quarta-feira, 30 de junho de 2021

Desvendando a verdade sobre alguns dos mitos mais contados #4

Mitos e lendas urbanas são contadas diariamente por pessoas ao redor do mundo, e, claro, muita gente ainda acredita neles mesmo com acesso fácil a informação, então chegou a hora de mais uma matéria da série Desvendando a Verdade onde nós vamos ver se mais alguns mitos muito contados por aí são reais ou não.

Neurônios nunca se regeneram?

Não, isso é um mito, neurônios tem sim uma certa capacidade de regeneração, embora eles não façam isso com frequência. 

Uma parte do cérebro é dominante e é ela que determina se você é mais artístico ou racional?

Isso é apenas mais um mito, não existem evidências de que uma parte do cérebro domine sobre a outra, ambas trabalham em conjunto.


Partes diferentes da língua sentem sabores diferentes?

Não, toda a sua língua tem as mesmas papilas gustativas, você sente o mesmo sabor em todos os lugares dela.

Álcool aumenta sua temperatura corporal?

Não, é na verdade o contrário, beber álcool lhe dá a impressão de aumentar sua temperatura, mas na verdade a bebida abaixa ela. O álcool apenas redistribui o calor de seu corpo para outras áreas.

Cortar o cabelo o deixa mais forte?

Não, assim como raspar a barba não faz ela crescer mais grossa, cortar seu cabelo não faz nenhuma diferença na força de seus fios.

Xixi é bom para queimadura de água-viva?

Não, na verdade a urina pode piorar tudo. O sal da urina humana pode prejudicar ainda mais o machucado, aumentando a sensação de dor da pessoa.

Assim como humanos os lêmingues podem cometer suicídio?

Não, o mito de que esses animaizinhos se suicidam pulando de penhascos foi na verdade falsificado pela Disney em um "documentário" de 1958, isso tudo apenas para que eles pudessem concorrer a um Oscar. Várias partes do documentário eram falsas, mas tudo valeu a pena pelo visto, já que eles realmente ganharam um prêmio da Academia com suas mentiras.

Abelhas morrem após picar um humano?

Sim, isso é verdade, mas depende da espécie de abelha. Quando uma abelha pica alguém seu ferrão fica preso em sua vítima, mas junto com o ferrão também fica preso parte de seu trato digestivo, junto com seus músculos e nervos. Ela morre pouco tempo depois devido ao ferimento grave.

Tubarões não adoecem de câncer?

Isso é um mito, ele foi popularizado pelo livro "Sharks Don't Get Cancer" (Tubarões Não Têm Câncer) de 1992, mas o livro não diz que esses animais são imunes a doença, ele apenas diz que eles são menos sucessíveis a ela do que humanos. O fato é que as pessoa leram apenas o título do livro e espalharam o mito.

Peixes dourados tem memória curta?

Não, eles tem uma memória muito boa na verdade, podem até mesmo ser adestrados por treinadores. Segundo testes em laboratórios sua memória "dura" até 5 meses sem nenhum problema.

Abelhas e besouros não deveriam ser capazes de voar segundo as leis da física?

Isso é obviamente mais um mito, o que aconteceu é que o francês Antoine Magnan, um zoólogo e engenheiro aeronáutico que estudou o voo de insetos e aves para obter possíveis lições a serem aplicadas ao voo com motor, disse em seu livro de 1934 que insetos não deveriam ser capazes de voar, na verdade ele apenas não entendia que insetos tem asas diferentes das de aves. 
No fim sua "burrada" incentivou outros pesquisadores a olharem mais de perto a capacidade aerodinâmica de insetos.

Cães suam ao salivar?

Não, cães tem a maioria de suas glândulas sudoríparas em suas patas, é por elas que eles suam. Respirar com a boca aberta ajuda a regular a temperatura corporal deles, mas não tem nada a ver com o ato de suar em si.

Patos não tem eco?

Eles tem sim um eco, só que o barulho do eco de um pato é muito difícil de ser ouvido pelo ouvido humano, mas máquinas conseguem captar ele facilmente.

Morcegos são cegos?

Você já pode ter ouvido a expressão "cego como um morcego", mas esses animais não são necessariamente cegos, eles se locomovem graças a ecolocalização, mas seus olhos funcionam muito bem e também os ajudam na hora de caçar. 
Algumas espécies maiores de morcegos enxergam quase 3 vezes melhor do que humanos.

Existe um soro da verdade?

Não, isso é ficção, o famoso soro da verdade, ou tiopentato de sódio, deixa as pessoas mais desinibidas, mas não o suficiente para elas saírem contando seus segredos. Segundo pesquisas o efeito do soro é similar ao de estar bêbado

Silenciadores funcionam?

Sim e não, silenciadores realmente diminuem o som de uma arma, mas não o suficiente para ninguém ouvir os tiros dela. Se não acredita assista esse vídeo e ouça a diferença você mesmo.

Tinham apenas três reis magos?

Ninguém nunca disse isso, segundo a Bíblia os magos trouxeram três presentes, mas o número de pessoas nunca foi especificado, em certas épocas do catolicismo existiam até 12 reis magos.

A dama de ferro é um instrumento de tortura medieval?

Não, esse caixão com pregos foi inventado no século XIX, possivelmente ele foi feito usando partes de exibições de um museu apenas para atrair um público maior. Hoje em dia esses caixões estão expostos em vários museus ao redor do mundo.

Existe um lado negro da Lua?

Não, não existe, a Lua inteira recebe luz do Sol, o nome "lado negro" ou "lado escuro" é dado para o lado da Lua que não pode ser visto aqui da Terra, mas na verdade esse lado recebe até mais luz do Sol do que o lado que nós podemos observar aqui de baixo.

Astronautas explodiriam no espaço sem proteção adequada?

Isso é apenas mais um mito popularizado por filmes e séries, se uma pessoa fosse até o espaço sem proteção adequada ela morreria por falta de ar mesmo. Agora se ela tivesse oxigênio para sobreviver por ali ela ainda morreria de um ataque cardíaco ou por radiação, dependendo de quanto tempo ele ficasse lá em cima.

Se você chegou até o fim dessa super-matéria venha conhecer nosso facebook, lá tem ainda mais matérias para você ler e se divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário