quinta-feira, 21 de julho de 2022

Curiosidades sobre países #36

Existem muitas coisas curiosas sobre países que você nem faz ideia, tanto que já escrevemos 35 partes dessa série e ainda vem mais por aí! Então pare de perder tempo e venha logo curtir logo essa matéria com a gente e se entretenha.

As Ilhas Marshall são a única nação soberana que não tem uma seleção nacional de futebol. Até o Vaticano tem uma, embora ela não faça parte da FIFA.

A Toyota está sediada na cidade de Toyota, Japão e foi fundada lá, mas a empresa não tem o nome da cidade, na verdade é a cidade (originalmente chamada Koromo) que pegou o nome da empresa em 1959, porque a Toyota se tornou mais famosa do que eles imaginavam.

O deserto de Gobi na verdade está se expandindo através da desertificação, principalmente no extremo sul da China, que está vendo 3.600 km² de pastagens sendo engolidas todos os anos ​ pelo deserto.

Byron Looper, um político do Tennessee, ficou conhecido por mudar seu nome do meio para "Low Tax" (Impostos Baixos) como um golpe para ganhar votos e, durante uma corrida ao Senado do estado do Tennessee, assassinar seu oponente. Na eleição, realizada um mês depois, ele ainda recebeu 1.531 votos.

Retratos de presidentes não foram retratados na moeda oficial dos EUA até o início do século XX. Os primeiros dólares tinham as figuras e rostos de personagens da mitologia grega, romana e de nativos americanos.

Sima Yan, o imperador fundador da Dinastia Jin da China, empoderou seus príncipes imperiais porque culpou a queda da Dinastia Wei anterior devido ao enfraquecimento dos príncipes imperiais. Ironicamente, isso levou à desestabilização de sua própria dinastia e forçou sua retirada do local.

Uma expedição arqueológica de 1959 tentou reencenar a rota de Aníbal pelos Alpes com um elefante real. Após 10 dias de viagem, eles levaram com sucesso o ex-elefante de circo Juno da França para a Itália.

O país Andorra tem apenas uma única pessoa atuando como embaixadora nos Estados Unidos, México e Canadá. Elisenda Vives Balmaña é a atual embaixadora nos três países e ela também já foi embaixadora na Itália e no Marrocos.

No Egito, cerca de 17.000 casos de divórcio em 2018 citaram o jogo "Candy Crush" como a causa do divórcio. Isso porque eles não permitem divórcios sem nenhum motivo, por isso esse jogo se tornou a desculpa perfeita para casais infelizes.

Existem agora mais falantes de espanhol nos Estados Unidos do que na Espanha, já que a Espanha dominou vários países cujos imigrantes vivem hoje nos E.U.A.

O hospital regional em Sundsvall, na Suécia, é resfriado o ano todo com neve armazenada dos meses de inverno, reduzindo o consumo de energia para resfriamento em mais de 90%.

Até a Segunda Guerra Mundial, o fondue de queijo era desconhecido na maioria das áreas da Suíça. Ele só se tornou o "prato nacional" como resultado de uma campanha de marketing da União do Queijo Suíço.

Uma ponte na Irlanda chamada Seán O'Casey, que foi projetada para ser aberta para navios, não pôde ser aberta por quatro anos porque alguém perdeu o controle remoto dela, mesmo só custando 1,800 euros para arrumá-la.

Apenas carros brancos são permitidos na ilha de Boracay, nas Filipinas. É uma regra municipal que foi assinada em 2001. Mesmo assim até hoje ninguém, nem mesmo os políticos atuais, sabem o motivo por trás dessa regra.

O Rio de Janeiro já foi uma capital, mas não do Brasil, ele foi a capital de Portugal. Após a conquista de Portugal por Napoleão Bonaparte, a família real portuguesa fugiu para o Brasil, eles então estabeleceram a capital de Portugal no Rio de Janeiro.

E ainda falando de Portugal, a ponte internacional mais curta do mundo fica em Esperança, Portugal. Embora ela meça apenas 3,2 metros de comprimento, esta ponte atravessa o rio fronteiriço entre Portugal e Espanha.

Cerca de 50% dos adultos na França estão infectados com o parasita da toxoplasmose. Esse parasita normalmente é inofensivo em humanos, ele é resultado de infecção com um parasita comum encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados.

Argirópolis (grego para cidade de prata) foi um local idealizada em meados do século XIX pelo presidente da Argentina, Domingo Faustino Sarmiento, como a capital da Argentina unificada, Paraguai e Uruguai. A cidade deveria ser construída na ilha Martín García, uma ilha entre Argentina e Uruguai na foz dos rios do Paraguai e Uruguai.

E falando em Uruguai, você sabia que seu nome não é realmente Uruguai? Oficialmente o país se chama República Oriental do Uruguai, mas nem o governo utiliza esse nome hoje em dia.

Em 2008, um motim em massa ocorreu na República Democrática do Congo depois que um goleiro de futebol foi acusado de usar "feitiçaria" para ganhar o jogo. Depois que a polícia apareceu, 13 pessoas morreram esmagadas por outras pessoas.

Existia uma colônia de formigas sem rainha, sem machos e sem filhotes, composta inteiramente por fêmeas não reprodutivas, que viviam em um bunker nuclear abandonado na Polônia. A colônia era complementada por formigas que caiam pelo orifício da ventilação e que não podiam escapar.
Cientistas ficaram com dó delas e colocaram uma "ponte" para elas subirem de volta, no fim a grande maioria delas voltou as suas "famílias" originais.

O Danúbio é o rio que atravessa o maior número de países do mundo, atravessando dez deles: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Moldávia e Ucrânia.

O governante de Montenegro de 1767 até 1773, Šćepan Mali (Stephen the Little, ou Stephen o Pequeno) ganhou poder fingindo ser o czar Pedro III da Rússia, que estava morto desde 1762. 
Uma delegação russa finalmente chegou a Montenegro em 1769, expôs Šćepan como uma fraude e o prendeu, mas o libertou e o devolveu ao poder ao perceber que mesmo sendo um mentiroso ele era o mais competente dos governantes potenciais de Montenegro.

Se você gosta de curiosidades e humor venha conhecer nossa página oficial em RWF, basta clicar e nos seguir agora mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário