Olá, seja muito bem-vindo a quadragésima parte de nossa série sobre curiosidades sobre países, hoje nós vamos ver algumas coisas que foram banidas em certos lugares e os motivos por trás disso, não importando o quão bizarro essa proibição possa parecer. Aproveite e se divirta!
Começando com os E.U.A, por lá os ovos Kinder são proibidos devido a questões de segurança relacionadas a ter um "objeto não nutritivo" dentro do produto. De acordo com a Lei de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos de 1938, isso torna os ovos Kinder Surprise um "alimento adulterado" e, portanto, ilegal para importar e vender. Sim, os E.U.A, um país onde até crianças podem ter armas de fogo, achou que os famosos brindes dos Kinder Ovos eram perigosos demais.
Monges budistas no Tibete só podem reencarnar com permissão do governo chinês. Sim, você leu isso certo, a China baniu reencarnações.
Muitas pessoas acham que a única razão pela qual essa lei foi criada foi para insultar o Dalai Lama, e eles provavelmente estão certos.
Andadores de bebê são proibidos no Canadá desde 2004, e por 15 anos antes disso, grandes varejistas concordaram em respeitar uma proibição voluntária. Se você for pego com um andador de bebê em sua posse (ou estiver vendendo um), poderá ser multado em até CA$ 100.000.
O governo federal canadense proibiu os andadores por causa do perigo que eles representam já que os bebês simplesmente não têm habilidades, reflexos ou capacidade cognitiva para usá-los com segurança. Uma das principais preocupações eram os ferimentos na cabeça, pois os bebês caíam de escadas enquanto estavam no andador, ou até mesmo do próprio andador. Em outras situações, os bebês ficavam altos o suficiente nos andadores para alcançar objetos potencialmente perigosos que estariam fora de seu alcance normalmente.
Cidadãos do Paquistão, Indonésia e Arábia Saudita estão proibidos de comemorar o Dia dos Namorados. Eles proibiram o feriado porque ele não é uma tradição muçulmana e se concentra em um amor que não é direcionado a Alá.
O Japão baniu gordos, ou quase isso. Se você mora no Japão e tem entre 40 e 74 anos, há uma lei que exige que a empresa para a qual você trabalha meça a sua cintura. Se ela for maior do que os limites exigidos pelo governo você receberá "orientação dietética" e sua empresa poderá ser multada.
Até 1995, havia apenas um restaurante McDonald's nas Bermudas. Agora, eles tem zero. O país tem uma lei que proíbe lanchonetes estrangeiras de fast-food que está em vigor desde a década de 1970. O McDonald's, no entanto, conseguiu encontrar uma brecha em 1985 ao construir um restaurante em um prédio que na verdade pertencia aos Estados Unidos, uma Estação Aeronaval. Essa estação fechou em 1995 e o McDonald's fechou junto com ela.
De acordo com o site mic.com, a franquia tentou mais uma vez "invadir" as Bermudas em 1999, mas desta vez a lei venceu.
De acordo com o site mic.com, a franquia tentou mais uma vez "invadir" as Bermudas em 1999, mas desta vez a lei venceu.
Os homens não podem usar mullets, rabos de cavalo ou qualquer cabelo comprido no Irã. Bom, na verdade o que eles não podem usar são os chamados "estilos de cabelo ocidentais". Essa proibição foi feita como uma tentativa de preservar a cultura do país e combater o "imperialismo cultural".
Roupas íntimas rendadas estão proibidas de serem vendidas na Rússia, Bielo-Rússia e Cazaquistão. Em 2013, foram aprovados regulamentos que exigem que as roupas que tocam a pele contenham pelo menos 6% de algodão. Isso na verdade foi feito por questões de saúde, pois segundo os países a renda não é um tecido respirável para a pele.
A venda de gomas de mascar na Singapura é ilegal desde 1992. Desde 2004, existe uma exceção para gomas de mascar terapêuticas, odontológicas e de nicotina, que podem ser compradas de um médico ou farmacêutico registrado. Não é ilegal mascar chicletes no país, mas é contra a lei importá-los e vendê-los, com pena de prisão e multas de até 100.000 dólares singapurianos.
A goma de mascar estava causando problemas de manutenção em prédios residenciais públicos, com vândalos jogando chicletes mastigados em caixas de correio, dentro de fechaduras e botões de elevadores. Gomas de mascar estavam ainda sendo deixadas no chão, escadas e mesas em áreas públicas, aumentando o custo da limpeza desses locais. Chicletes grudados nos assentos de ônibus públicos também foram considerados um problema no país.
Desde 2009, as pessoas na Grécia foram proibidas de usar salto alto em todos os locais históricos do país. A ponta dos sapatos de salto alto exerce muita pressão sobre o solo e pode destruir os locais arquitetônicos.
Em 2005, o presidente do Turcomenistão proibiu o lip-syncing, que é quando cantores apenas fingem cantar no palco, ele fez isso para preservar a "verdadeira cultura" do país. Curiosamente ele também proibiu a ópera e o balé, dizendo que eles eram desnecessários.
Devido às rígidas regras de direitos autorais da Austrália, é ilegal criar e compartilhar memes no país. A seção 132A parte 2 da Lei de Direitos Autorais diz claramente que "distribuir um artigo infrator que afete prejudicialmente o proprietário dos direitos autorais" é contra a lei.
Na Coreia do Norte (um país que baniu muitas coisas), você não tem permissão para usar jeans azuis, você pode usar apenas os jeans pretos. Jeans azuis são associada a cultura dos Estados Unidos, então a Coréia do Norte não permite que seus cidadãos os usem.
Em 2016, o governo da Malásia proibiu camisas amarelas depois que milhares de manifestantes vestindo camisetas amarelas inundaram as ruas de Kuala Lumpur e exigiram a renúncia do primeiro-ministro. Desde então, qualquer pessoa vestindo amarelo pode ser presa sob a suspeita de que ela esteja protestando contra o governo oficial do país.
É contra a lei alimentar pombos em Veneza, Itália, mas a lei não tem nada a ver com proteger os animais, mas sim proteger as estátuas e prédios locais das fezes desses animais. Multas pelo descumprimento da proibição começam em 50 euros.
Correr em Burundi, um pequeno país da África, pode ser considerado uma ofensa criminal, especialmente se isso for feito em grupos. Desde 2014, o presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, considera correr como um protesto ofensivo ao seu governo, por isso ele baniu a prática.
Pisar em dinheiro é ilegal na Tailândia, isso porque o baht tailandês, que é a moeda oficial do país, tem imagens do rei da Tailândia, por isso pisar na moeda é considerado muito desrespeitoso no país e, dependendo do contexto, pode lhe render um tempinho atrás das grades.
Após os protestos pró-democracia chineses de 2011, também conhecidos como Grande Revolução Democrática Chinesa de Jasmim, a palavra "jasmim" foi bloqueada pela China Mobile e China Unicom na internet do país. De acordo com uma reportagem do The New York Times de 10 de maio de 2011, a venda de flores de jasmim em mercados de flores também foi proibida.
Ela se chamava Jasmim porque foi inspirada pela Revolução de Jasmim da Tunísia, que por sua vez foi chamada assim porque a Jasmim é a flor nacional da Tunísia.
Ela se chamava Jasmim porque foi inspirada pela Revolução de Jasmim da Tunísia, que por sua vez foi chamada assim porque a Jasmim é a flor nacional da Tunísia.
Apitos são proibidos na Guatemala, aparentemente o motivo por trás disso é que muitos civis no país usavam os apitos para se passar por policiais. Estranhamente eles escolheram proibir os apitos e não os uniformes falsos da polícia.
Devido à disputa sobre quem controla uma faixa de terra no meio do Deserto do Saara Ocidental, os mapas foram proibidos no Marrocos. No entanto, você pode comprar mapas que estejam de acordo com as crenças deles nas fronteiras do país.
Na Islândia pais não podem dar nomes com C, Q e W aos seus filhos, isso porque essas letras não existem no alfabeto oficial do país.
Desde 2009, os lojistas do Irã foram proibidos de usar manequins sem lenços na cabeça ou que sejam considerados muito sexys, isso foi feito como parte de uma campanha do governo contra a chamada "influência ocidental".
Não deixem de conferir nossa página oficial em RWF para ler mais matérias interessantes como essa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário