quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A origem do nome de grandes empresas #6

Empresas existem aos milhões, por isso escolher um nome bom é sempre difícil, sem contar que muitas vezes as pessoas nem sabem o que ele significa, mas vamos mudar isso agora mesmo, confira mais algumas origens de nomes de grandes empresas que você já deve ter ouvido falar.

A produtora de jogos Ubisoft tem um nome bem incomum, ele é escrito junto mas na verdade são duas palavras, "ubi e "soft", que por sua vez significam "ubiquitous software", ou em nossa língua, software onipresente.

A Tencent Holding é uma das maiores empresas da China, sendo dona de vários estúdios de jogos ao redor do mundo, seu nome deriva de uma fusão dos caracteres chineses Teng e Xun, que significa algo como "informação rápida galopante".

O nome Visa foi criado pelo fundador da empresa, Dee Hock. Ele acreditava que a palavra era "instantaneamente reconhecível em muitas línguas em muitos países e que também denotava aceitação universal." Mas o que ele significa? Absolutamente nada.

A multinacional chinesa Alibaba foi nomeada em homenagem ao personagem lendário do oriente médio Ali Baba. Segundo Jack Ma, um dos fundadores da empresa:
"Um dia, eu estava em uma cafeteria em San Francisco e pensei que Alibaba é um bom nome. E então uma garçonete veio e eu disse: você sabe sobre o Alibaba? E ela disse que sim. Eu disse o que você sabe sobre o Alibaba, e ela disse '
Abre-te, sésamo.' E eu disse que sim, esse é o nome! Então fui para a rua e encontrei 30 pessoas e perguntei: 'Vocês conhecem Alibaba'? Pessoas da Índia, pessoas da Alemanha, pessoas de Tóquio e China... Todos eles sabiam sobre o Alibaba. Alibaba - Abre-te, sésamo. Alibaba - 40 ladrões. Alibaba não é um ladrão. Alibaba é um empresário gentil e inteligente que ajudou a aldeia. Tão... fácil de soletrar e globalmente conhecido. O Alibaba abre o sésamo para pequenas e médias empresas. Também registramos o nome AliMama, caso alguém queira nos casar!"

Walmart foi chamado originalmente de Wal-Mart, Wal provavelmente veio de seu fundador Sam Walton, e Mart é um termo americano para mercados, então Wal-Mart seria Mercado do Walton.

Comcast vem da junção das palavras inglesas "communication" e "broadcast", que podem ser traduzidas para comunicação e transmissão, um ótimo nome para uma empresa de telecomunicação.

Procter & Gamble vem do sobrenome de seus fundadores, o britânico William Procter e o irlandês americano James Gamble.

A Pfizer fez sua fama com a vacina para Covid-19, mas ela é uma das maiores multinacionais farmacêuticas do mundo, seu nome também vem de seus fundadores, ou pelo menos de um deles, a empresa foi fundada pelos primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart.

A 3M Company é um conglomerado multinacional americano que opera nos campos da indústria, segurança do trabalhador, saúde nos Estados Unidos e bens de consumo. Seu nome vem do seu nome original, Minnesota Mining and Manufacturing Company (Empresa de Manufatura e Mineração de Minnesota), que contém 3 M's.

Que brasileiro não conhece o SBT? Seu nome vem de Sistema Brasileiro de Televisão, um nome simples que indicava a função da empresa.

A Grove Street Games recebeu seu nome de uma rua ficcional do universo de GTA San Andreas, ou pelo menos é isso o que os fãs pensam, já que a e empresa fez os (não tão aclamados) remasters da trilogia de games. Seu nome na verdade vem da rua em que a empresa ficava, que por coincidência também se chamava Grove, ela fica localizada em Gainesville, Flórida, EUA.

BTG Pactual na verdade vem de Banking and Trading Group Pactual. Mesmo tendo esse nome a empresa na verdade é brasileira.
Já o Pactual na verdade vem de outra empresa, a Pactual DTVM, que foi vendida para uma empresa maior em 2006.

A WEG S.A produz motores elétricos de uso industrial e doméstico, seu nome vem de seus fundadores, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus.
Já S.A vem de 
Sociedade Anônima, um tipo de natureza jurídica, sem fins lucrativos e que tem como principal característica a divisão por ações.

A Nissan na verdade apenas encurtou seu nome original, Nippon Sangyo, que significava algo do tipo Industrias do Japão. O nome teve de ser encurtado para poder ser usado no mercado de ações de Tóquio lá nos anos 30.

A Record foi fundada pelo empresário e comunicador Paulo Machado de Carvalho apenas dois meses após a televisão chegar ao Brasil,  na época, Paulo e sua família já eram donos de um grande conglomerado de estações de rádio, ele então apenas aproveitou o nome de sua Rádio Sociedade Record para batizar seu primeiro canal de televisão.
A rádio foi chamada assim porque ela foi fundada pelo dono da loja de discos Record, 
Álvaro Liberato de Macedo.

A Reebok vem de Rhebok, um tipo de antílope africano, mas por que esse nome foi o escolhido? Ninguém sabe, ele foi escolhido de um dicionário africano que um de seus funcionários havia ganhado como prêmio em uma corrida.

A operadora Vodafone combinou as palavras voz, data e telefone para criar o seu nome.

E por último a famosa Wendy's veio do apelido da filha de seu fundador, cujo nome real era Melinda Lou, que também serviria de inspiração para o mascote da franquia alimentícia.

Não deixe de visitar e curtir a nossa página oficial em RWF, lá tem mais matérias interessantes para vocês lerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário