

Le Musée des Vampires é mais um museu sobre monstros, ele fica na França e estuda como esses seres fazem parte da cultura e história de vários países. Além disso, você também pode ver os autógrafos reais de todos os atores que já atuaram como Drácula (da versão de Bram Stoker), um gato mumificado do famoso Cemitério Père Lachaise de Paris, um kit para matar vampiros e uma pintura de vampiro do famoso assassino francês Nicolas Claux. Mas tudo isso apenas com horário marcado.
A história deste museu começou quando Jacques Sirgent, um estudioso excêntrico e autodeclarado especialista do macabro, abriu "O Museu de Vampiros e Criaturas Lendárias" como uma manifestação visual de sua pesquisa sobre vampirismo, esoterismo e folclore ocidental.

Se você chegou até o fim que tal visitar nossa página oficial e quem sabe ler mais coisas interessantes e engraçadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário