terça-feira, 1 de março de 2022

Curiosidades sobre países #34

Países tem muitos segredos, e hoje você vai ficar sabendo de mais alguns deles nessa matéria espetacular que escrevemos para vocês, então se prepare e comece logo a ler!

Se um camelo rejeitar seu recém-nascido ou houver necessidade de adotar um filhote órfão, os pastores mongóis usam um ritual de canto acompanhado de um violino ou flauta para "persuadi-lo a aceitar o filhote".

Existia um boato na década de 1960 de que o Japão fabricava produtos em uma cidade chamada EUA, que eram então exportados para os Estados Unidos com o rótulo "FEITO NOS EUA", isso tudo para fazer com que os produtos parecessem feitos nos EUA e fossem comprados por americanos mais facilmente. Claro que tudo era uma grande baboseira, mas até hoje muitos americanos acreditam nisso.

Em 1523, Cristiano II da Dinamarca foi sucedido por Frederico I, que foi sucedido por Cristiano III, que foi sucedido por Frederico II e assim por diante até 1972, quando a Rainha Margrethe sucedeu seu pai ao trono dinamarquês. Por 449 anos os dinamarqueses tinham um rei que se chamava-se Cristiano ou Frederico.

A cada três horas, nos EUA, uma pessoa ou veículo é atropelado por um trem. Obviamente a culpa raramente é do trem, muitos desses casos são de suicidas, que sabem que o trem não pode parar a tempo.

O "Prix Goncourt", o prêmio literário de maior prestígio na França, vale apenas 10 euros. Pra se comparar, um prêmio Nobel de literatura vale até 10 milhões de coroas suecas, ou 971.534 euros.

A ratoeira é o "dispositivo inventado com mais frequência na história americana". O American Patent and Trademark Office já emitiu um total de 4.400 patentes de ratoeiras e 400 pedidos ainda são feitos anualmente. Apenas 20 dessas invenções tiveram sucesso comercial.

O Prêmio Ibrahim é um pagamento de $ 5 milhões mais $ 200 mil por ano, ele é concedido a líderes africanos que foram eleitos democraticamente mas que deixaram o cargo voluntariamente após o limite de seu mandato, em outras palavras, para líderes que não se tornaram ditadores de seus países. Em 8 dos 14 anos que o prêmio esteve disponível ele nunca foi dado a um líder sequer.

A fim de superar os soviéticos na corrida espacial, a Força Aérea dos Estados Unidos realmente chegou a considerar detonar uma bomba nuclear na Lua. Chamado de Projeto A119, foi concluído que não haveria uma nuvem em forma de cogumelo típica devido a gravidade da Lua, mas o flash seria visível da Terra e "marcaria o território" como sendo dos americanos.

A cultura Cucuteni – Trypillia existiu na Europa Oriental entre 5.500 a 2.700 a.C. Eles construíram assentamentos sofisticados e densamente povoados, mas tinham o hábito estranho de queimá-los até o chão a cada 60-80 anos para reconstruir o mesmo assentamento de antes.

No Japão existe um torneio de luta de travesseiro, eles começam fingindo estarem dormindo e quando o juiz apita eles começam a brigar jogando os travesseiros enquanto cada time protege o seu "rei", sendo então uma mistura de xadrez com queimada.

O Grande Lago Salgado de Utah, nos E.U.A, costumava ser o lar de um único flamingo, apelidado de Pink Floyd, que escapou de um aviário em Salt Lake City no final dos anos 1980 e era visto invernando e se socializando com as gaivotas locais.

O México foi o único país do mundo a protestar contra a anexação da Áustria pela Alemanha nazista. Para homenagear esse apoio, existe uma praça em Viena chamada "Mexikoplatz".

Mais de 2.000 toneladas de munição não detonada são encontradas na Alemanha a cada ano, isso porque o país foi palco de algumas das maiores guerras do mundo.

E ainda falando da Alemanha, saiba que o Bolo de Chocolate Alemão (German chocolate cake no original) não é alemão, ele foi nomeado em homenagem ao seu criador, o americano Samuel German. A confusão se dá pelo fato de que "German" também é inglês para "Alemão", o que confundiu as pessoas.

A bandeira do Paraguai é a única bandeira com 2 lados, de um lado temos o brasão do país e do outro um leão sentado em frente a um mastro montado por um chapéu com o lema nacional, Paz y Justicia (Paz e Justiça).

Caño Cristales é um rio da Colômbia comumente conhecido como "Rio das Cinco Cores". A coloração única é causada por grandes quantidades de espécies endêmicas de plantas Macarenia clavígera. Quando o nível da água sobe e a luz solar atinge o fundo do rio, um espectro vibrante é criado.

Em 2007 começaram os esforços para criar a Grande Muralha Verde no Saara, o objetivo era plantar árvores para impedir a desertificação do local. Só a Etiópia sozinha já plantou mais de 5,5 bilhões de mudas desde o início do projeto.

Já Nova Orleans, E.U.A, usa árvores de Natal que seriam jogadas fora para tentar impedir que o país afunde mais do que já afundou, eles jogam elas de helicóptero nas áreas alagadas do estado para que elas virem solo no futuro.

Desde 1994, a posse de 1 grama de cocaína é legal para uso pessoal na Colômbia. A venda da droga continua sendo ilegal, mas a produção pessoal ou para "presentes de cocaína" são permitidos por lei.

No fim da monarquia do Brasil o regime liberal de Pedro II pressionou para dar direitos as mulheres, para acabar com a escravidão dos negros e indígenas, dar o poder ao parlamento e ainda mandou eles respeitarem a liberdade de expressão dos outros povos e religiões. Mas ele foi exilado e substituído por um regime republicano, uma ditadura militar que foi contra tudo que ele queria.

E já que estamos falando da história brasileira você deve saber que a Princesa Isabel queria libertar os escravos com a Lei Áurea não é mesmo? Mas ela na verdade queria mais do que isso, segundo documentos históricos ela queria dar terras aos escravos e oferecer a eles a mesma educação que os brancos recebiam. Mas ela também foi exilada e isso nunca aconteceu.

Real World Fatos também tem uma página oficial, clique aqui, conheça ela, leia as nossas melhores matérias e se entretenha por horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário