24 de maio de 2023

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #11

Você usa palavras todos os dias, mas você sabe de onde elas vieram? Ou até mesmo o que elas significam de verdade? Provavelmente não, mas você vai saber agora graças a essa série de matérias aqui, então leia e se entretenha!

A palavra "músculo" tem uma origem muito bizarra, ela vem do latim "musculus", que significa... "rato pequeno". Mas o que um rato tem a ver com um músculo? É que nossos antepassados achavam que o formato dos músculos e seus movimentos eram parecidos com os de um rato embaixo da pele.

"Aposta" vem do latim "apposita", uma palavra que era usada originalmente para descrever coisas que ficavam uma do lado da outra. Mas o que isso tem a ver com jogatina e dinheiro? É que o que eles colocavam nas apostas, como dinheiro, comida e objetos de valor, também ficavam um do lado do outro até alguém recolher a aposta.

A palavra "dono" vem do latim "dominus", que era usada para descrever um líder ou um proprietário de algo, alguém que tivesse poder sobre alguma coisa.

Já a palavra "dominante" na verdade tem outra origem, ela vem do latim "dominans", só que essa palavra vem de "domus" que significa casa, então ela era usada para descrever quem é que mandava na casa e fazia as regras, uma posição considerada importante na antiga Roma.

O "oboé", que é um instrumento musical de sopro normalmente feito de madeira, teve seu nome originado do francês "hautbois", que é uma palavra composta de "haut" ("alto", "barulhento") e "bois" ("madeira").
A ortografia do "oboe" foi adotada em inglês nos anos de 1770 da palavra italiana "oboè", depois ele chegou ao Brasil como "oboé".

A palavra "AIDS" tem sua origem no inglês, ela na verdade é um acrônimo para "Acquired Immunodeficiency Syndrome", que pode ser traduzida como "Síndrome da Imunodeficiência Adquirida".

A palavra "quiroprático" vem do grego "khiros", que significa "mão", junto com "praktikos", que significa "prático". Uma referência aos quiropraxistas fazerem ajustes no corpo de outra pessoa apenas com as mãos.

"Petróleo" é na verdade a junção de duas palavras, ela vem do latim "petra", que significa "pedra", e "oleum", que significa "óleo". Isso é devido ao fato de que era comum (e ainda é) descobrir reservas de petróleo ao fazer buracos no chão, que era formado de pedras.

Acredita-se que a palavra "perfeito" venha do latim "perfectus", que significava algo como "completo", era uma palavra usada para descrever quando algo havia sido terminado de vez, que não precisava mais de mudanças.

Para medir a temperatura de algo nós costumamos usar os famosos graus "Celsius", isso não é apenas uma palavra é na verdade um nome, ele é uma homenagem a Anders Celsius, que foi um astrônomo, físico e geofísico sueco. Foi ele quem propôs que o mundo usasse um novo sistema para medir temperaturas, um novo sistema que foi nomeado em sua honra.

"Bunda" é uma palavra que não vem do grego, nem do latim, nem inglês nem nada, ela vem do quimbundo, uma língua africana, mais precisamente da palavra "mbunda", que significava algo como "traseiro", "nádegas", etc.

A palavra "time" vem do inglês "team", que era uma palavra usada para descrever grupos de coisas, como de animais. Com o passar do tempo ela passou a ser usada para definir um grupo de pessoas que tinha o mesmo objetivo.

A palavra "bizarro" tinha um significado completamente diferente, ela veio do espanhol "bizzarro", que significava algo como "elegante", "gentil", "nobre", etc. Foram os franceses que passaram a usar sua versão da palavra para indicar algo que era estranho, que acabou virando o principal significado da palavra hoje em dia.

E falando em "dia", essa palavra vem da palavra latina "dies", que por sua vez é originária da raiz indo-europeia "dei-" que significa "brilhar".

Já a "noite" vem de "nocte", que é a forma do latim vulgar que corresponde ao latim clássico "nox", que já era o nome usada para definir o período de escuridão que segue o dia.

"Anônimo" vem do antigo grego "ἀνώνυμος" (leia-se "anonymos"), essa palavra por sua vez é formada pelo prefixo grego de negação "α-", o protoindo-europeu "n̥-", que também significa algo como negação, e "ὄνυμα", que significa "nome", ou seja, anônimo era usado para pessoas que não tinham ou se recusavam a dar seu nome.

A palavra "terrorismo" vem do latim "terror" com "ismo", que juntos significam algo como "grande medo", "pavor imenso", etc. Acredita-se que a palavra tenha nascido em 1798 na Europa, sendo usada na época para nomear o regime vivido pela França entre setembro de 1793 a julho de 1794 e a anarquia no final do século XIX.

"Carneiro" vem do latim "carnariu", palavra que originalmente se referia à carne desses animais, que obviamente servia como alimento aos seres humanos, ela então é um derivado de "caro", que significa literalmente "carne".

"Digitação" tem uma origem simples e fácil de entender, ela vem do latim "digitus" que significa "dedo", já que usamos os dedos para digitar é fácil ver porque essa conexão aconteceu.

A palavra "turismo" vem do francês "tour", que significa algo como "dar uma volta", ás vezes resumida como "passear". A palavra em francês, porém, tem sua origem no vocábulo "tornus" em latim, que quer dizer "movimento" ou "volta".

Não deixe de visitar e curtir nossa página oficial em RWF se você quiser ler mais coisas interessantes e engraçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário