quarta-feira, 9 de março de 2022

Coisas que são muito mais antigas do que você pensa #4

Está na hora de você ver mais coisas que são muito mais antigas do que você sequer podia imaginar. E se você gostar da matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos para ler mais coisas interessantes e divertidas todos os dias.

Tubarões

Vamos começar com tubarões, sim meus amigos, essas criaturas são muito, mas muito antigas mesmo, os primeiros fósseis deles datam de cerca de 400 milhões de anos atrás. Para você ter uma ideia, uma das maneiras favoritas da internet te dizer o quão velho são esses seres é lembrando que os anéis do planeta Saturno tem apenas 150 milhões de anos, ou seja, tubarões nadavam aqui na Terra com um Saturno "peladinho" lá no alto. Para ficar ainda melhor árvores tem apenas 360 milhões de anos, sendo então mais jovens do que tubarões como espécie. 

Oreos

Oreos são muito populares hoje em dia, mas eles também eram populares há mais de 100 anos atrás. Esses biscoitos foram criados em 1912, bom, na verdade eles eram uma cópia dos biscoitos Hydrox, que foram introduzidos em 1908.
O Oreo Biscuit foi renomeado em 1921 para "Oreo Sandwic", em 1948 o nome foi alterado para "Oreo Crème Sandwich" e em 1974 tornou-se o "Oreo Chocolate Sandwich Cookie".

Conectores de fones de ouvido

O Conector TRS, mais conhecido por ser usado em fones de ouvido hoje em dia, na verdade veio lá do século XIX, mais precisamente de 1877. Esses cabos foram inventados para telefones, tanto que seu nome original era simplesmente Conector de Telefone. De lá pra cá melhorias foram feitas no design, mas ele ainda é basicamente o mesmo.

Relógios de pulso

Relógios de pulso se popularizaram mesmo em 1868, quando os suíços começaram a fazer eles, mas eles já existiam antes disso, muito antes disso. Um dos primeiro relógios de pulsos que nós temos conhecimento foi feito em 1571, ele ficou famoso porque foi dado como presente para a Rainha Elizabeth, só que na época ele foi chamado de "relógio armado".

Isqueiros

Isqueiros são na verdade mais antigos do que fósforos, os primeiros começaram a aparecer em 1816, criados por um químico alemão chamado Johann Wolfgang Döbereiner.
As reações químicas semelhantes a fósforos começaram no século XVI com a descoberta do elemento fósforo, mas a combinação de fricção moderna não foi inventada até 1827.

Oxford

A Oxford é uma das mais respeitadas instituições de ensino do mundo moderno, mas ela não é tão moderna assim. Nem a escola sabe quando ela foi fundada, eles só sabem que em 1096 eles já estavam dando aulas. Tanto que seu nome significa "vau de bois", que não parece um nome muito escolar.

Descargas

A história da descarga possivelmente começa na Índia, mais precisamente na Civilização do Vale do Indo, que cresceu dentro e ao redor de Harappa e Mahenjodaro. Os vestígios arqueológicos comprovam o uso de vasos sanitários pelo povo Harappan. Cada casa em Harappa tinha um banheiro privado com uma conexão para os ralos cobertos, que ficavam do lado de fora da casa, assim se livrando dos dejetos.
Os arquitetos do Vale do Indo conheciam a ciência da engenharia sanitária, que foi enterrada na sepultura da Civilização do Vale do Indo, levando à prática da defecação a céu aberto.

Concreto

Concreto pode até parecer algo moderno, mas não é bem assim, o precursor do concreto foi inventado por volta de 1300 a.C, quando construtores do Oriente Médio descobriram que, quando revestiram as partes externas de suas fortalezas de argila triturada com uma camada fina e úmida de calcário queimado, ele reagia quimicamente com gases no ar para formar uma superfície dura e protetora. Mas os comerciantes Nabataea (ou beduínos), que ocuparam e controlaram uma série de oásis e desenvolveram um pequeno império nas regiões do sul da Síria e norte da Jordânia por volta de 6500 a.C., também já utilizavam algo parecido com nosso concreto moderno, porém com outros ingredientes.

Meme

Memes podem até ser algo mais moderno, mas "meme" é um termo grego antigo que significa imitação, ele era a versão mais curta de "mimeme". O termo acabou caindo na boca do povo em 1976, graças ao livro The Selfish Gene do autor Richard Dawkins.

Touchscreen 

Quando você pensa em telas que reagem ao toque você deve pensar nos celulares que começaram a sair na década de 2010, mas essa tecnologia existe desde 1965. Acredita-se que E.A. Johnson inventou a primeira tela sensível ao toque no Royal Radar Establishment em Malvern. O aparelho possuía fios, sensíveis ao toque de um dedo, na face de um tubo de raios catódicos, onde as informações eram gravadas pelo computador.
Na época a tecnologia deveria ser usada apenas por controladores de tráfego aéreo, mas como sempre acontece, a tecnologia se espalhou para outras aéreas.

National Geographic Society

A NGS ficou famosa mesmo com o lançamento do canal de televisão em 1997, mas antes disso eles já tinham revistas, que começaram a ser lançadas em 1888, mesma época da fundação do grupo.
A Sociedade tinha apenas 33 membros, mesmo assim eles venderam rapidamente mais de dois milhões de exemplares de sua revista, provando que havia outros como eles por aí.

Estrelas

Estrelas são muito antigas, as mais velhas delas podem ter até 13 bilhões de anos, muitas das estrelas que nós vemos no céu envelheceram milhares de anos no tempo que levou para a luz delas chegarem até você.

Discos de vídeo

Pensou em discos de vídeo você pensou no fim da era VHS, mas não é bem assim, discos de vídeo existiam antes das fitas VHS. Criada pelo inventor escocês John Logie Bairdem em 1928 essa tecnologia conseguiu reproduzir vídeos e sons igual um DVD moderno, o grande problema é que a qualidade era extremamente baixa, por isso a tecnologia ficou na gaveta por décadas.

Calculadoras automáticas

Em 1640 o matemático e inventor Blaise Pascal resolveu dar um presente para o seu pai, ele então acabou criando a primeira calculadora mecânica, a La pascaline.
Pascal motivou-se a criar esta máquina porque seu pai era contador e precisava de ajuda com cálculos mais avançados. Pascal então, com seu conhecimento em física e em matemática, criou uma máquina com um engenhoso sistema de engrenagens que fazia contas de adição e subtração. Quando a engrenagem virasse à direita era feita a adição, quando virasse à esquerda era feita a subtração dos valores armazenados em 2 ou 3 engrenagens anteriores. Mas isso tudo não foi fácil, o cara fez 50 versões do protótipo até acertar e fazer um deles funcionar, e mesmo assim a máquina não fazia tudo que ele queria, apenas adições e subtrações,
Hoje em dia só existem 9 delas, e quase todas estão em museus europeus.

Delineadores

A famosa maquiagem de olho vem de 4.000 a.C, popularizada graças aos antigos egípcios que adoravam se maquiar. Eles começaram a fazer o chamado "kohl" misturando fuligem com galena, um mineral com matiz metálico azulado, cinza ou preto. Em algumas pinturas antigas, os egípcios são retratados usando maquiagem verde nos olhos, um tom que eles alcançaram ao misturar outro mineral, malaquita, com a galena.

Gostou da matéria e quer ver mais? Nós postamos as melhores e mais curiosas da internet todos os dias em nossa página oficial, basta você clicar, curtir e pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário