terça-feira, 19 de abril de 2022

Descubra quem inventou as coisas que você usa no dia-a-dia

Você usa várias coisas no seu dia-a-dia, mas você sabe quem inventou elas? Muito provavelmente não, afinal isso deve ter acontecido há centenas de anos atrás, mas hoje você finalmente vai conhecer os inventores que merecem o crédito por essas coisas aqui.

Sir Timothy John Berners-Lee, também conhecido como TimBL, é um cientista da computação inglês mais conhecido por ser o inventor da World Wide Web (WWW), ele concebeu e implementou o primeiro navegador e servidor da Web e ajudou a promover o desenvolvimento explosivo da internet.
Graças a sua incrível invenção o cara ganhou várias honrarias, afinal ele mudou o mundo para sempre, isso inclui a Excelentíssima Ordem do Império Britânico e a Ordem de Mérito, além disso ele ganhou vários prêmios como o Prêmio W. Wallace McDowell (1996), Medalha Mountbatten (1996), EFF Pioneer Award (2000), Medalha Real (2000), Medalha Sir Frank Whittle (2001), Prêmio Japão (2002), Prêmio de Tecnologia do Milênio (2004), Prêmio Charles Stark Draper (2007), Prêmio Maxwell IEEE (2008), Internet Hall of Fame (2012), Prêmio de Engenharia Rainha Elizabeth (2013) e o Prêmio Turing (2016).

Raymond Samuel Tomlinson (23 de abril de 1941 - 5 de março de 2016) foi o programador de computador americano que implementou o primeiro programa de e-mail no sistema ARPANET, o precursor da Internet, em 1971. Ele foi o responsável pelo primeiro sistema capaz de enviar mensagens entre usuários em diferentes hosts conectados à ARPANET. Anteriormente o correio eletrônico só podia ser enviado para outras pessoas que usassem o mesmo computador. Para conseguir isso, ele usou o sinal @ para separar o nome do usuário do nome de sua máquina, um esquema que tem sido usado em endereços de e-mail desde então.
O Hall da Fama da Internet (sim, isso existe de verdade) disse que "o programa de e-mail de Tomlinson trouxe uma revolução completa, mudando fundamentalmente a maneira como as pessoas se comunicam".
Ele também é creditado com a invenção do handshake de três vias TCP, que está por trás do famoso HTTP e de muitos outros protocolos importantes da Internet moderna.

Hans Lippershey, (nascido em 1570 e enterrado em 29 de setembro de 1619) foi o inventor do telescópio. O primeiro registro existente de um telescópio foi uma patente de 1608 apresentada ao governo na Holanda pelo fabricante de óculos de Middelburg, Hans Lippershey, para um telescópio refrator. Ou seja, ele pode não ter criado o objeto em si, mas era legalmente o dono dele.
Anos depois Galileu ouviria sobre sua invenção e faria seu próprio telescópio, popularizando eles.

Peter Henlein, também escrito Henle ou Hele, (1485 - agosto de 1542), era um serralheiro e relojoeiro de Nuremberg, Alemanha, ele é frequentemente considerado o inventor do relógio, já que pelo que sabemos ele foi um dos primeiros artesãos a fazer pequenos relógios portáteis ornamentais que muitas vezes eram usados ​​como pingentes ou presos a roupas, e que são considerados os primeiros relógios do mundo.

Daniel Gabriel Fahrenheit (24 de maio de 1686 - 16 de setembro de 1736), com esse nome deve ficar fácil saber qual era sua área de especialidade não é mesmo? O cara era um especialista em temperaturas, sendo tanto um físico e engenheiro quanto um soprador de vidro, ele ainda tem a honra de ser o inventor do termômetro, que na época de sua invenção era de mercúrio.
Já existiam outros meios de se medir a temperatura antes, mas sua invenção era muito mais confiável e precisa do que qualquer um deles.

Samuel Morse (Charlestown, 27 de abril de 1791 - Nova Iorque, 2 de abril de 1872) não inventou apenas o famoso Código Morse, ele também é o pai do telégrafo com fio, que ele inventou lá na década de 1830 depois de observar outros telégrafos europeus, que não funcionavam muito bem e não eram comercializados.

Carl Friedrich Benz (25 de novembro de 1844 - 4 de abril de 1929), às vezes também escrito como Karl Friedrich Benz, foi um designer de motores e engenheiro automotivo alemão. Seu Benz Patent Motorcar de 1885 é considerado o primeiro automóvel prático e o primeiro carro colocado em produção em série. Ele recebeu uma patente para o automóvel em 1886.
Sua empresa Benz & Cie., com sede em Mannheim, era a maior fábrica de automóveis do mundo da época. Em 1926, fundiu-se com a Daimler Motoren Gesellschaft para formar a Daimler-Benz, que produz o Mercedes-Benz entre outras marcas. Até hoje ele é chamado de "o pai do automobilismo".

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (18 de fevereiro de 1745 - 5 de março de 1827) foi um químico, físico e pioneiro da eletricidade e da potência, creditado como o inventor da pilha voltaica, a primeira bateria que podia continuamente prover uma corrente elétrica a um circuito, isso tudo lá em 1799.
Com essa invenção, Volta provou que a eletricidade poderia ser gerada quimicamente e derrubou a teoria predominante na época de que a eletricidade era gerada apenas pelos seres vivos.
A invenção de Volta provocou uma grande quantidade de excitação científica e levou outros a conduzir experimentos semelhantes que eventualmente levaram ao desenvolvimento do campo da eletroquímica.

Em 1890, o primeiro secador de cabelo foi inventado pelo estilista francês Alexander Godefroy (1852 - 11 de março de 1933). Sua invenção era uma versão sentada que consistia em um gorro preso ao cano da chaminé de um fogão a gás, parece bizarro, mas deu certo. Godefroy inventou-o para uso em seu salão de cabeleireiro na França, mas a invenção se espalhou e novas versões foram criadas baseados em seu trabalho.

Como nós já mostramos em nossa matéria "Fatos do Mundo", onde você vê as melhores curiosidades do mundo, o inventor da escova de dentes moderna é William Addis (1734 - 1808), que a inventou em 1780 enquanto estava na cadeia por começar um motim!
Enquanto estava na prisão ele observou o uso de uma vassoura para varrer o chão, ele decidiu que o método usado para limpar os dentes na época, com um pano, era ineficaz e poderia ser melhorado. Ele então guardou um pequeno osso de animal que sobrou da refeição que ele havia comido na noite anterior, na qual ele fez pequenos buracos. Ele então obteve algumas cerdas de um de seus guardas, que ele amarrou em tufos que depois passaram pelos orifícios no osso, ele então selou tudo com cola.
Quando ele saiu da cadeia ele fundou seu negócio, e sua empresa, Wisdom Toothbrushes.

Em 1836, o americano Samuel Colt (19 de julho de 1814 - 10 de janeiro de 1862) patenteou um revólver que levou ao uso generalizado dessa arma. De acordo com Colt, ele teve a ideia do revólver enquanto estava no mar, inspirado no cabrestante (um mecanismo utilizado nas antigas naus para levantar a âncora), que tinha um mecanismo de catraca e lingueta, uma versão disso foi usada em suas armas para girar o cilindro engatilhando o martelo.

Em 1945, o efeito de aquecimento de um feixe de microondas de alta potência foi descoberto acidentalmente por Percy Spencer (9 de julho de 1894 - 8 de setembro de 1970), um engenheiro autodidata americano de Howland, Maine. Empregado pela Raytheon na época, ele notou que as micro-ondas de um radar ativo em que ele estava trabalhando começaram a derreter uma barra de chocolate que ele tinha no bolso.
O primeiro alimento deliberadamente cozinhado no micro-ondas de Spencer foi pipoca, e o segundo foi um ovo, que explodiu na cara de um dos experimentadores, mesmo assim em 8 de outubro de 1945, a Raytheon apresentou um pedido de patente nos Estados Unidos para o processo de cozimento de microondas de Spencer, e um forno que aqueceu alimentos usando energia de microondas de um magnetron foi logo colocado em um restaurante de Boston para teste.

Já o forno elétrico foi inventado por Lloyd Groff Copeman (28 de dezembro de 1881 - 5 de julho de 1956) que na verdade tinha mais de 700 patentes em seu nome, incluindo a de uma bandeja de cubo de gelo de borracha flexível e uma torradeira com virador de pão automático.

Um dos primeiros isqueiros foi inventado por um químico alemão chamado Johann Wolfgang Döbereiner (13 de dezembro de 1780 - 24 de março de 1849) em 1823, e era frequentemente chamado de lâmpada de Döbereiner.
Este isqueiro funcionava passando gás hidrogênio inflamável, produzido dentro do isqueiro por uma reação química, sobre um catalisador de metal de platina que, por sua vez, fazia com que ele se inflamasse e liberasse uma grande quantidade de calor e luz.

Em 14 de novembro de 1804, Hanaoka Seishū (23 de outubro de 1760 - 21 de novembro de 1835), um médico japonês, tornou-se a primeira pessoa do mundo a realizar uma cirurgia bem sucedida usando anestesia geral. Hanaoka aprendeu medicina tradicional japonesa, bem como cirurgia européia "importada" pelos holandeses e medicina chinesa. Depois de anos de pesquisa e experimentação, ele finalmente desenvolveu uma fórmula que ele chamou de tsūsensan (também conhecido como mafutsu-san), que combinava ipoméia coreana e outras ervas.
O sucesso de Hanaoka em realizar operações indolores logo se tornou amplamente conhecido, e os pacientes começaram a chegar de todas as partes do Japão para testarem sua nova invenção, chamada hoje de anestesia.

Edward Jenner (17 de maio de 1749 - 26 de janeiro de 1823) é o "pai das vacinas", mais precisamente da vacina contra varíola, que foi a primeira vacina do mundo.
Em 1796, Edward, um médico em Berkeley em Gloucestershire, Inglaterra, testou uma teoria comum na época de que uma pessoa que contraiu varíola bovina estaria imune à varíola. Para testar essa teoria, ele pegou vesículas de varíola bovina de uma leiteira chamada Sarah Nelmes com as quais infectou um menino de oito anos chamado James Phipps, e dois meses depois inoculou o menino com varíola, e a varíola não se desenvolveu.
Em 1798, Jenner publicou "An Inquiry into the Causes and Effects of the Variolae Vacciniae" (Uma Investigação sobre as Causas e Efeitos da Variolae Vacciniae), que mesmo criando controvérsia entre as pessoas religiosas, foi traduzido para seis idiomas em 1801, levando a vacinação de mais de 100.000 pessoas.

E por último vamos falar de algo que todos devem usar sem exceção no seu dia-a-dia, o papel higiênico! Joseph C. Gayetty foi um inventor norte-americano creditado com a invenção comercial do papel higiênico. Joseph inicialmente comercializou o produto em 1857, que era vendido como um produto médico anti-hemorroidas, e até 1890 ele dominava a indústria de papéis higiênicos.

Se você gostou da matéria, por favor venha curtir nossa página oficial e ler mais matérias interessantes como essa agora mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário