segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A origem do nome de raças de pássaros e aves #2

Você já viu de onde veio o nome das raças de cães e gatos, então nada mais justo do que ver mais alguns pássaros e aves não é mesmo? Confira a origem do nome de algumas raças e espécies de pássaros e aves que nós vemos por aí.


Corvos são algumas das aves mais espertas do mundo, e seu nome vem do latim "corvus", possivelmente em referencia ao seu canto, que se chama corvejar.

Urubu vem do tupi "uruwú". "Uru" significa algo como ave grande, e o "wu" ou "bu" seria algo como preto ou negro.

O avestruz tem uma origem engraçada, seu nome vem do latim "avis struthius". "Avis" significa ave, mas "struthius", significa avestruz. Ou seja, seu nome seria algo como "ave avestruz". E acredita-se que este nome veio da expressão grega "strouthios megale", ou "pardal grande".

O nome flamingo vem do português ou espanhol antigo "flamengo", que significa algo como cor de chama.

O nome beija-flor não podia ser mais óbvio, ele foi dado porque parece que o pássaro está beijando as flores. Só que beija-flor é mais um apelido, seu nome é colibri, que vem da mesma palavra em espanhol.

O agapornis recebeu seu nome do grego "agapein" (amor) e "ornis" (pássaro). Ele recebeu esse nome romântico porque essa ave raramente anda desacompanhada, ela também facilmente se "apaixona" por humanos.

O gaio-azul recebeu o azul de seu nome por motivos óbvios, ele tem penas azuis brilhantes. Já o gaio vem do galego-português medieval "gaio" que pode ser traduzido como alegre, provavelmente em referencia ao canto estridente da ave, embora muitos ainda achem erroneamente que seja uma referencia aos galhos onde a ave vive.

O perdiz ganhou o seu nome do latim antigo "perdix" e "perdicem". Perdix (em grego: Πέρδιξ) é um personagem da mitologia grega, ele é o sobrinho e pupilo de Dédalo, que foi assassinado por seu tio ao ser empurrado de um lugar alto, por este crime Dédalo foi julgado, condenado e banido. Atena, sentindo pena de Perdix, o transformou em um perdiz, e dizem que é por isso que essa ave não gosta de fazer ninhos em lugares altos, por medo de ser empurrada novamente.

O peru ganhou seu nome de uma confusão histórica, aparentemente os portugueses achavam que a ave estava sendo importada do país Peru para a Europa, por isso ela ficou com esse nome mesmo. Os americanos também se confundiram, eles chamam a ave de "turkey" porque eles achavam que ela vinha da Turquia. Na verdade a ave é da própria América do Norte, com algumas variantes sendo da Península de Iucatã.

O Chester é na verdade uma marca registrada, e não uma espécie. Seu nome vem de "chest", que significa peito em inglês, já que a ave foi cruzada dezenas de vezes para ter um peito maior do que o de seus concorrentes.

Cisne vem do latim "cyvnu", que já era o nome dado a essa ave. A ave era considerada da "realeza" e apareceu no brasão de armas de várias famílias durante a história.

Ninguém tem certeza de onde veio a palavra coruja, possivelmente ela veio do latim medieval "curugia", mas isso nunca foi provado.

A galinha tem um nome fácil e direto, ele vem do latim "gallina", ou "fêmea do galo", já seu marido vem de "gallus".

Similarmente o pavão também vem do latim, ele vem "pavo" e "onis", que já significava pavão.

A ave-do-paraíso ganhou seu nome do nome cientifico de sua família, Paradisaeidae, que é latim para paraíso. Mas por que eles são chamados assim? Bom, o explorador italiano Antonio Pigafetta escreveu que "As pessoas nos disseram que essas aves vieram do paraíso terrestre, e as chamam de bolon diuata, isto é, 'aves de Deus'".

Abutre provavelmente vem do latim "vultur", que por sua vez possivelmente está ligado ao verbo "vellere", que significa algo como romper, rasgar ou despedaçar, já que é isso que essas aves fazem com suas presas.

Pinguins tem uma história complicada, seu nome na verdade era dado a ave arau-gigante, que hoje em dia está extinta, a palavra em si vem provavelmente do galês antigo "pen", de cabeça, e "gwyn", que significa branco.
Como os pinguins eram visualmente parecidos com o arau-gigante, eles ficaram com esse nome mesmo.

A palavra seriema é de origem tupi, vem de "çariama", derivando das palavras "çaria" (crista) e "am" (erguida). Em referencia ao "topete" da ave.

Casuar vem do malásio "kasuwari", nada de mais, então aqui vai uma curiosidade extra sobre essa ave, ela é considerada uma das mais perigosas para o homem, pois sua patada pode até decepar um membro.

O albatroz vem do árabe "al-gattas", que significa algo como "aquele que mergulha" ou "mergulhador", em referencia ao modo como a ave caça suas presas.

Se você gosta de curiosidades e entretenimento de qualidade, clique aqui, curta nossa página e depois ative as nossas notificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário