Mortal Kombat é uma das séries de jogos de luta mais populares do mundo, lançado para arcades em 1992 a série hoje conta com milhões de fãs ao redor do mundo, e se você é um deles você vai adorar essa matéria especial que fizemos para vocês!
Primeiro vamos falar de onde veio Mortal Kombat, como já foi dito nessa matéria aqui, em 1991 Ed Boon e John Tobias foram abordados para criar uma adaptação para videogame do filme Universal Soldier, estrelado pelo ator de filmes de artes marciais Jean-Claude Van Damme, após eles falharem repetidamente em criar outros jogos de luta. Eles tinham a intenção de tornar o jogo "muito mais hardcore, um pouco mais sério, um pouco mais como Enter the Dragon ou Bloodsport" para não ficar parecido com Street Fighter II, uma equipe de apenas quatro pessoas foi montada para fazer o game.
Mas o projeto não deu certo, aparentemente eles não tiveram permissão para usar a imagem de Van Damme e nem a marca Bloodsport. Mesmo assim eles continuaram trabalhando no projeto, desenvolveram novos personagens, uma nova história e renomearam o game para Mortal Kombat.
E quando falamos "muito mais hardcore", era muito mesmo, graças aos famosos Fatalities o jogo foi um dos responsáveis por jogos atuais terem uma classificação etária.
Na época de seu lançamento os criadores do game foram parar em audiências com senadores onde eles debateram sobre a violência dos jogos e os efeitos dela na vida real. No fim, depois de anos de brigas, foi provado que videogames não deixam crianças mais violentas, e MK continua a existir até hoje.
Na época de seu lançamento os criadores do game foram parar em audiências com senadores onde eles debateram sobre a violência dos jogos e os efeitos dela na vida real. No fim, depois de anos de brigas, foi provado que videogames não deixam crianças mais violentas, e MK continua a existir até hoje.
Como resultado dessa confusão toda os criadores do game resolveram colocar os Friendship e os Babalities em Mortal Kombat II, eles são finalizadores onde os personagens não machucam uns aos outros, uma espécie de zoação com a cara de quem achava o primeiro jogo muito violento.
O primeiro Mortal Kombat demorou 10 meses para ficar pronto, e por 6 desses meses ele não tinha um nome. Sempre que um era indicado por um dos desenvolvedores os outros simplesmente odiavam, isso inclui Kumite, Dragon Attack, Death Blow e Fatality.
O jogo realmente começou seu desenvolvimento em 1991 com apenas quatro pessoas no time, eram elas Ed Boon (programação), John Tobias (arte e história), John Vogel (gráficos) e Dan Forden (design de som).
E você já deve ter se perguntado quem era aquele cara que aparecia no canto da tela de vez em quando, bom, como já dissemos em nossa série sobre curiosidades do mundo dos games, aquele homem de roupa roxa que aparecia quando você dava um gancho em seu oponente é o quarto criador da série, Dan Fordes, e o que ele dizia era uma variação entre "Toasty!" quando o jogador dava um combo no oponente, "Frosty!" quando o oponente era congelado pelo Sub Zero, e "Crispy!" em um Fatality secreto.
Se você já jogou os games clássicos do Mortal Kombat você já deve ter se perguntado quem eram aqueles cadáveres empalados em espinhos, eles também são ninguém menos do que os produtores do jogo, incluindo seus criadores Ed Boon, John Tobias e John Vogel.
Os personagens originalmente eram bem diferentes, o vilão Shang Tsung se chamava Shang Lao, e ele seria um demônio. Jax Briggs era um kickboxer chamado Kurtis Stryker, um nome que depois foi reaproveitado para outro personagem, mas ele foi cortado e substituído pela Sonya Blade, porque os produtores queriam pelo menos uma personagem feminina no game. Kano originalmente tinha um capacete grande com dois olhos vermelhos, um conceito que foi abandonado em favor de uma peça de metal menor sobre o olho direito. Johnny Cage originalmente era Michael Grimm. Liu Kang originalmente seria um personagem japonês chamado Minamoto Yoshitsune, mas o nome era complicado demais para americanos dizerem em voz alta. E Sub-Zero e Scorpion eram chamados apenas de Ninja 1 e Ninja 2.
Além disso o Kano original do primeiro jogo era nipo-americano, ele só se tornou australiano depois que os produtores assistiram o filme de 1995. Ainda mais curioso é que o ator que interpretou o personagem, Trevor Goddard, era na verdade britânico, ele resolveu fazer o personagem com um sotaque Cockney que os americanos confundiram com um sotaque australiano.
O personagem Noob Saibot recebeu seu nome dos criadores de Mortal Kombat, seu nome é apenas Boon e Tobias de trás pra frente.
Sektor e Cyrax foram chamados de Ketchup e Mostarda durante o desenvolvimento de MKIII. Segundo Ed Boon, Sektor foi o personagem mais difícil de se nomear do jogo inteiro, eles escolheram Sektor porque esse era o nome menos odiado de todos.
Jogos antigos sempre tinham vários rumores sobre eles, mas os rumores de MK normalmente se tornavam realidade quando os produtores viam o quanto os fãs queriam acreditar neles. Por exemplo, o personagem Ermac veio de uma confusão gigante.
No menu de diagnóstico do jogo Mortal Kombat original de 1992, uma tela de auditorias exibia uma macro (sequência de comandos de uma linguagem de programação) que havia sido criada pelo co-criador e programador de Mortal Kombat, Ed Boon, para detectar erros de codificação no jogo, esse macro já havia sido usado pela Midway Games desde seu jogo Smash TV de 1990. O problema é que o "Error Macro" havia sido encurtado para ERMACS, fazendo com que os jogadores achassem que tinha um personagem secreto chamado Ermac no game.
No menu de diagnóstico do jogo Mortal Kombat original de 1992, uma tela de auditorias exibia uma macro (sequência de comandos de uma linguagem de programação) que havia sido criada pelo co-criador e programador de Mortal Kombat, Ed Boon, para detectar erros de codificação no jogo, esse macro já havia sido usado pela Midway Games desde seu jogo Smash TV de 1990. O problema é que o "Error Macro" havia sido encurtado para ERMACS, fazendo com que os jogadores achassem que tinha um personagem secreto chamado Ermac no game.
Semelhante aos rumores de Ermac no primeiro Mortal Kombat, a ninja Skarlet também veio de uma confusão em Mortal Kombat II, ela surgiu de falsos relatos de uma falha apelidada de "Scarlet" por jogadores em que a paleta de Kitana ou Mileena trocava suas cores para vermelho. Quase duas décadas depois que os rumores se originaram ela foi anunciada como um dos dois primeiros personagens de conteúdo para download (DLC) do jogo Mortal Kombat de 2011.
O ninja Sub-Zero é o único personagem de Mortal Kombat que foi tecnicamente jogável em todos os games da série até hoje. "Tecnicamente" porque na verdade existem dois sub-zeros, os irmãos Bi-Han e Kuai Liang.
Kung Jin tem a honra de ser o primeiro personagem abertamente gay de Mortal Kombat, mas fãs acusaram a empresa de não saber o que fazer com ele. Primeiro ele era o primo do Kung Lao, mas depois eles mudaram para sobrinho do Kung Lao, isso sem contar que ele apareceu em MKX, mas não foi utilizado na sequência, sendo apenas mencionado por nome.
O ninja Rain ganhou sua cor roxa, seus poderes, sua posição como um príncipe de Edenia e até seu nome da música Purple Rain (Chuva Roxa) do cantor Prince, de quem Ed Boon era um grande fã.
Já a lutadora Kitana ganhou seu nome de Kitsune, que era o seu nome original, e Katana, que juntos formavam "Kitana", um nome que segundo seu criador Tobias era "genericamente asiático o suficiente".
Por incrível que pareça quase nada no Mortal Kombat original era... bom... original. Na hora de fazer os personagens os desenvolvedores simplesmente copiaram aquilo que eles achavam legal na época. Aqui vai uma lista mostrando quem ou o que inspirou os personagens principais da saga.
Johnny Cage é uma clara referência a Jean-Claude Van Damme, que seria originalmente o personagem principal do jogo antes dele virar Mortal Kombat, eles tem até mesmo as mesmas iniciais
Liu Kang originalmente seria um monge careca, mas a equipe decidiu se inspirar em Bruce Lee na hora de criar sua aparência e vocalização
Sonya Blade foi inspirada pela atriz e artista marcial Cynthia Rothrock
Jax Briggs foi parcialmente inspirado pelo herói da Marvel Comics Luke Cage, pelo menos segundo Daniel Pesina, por isso talvez ele tinha os mesmos braceletes do herói antes de começar a usar braços metálicos
Kano foi inspirado pelo Exterminador do Futuro, mais precisamente na cena em que apenas seu olho metálico fica visível
Raiden foi inspirado pelo personagem Lightning do filme de 1986, Os aventureiros do bairro proibido (Big Trouble in Little China)
Shang Tsung foi parcialmente inspirado pelo vilão de Os aventureiros do bairro proibido (Big Trouble in Little China), o feiticeiro Lo Pan
O personagem Kung Lao teve sua arma icônica, seu chapéu cortante, inspirado pelo filme de James Bond Goldfinger de 1964, no qual um vilão chamado Oddjob jogou seu chapéu especial como uma arma
A aparência de todos os ninjas foram inspiradas por uma fantasia de Ninja barata que os produtores compraram para gravar o primeiro MK
Goro foi inspirado em Kali, do filme A Nova Viagem de Sinbad
O Kabal se chamava originalmente de Sandman (Homem Areia), e ele foi inspirado pelo Povo da Areia de Star Wars
Sektor e Cyrax foram inspirados pelo caçador de recompensas Boba Fett e pelo Predador
E por hoje é só, não deixe de visitar nossa página oficial e deixar a sua curtida se você quiser ler mais matérias como essa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário