terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Filmes que são cópias descaradas e bizarras #3

No mundo dos longa metragens sempre existiu um jeito fácil de se ganhar dinheiro, basta copiar aquilo que deu dinheiro para outra pessoa. E não, nós não estamos falando de paródias, estamos falando de cópias que chegam a ser bizarras. Confira agora mesmo mais alguns exemplos e se divirta com a gente!


Todo mundo conhece E.T. O Extraterrestre, o clássico de Spielberg que emocionou milhões, mas poucos conhecem Mac and Me, sua cópia não tão famosa.
Mac and Me, ou Mac - O Extraterrestre, é um filme americano de comédia e ficção científica de 1988 dirigido por Stewart Raffill e co-escrito por ele e Steve Feke. Estrelado por Christine Ebersole, Jonathan Ward e Tina Caspary ao lado de Lauren Stanley e Jade Calegory, o filme gira em torno de uma "Criatura Alienígena Misteriosa" (MAC em inglês) que escapa de agentes da NASA e faz amizade com um menino cadeirante chamado Eric Cruise. Juntos, Eric e MAC tentam encontrar a família de MAC, de quem ele foi separado
O filme fracassou nas bilheterias, tendo custado cerca de 13 milhões e só lucrando 6 milhões, além disso ele foi universalmente criticado sendo até mesmo indicado a quatro prêmios Framboesa de Ouro, ganhando o de Pior Diretor e Pior Nova Estrela. Tudo isso fez com que suas sequências fossem canceladas.

The Fly (A Mosca) é um clássico do cinema de terror, lançado em 1958 o filme conta a história de um cientista que se transforma em uma criatura grotesca depois que uma mosca doméstica entra sem ser notada em um transportador molecular com o qual ele está experimentando, resultando na combinação de seus átomos com os do inseto, que produz uma mosca humana bizarra. O longa recebeu criticas mistas por ser muito aterrorizante, mas lucrou o suficiente para ter sequências e reboots por décadas, por isso não é de se estranhar que todos queriam uma parte do lucro, e isso inclui as pessoas por trás de The Wasp Woman (A Mulher Vespa).
Nessa nova história a fundadora e proprietária de uma grande empresa de cosméticos, Janice Starlin (Susan Cabot), fica perturbada quando as vendas de sua empresa começam a cair depois que se torna aparente para sua base de clientes que ela está envelhecendo. Mas um cientista chamado Zinthrop conseguiu extrair enzimas da geléia real da vespa rainha que podem reverter o processo de envelhecimento. Janice concorda em financiar mais pesquisas, a um alto custo, desde que ela possa servir como cobaia humana.
No fim a Mulher Vespa foi considerado ruim, mas ganhou alguns poucos fãs que continuam a falar do filme até hoje.

Rain Man (1988) conta a história de um garoto autista que tem a habilidade de ganhar em jogos de cassino ao contar as cartas em sua cabeça, e seu irmão, que usa essa habilidade ao seu favor. Já The Wizard (1989), que por incrível que pareça tinha conexões com a Nintendo, mostra um garoto, que tem problemas mentais, mas tem a habilidade de ganhar em qualquer jogo de videogame e seu irmão, que usa suas habilidades ao seu favor.
O filme recebeu críticas ruins na época de seu lançamento. Vários críticos de jornais rotularam-no como um "comercial de longa-metragem" para a Universal Studios Hollywood e a Nintendo. Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, chamou o filme de "um filme de exploração cínico com muitos plugues comerciais" e " insanamente sobrescrito e filmado de forma inepto". Mais tarde, ele o chamou de um dos piores filmes de 1989.

Critters (1986) era uma cópia de Gremlins (1984), com ambos mostrando seres "assustadores" causando confusão, só que em Critters eles eram aliens ao invés de "animais de estimação". O diretor negou que o filme fosse uma cópia de Gremlins, dizendo que o longa dele foi escrito primeiro, mas ele nunca mostrou evidências concretas disso.
Mesmo recebendo criticas ruins Critters fez sucesso o suficiente para ganhar sequências.

Em 1965 estrou nos cinemas Harlow, e ainda em 1965, apenas cinco semanas depois, estrou nos cinemas... bom... Harlow! Sim, é confuso mas é verdade, dois filmes com o mesmo nome sobre a vida de Jean Harlow foram lançados no mesmo ano.
Para quem não sabe Harlow foi uma atriz americana conhecida por sua interpretação de personagens "bad girl", ela foi o principal símbolo sexual do início dos anos 1930.

Life, de 2017, recebeu críticas dos fãs de Alien por copiarem tudo, da história até os sustos. O filme acompanha uma equipe de seis membros da Estação Espacial Internacional que encontram o que inicialmente parece ser a primeira evidência da vida em Marte, mas o pequeno alien logo começa a matar a tripulação. O filme lucrou mas recebeu criticas mistas.

Quando Universal Soldier foi lançado em 1992 todo mundo falou que ele era um clone de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, críticos demoliram o filme, que foi chamado de genérico e sem graça, mesmo assim ele ganhou sequências.
A história de Universal Soldier segue o soldado Luc Deveraux, que após ser morto em batalha no Vietnã é trazido de volta a vida pelo governo como um ciborgue invencível com um "olho" vermelho.

High School Musical nunca foi um dos favoritos da critica, mas isso não o impediu de ser muito popular com garotas adolescentes, então é claro que outros iriam querer copiar essa popularidade, assim nasceu Sunday School Musical - Uma Escola Muito Especial, que era a mesma coisa, só que em uma escola religiosa.
Eles na verdade nem tentaram esconder sua "inspiração", eles copiaram a capa de HSM e ainda nomearam o personagem principal de Zachary, igual o ator principal de HSM, Zac Efron.


Bee Movie - A História de uma Abelha ou Abelinhas? Ambos são filmes sobre abelhas, mas Bee Movie é o original. Nenhum dos dois recebeu notas boas dos críticos, mas Abelinhas foi consideravelmente pior, conseguindo a nota abismal de 1/10 no IMDB.

Próxima Fase - Fugindo de Rancala era claramente uma cópia de Jumanji: Próxima Fase, o longa conta a história de uma garota que viaja com suas melhores amigas para o mundo de um videogame para salvar seu irmão, que ficou preso na experiência virtual, enquanto Jumanji conta a história de uma garota que viaja para o mundo de um videogame com seus melhores amigos para salvar seu namorado, que ficou preso na experiência virtual.
O longa, assim como Sunday School Musical, não teve medo de admitir que ele era uma cópia, sua capa vinha escrito que ele era "Jumanji conhece Jogador Nº 1".

Você curtia Planeta dos Macacos? Então que tal Planeta dos Tubarões? Nesse longa o mundo é dominado por tubarões graças ao aquecimento global, mas fica ainda melhor, os tubarões são na verdade liderados por um tubarão "macho alfa mutante". Não precisa nem dizer que o longa foi muito mal recebido não é?
Ah, e pra deixar a coisa mais intimidadora os tubarões na verdade tinham sons de leões rugindo.

Com o nome de Avengers Grimm você já deve imaginar quem esse filme estava copiando não é mesmo? Segundo a sinopse oficial: "Uma criatura estranha foge para o mundo moderno depois de destruir o espelho mágico, e as princesas Cinderela, Bela Adormecida, Branca de Neve e Rapunzel são sugadas através de um portal. Altamente treinadas, elas precisam salvar a Terra."
Para ficar ainda melhor o filme ganhou uma sequência chamada Time Wars, que foi "coincidentemente" lançado perto de Avengers: Infinity War.

As Aventuras de Aladdin é claramente uma copia de... bom... Aladdin, incluindo eles terem contratado um ator negro para o papel do gênio, igual Will Smith interpretou no longa original.
A história é literalmente a mesma, já que a Disney não é tecnicamente dona dela, mas com efeitos ridículos e uma história ruim o longa foi um fracasso em todos os quesitos.

Velozes e Furiosos, esqueça eles! Vamos falar de Velozes e Ferozes! Quando os terroristas plantam uma bomba em um voo comercial, os passageiros a bordo do avião devem lutar para manter o avião no ar e todos os passageiros vivos, mas tem um porém, a bomba é manipulada para detonar sempre que o avião mergulha abaixo de 800 pés. Sim! Embora o título seja uma cópia de Velozes e Furiosos a trama era na verdade uma cópia de Velocidade Máxima, onde Keanu Reeves e Sandra Bullock tem de dirigir um ônibus que vai explodir se ele desacelerar.

Não deixem de curtir o nosso facebook para mais coisas interessantes e engraçados como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário