segunda-feira, 25 de abril de 2022

Curiosidades e fatos sobre Tony Hawk, a lenda do skate

Até quem não gosta do esporte consegue reconhecer o nome Tony Hawk, ele é simplesmente uma lenda do skate graças as suas habilidades incríveis, seus jogos de videogame e seu lado filantropo. Então hoje você vai ficar sabendo de alguns fatos incríveis e curiosidades sobre a vida dele, confira e se divirta.

Anthony Frank Hawk é mais conhecido como Tony Hawk, mas ele também tem outro apelido, Birdman, ou Homem Pássaro. O apelido foi dado devido ao fato dele "voar" com seu skate enquanto realizava manobras incríveis em competições.

A carreira de Tony deve muito ao seu irmão mais velho, foi ele que deu o seu skate para o jovem garoto, que rapidamente conseguiu se acidentar com ele.
Segundo Tony, foi depois do acidente que ele decidiu que faria uma carreira daquilo. E o seu primeiro skate hoje está em exibição no Museu Nacional de História Americana.

Quando criança, Hawk foi descrito como "hiperativo", e sua mãe afirmou que ele era "duro consigo mesmo e esperava fazer tantas coisas".
Perturbada que a criança uma vez se escondeu em uma ravina e teve de ser "fisicamente persuadido" por seu pai a sair, seus pais o avaliaram psicologicamente na escola. Os resultados foram que Tony tinha um QI de 144, então os conselheiros escolares recomendaram colocá-lo em classes avançadas.
Seus pais apoiaram sua escolha de esporte porque o skate servia como uma válvula de escape para sua energia excessiva. As habilidades de Hawk se desenvolveram e ele se tornou um skatista profissional aos 14 anos de idade.

Depois de testemunhar todo o talento de seu filho, Frank Hawk fundou a National Skateboard Association (NSA) e se tornou um grande apoiador de seu filho e outros jovens skatistas.

E o cara era bom mesmo, tão bom que ele conseguiu se juntar a Bones Brigade, um time de skatistas de elite composto por Tony Hawk, Steve Caballero, Tommy Guerrero, Lance Mountain e Mike McGill. Tony se juntou a eles com a idade de apenas 12 anos, fazendo dele o membro mais novo do grupo.

Mas se engana quem pensa que a vida do jovem skatista era fácil, quando chegava a vez de Tony se apresentar em competições ele era... vaiado!
A verdade é que o público não gostava dele, por ser jovem e pequeno Tony não conseguia se mover com toda a agilidade de seus amigos, sendo até mesmo comparado a "uma marionete". Isso fez com que o jovem Hawk se sentisse sozinho, mas ele continuou participando de torneios mesmo assim, e ele não desapontou, o cara foi oficialmente o campeão mundial da National Skateboard Association por 12 anos consecutivos.

Em 27 de junho de 1999, Hawk se tornou o primeiro skatista a conseguir fazer um "900", um truque envolvendo a conclusão de duas revoluções no ar em um skate, no qual ele só foi bem sucedido em sua décima segunda tentativa. Depois de completar o truque, Hawk disse: "Este é o melhor dia da minha vida."
Após esse feito, Hawk decidiu se aposentar das competições profissionais naquele mesmo ano, mas ele continuou a se apresentar nos X Games anuais até 2003, quando se aposentou definitivamente das competições profissionais.
Em julho de 2021, Hawk encerrou brevemente sua aposentadoria competitiva para participar do evento Vert Best Trick nos X Games daquele ano, terminando em quarto lugar entre nove competidores, mostrando que ele finalmente havia sido superado pela nova geração de atletas.

Hawk foi convidado para a celebração do Dia dos Pais do presidente dos EUA, Barack Obama, em junho de 2009, se tornando o primeiro skatista a andar de skate na Casa Branca, bom, pelo menos com a permissão da lei.

Em 2009, Hawk foi introduzido no Skateboarding Hall of Fame em sua cerimônia inaugural.

Tony Hawk ficou ainda mais famoso graças a sua série de jogos Tony Hawk Pro Skater, que começou a ser lançada em 1999.
Na verdade o único motivo da produtora querer usar o nome de Hawk é que ele era popular na época, mas o skatista era mais esperto do que eles pensavam, Hawk recusou a oferta da Activision de uma compra única para o uso permanente de seu nome e imagem no jogo em favor de um acordo de royalties, no qual Hawk ganharia uma porcentagem em dinheiro por cada cópia vendida. Como resultado do eventual sucesso da série, Hawk ganhou dez vezes a oferta inicial da Activision em apenas dois anos. Hoje em dia o jogo já fez mais de 1 bilhão de dólares em vendas.

Hawk esteve envolvido em várias atividades filantrópicas ao longo de sua carreira, e ele é o fundador da Tony Hawk Foundation (agora chamada The Skatepark Project), que ajuda a construir parques de skate em áreas carentes ao redor do mundo para que as crianças tenham outras opções do que apenas ficar nas ruas.

Como não podia deixar de ser o filho do Tony Hawk, Riley Hawk, também é um skatista profissional, na verdade ele se tornou profissional em seu aniversário de 21 anos em dezembro de 2013, e se tornou o Amador do Ano da Skateboarder Magazine no mesmo dia.

Durante as décadas de 1980 e 1990, Tony Hawk simplesmente dominou as competições de skate. Ele ganhou 73 títulos e foi nomeado o melhor skatista vertical todos os anos de 1984 a 1996. Ele também inventou dezenas de manobras novas, incluindo o ollie-to-Indy, a planta da ginasta, o flip frontside 540-rodeio e o envoltório Saran.

Tony sabia que sua carreira de skatista iria acabar quando ele ficasse velho demais para fazer manobras, por isso mais uma vez ele foi esperto e decidiu se preparar para o que viria.
No início dos anos 1990, Hawk fundou a Birdhouse, uma fabricante de skates e acessórios, e a Blitz, distribuidora de produtos de skate. As empresas foram um sucesso e ele logo se envolveu em outros empreendimentos. Em 1998, ele e sua família criaram uma linha de roupas infantis de skate, a Hawk Clothing.

Tony Hawk já está costumado com quedas durante tentativas de manobras, mas um de seus piores acidentes foi, ironicamente, quando ele participou do programa Wildboyz, que viria a se tornar o precursor do famoso Jackass.
Durante um simples loop, que Hawk já havia realizado várias vezes em demonstrações, ele acabou caindo e batendo seu quadril e sua cabeça, no fim ele quebrou a pélvis, quebrou o polegar, fraturou o crânio e sofreu uma concussão.
Steve-O disse que toda a situação foi muito "perturbadora" de ver e que Hawk continuou repetindo que não queria que seus filhos vissem as imagens quando ele estava sendo levado em uma maca. Hawk admitiu que a maca foi quando ele finalmente "acordou" de sua concussão, devido à imensa dor de ser erguido por sua pélvis quebrada. Até hoje Hawk diz que esse foi seu pior acidente.

Tony Hawk é muitas vezes confundido com... Tony Hawk! Segundo o próprio esportista ele é sempre confundido com ele mesmo, com várias pessoas falando que ele se parece ou tem o nome daquele skatista famoso.

Se você curtiu a matéria venha curtir nossa página oficial também, não custa nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário