terça-feira, 15 de junho de 2021

Coisas que são muito mais antigas do que você pensa #3

Está na hora de ver mais algumas coisas que são muito mais antigas do que você sequer podia imaginar. E se você gostar da matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos para ler mais coisas interessantes e divertidas.

Clickbait

Clickbait é o nome dado para aquelas manchetes exageradas do tipo "Ganhe músculos em 10 dias sem sair de casa" ou "Perca 15 Kg com esse chá milagroso", e, embora isso tenha ficado famoso com a internet, esse tipo de coisa é muito mais antiga do que você pensa. Em 1906 jornais já estavam fazendo esse tipo de coisa com manchetes escritas "10 coisas que você não vai acreditar" e "Montanha de ouro".

Ecstasy

A metilenodioximetanfetamina, mais conhecida por seu nome de tráfico ecstasy, também é mais antiga do que você imagina. Essa droga foi patenteada em 1902 por um farmacêutico alemão sob o nome methylsafrylamin. Ela só foi testada em humanos em 1927, mas acabou ficando popular mesmo como uma droga ilegal nas décadas seguintes.

Breakdancing


Breakdancing parece algo tão moderno não é mesmo? Mas isso já estava acontecendo em 1898, vários movimentos que você conhece hoje podem ser visto no vídeo "A Street Arab", que foi gravado a um século atrás.

Freezers

Freezers são tecnicamente novos, mas seu conceito não é, os persas já estavam construindo eles em 400 a.C, eles eram chamados de "yahkchals" e serviam para guardar gelo no meio do deserto usando um sistema de refrigeração via evaporação.

Energia Solar

Pegar a energia do Sol parece um conceito novo, mas em 1866 ele já estava sendo usado, infelizmente, porém, esse tipo de energia renovável era muito cara na época, o que desinteressou praticamente todo mundo.

Biodiesel

E falando em energia o biodiesel também é muito antigo, esse tipo de combustível foi usado pela primeira vez lá em 1900 em uma feira em Paris. Segundo registros históricos:
"A companhia francesa Otto demonstrou o funcionamento de um pequeno motor diesel com óleo de amendoim. Essa experiência foi tão bem sucedida que apenas alguns dos presentes perceberam as circunstâncias em que a experiência havia sido conduzida. O motor, que havia sido construído para consumir petróleo, operou com óleos vegetais sem qualquer modificação".

GPS

Esse tipo de mapa para carros já existia em 1932, eles só não eram digitais. Os GPS's originais eram um mapa de papel que se mexia de maneira relativa a velocidade do veículo. Se a pessoa quisesse mudar de rota, ela tinha de parar e trocar o mapa por outro antes de continuar.

Processos sobre direitos autorais

No século VI um missionário pegou uma Bíblia Psalter (dos Salmos) sem permissão de seu mentor, conhecido como Finian, e fez uma cópia dela. Isso resultou em um "processo" que envolveu o Rei da época. No fim Finian ganhou, o Rei disse que todas as cópias feitas a partir do livro dele eram dele. A decisão acabou resultando em uma guerra gigante, a Batalha de Cúl Dreimhne, onde 3.000 homens morreram.

Encanamento

Chineses usavam bambu para levar gás natural de um lugar a outro usando um sistema de encanamento rudimentar, isso tudo em 400 a.C. Eles usavam esse gás para gerar luzes e também calor em suas cidades.

Dentistas

Cerca de 2,500 anos atrás povos já tinham seus dentistas, eles conseguiam fazer as famosas pontes dentárias, suportando dentes falsos e ás vezes até mesmo dentes reais.

Batalhas de Rap

As batalhas de rimas já estavam acontecendo no século XV, duas pessoas ficavam cara a cara improvisando rimas para insultar os seus oponentes na frente de uma plateia, quem tivesse as melhores rimas ganhava. Isso era chamado de "Flyting" na época.
Curiosamente o deus da mentira Loki participava de batalhas assim na Mitologia nórdica.

Robôs

Se alguém ter perguntasse quando o primeiro robô foi conceitualizado e construído, você nunca que responderia 400 a.C, mas foi nessa época que Arquitas de Tarento, um filósofo, cientista, estratega, estadista, matemático e astrônomo grego, inventou o primeiro robozinho do mundo. Sua obra era um pássaro de madeira mecanizado que chegava a voar a até 200 metros com a ajuda da energia do vapor.

Pasta de dente

Em 2003 uma análise de alguns papiros antigos encontraram uma receita de creme dental feito à base de sal grosso, flores secas de íris, pimenta e hortelã esmagadas em uma pasta fina com um pouco de água. A hortelã e outras ervas eram incorporadas para ajudar a melhorar o hálito deles. O documento tem pelo menos 1.500 anos de idade. 

Escovas de dentes

As escovas de dentes eram feitas com galhos antes de serem feitas de plástico, e os babilônios já faziam isso há pelo menos 5.500 anos.

Queijo Ralado

Esse tempero não é nem um pouco moderno, existem evidências de que os gregos já tinham raladores de queijo em 411 a.C. isso graças aos escritos do dramaturgo Aristófanes, que menciona eles em uma de suas peças.
Na peça, o personagem principal convence um grupo de mulheres de que elas podem acabar com a Guerra do Peloponeso fazendo "chantagens sexuais" com seus maridos. Uma das falas ditas pelas mulheres é "eu não vou me abaixar como uma leoa em um ralador de queijo". 

Relógios mecânicos

Esse tipo de relógio foi inventado em 1094 pelo relojoeiro e astrônomo Su Sung, que levou seis anos para produzir o primeiro relógio mecânico do mundo. Mas ele não era apenas um relógio, não senhor, ele era uma torre de mais de 9 metros de altura, que funcionava à base de água e mercúrio. Foi a primeira vez que as horas foram contadas com precisão.

Gírias de digitação

Você já escreveu "vc" ao invés de "você"? Ou "kkk" para dar risada? Pois isso está na verdade acontecendo desde a época do telégrafo. Naquela época as pessoas podiam mandar mensagens para seus amigos, mas elas eram super-caras, daí eles usavam gírias para diminuir as palavras (e os custos) da mensagem. Eles faziam isso retirando letras de uma palavra, por exemplo "Como você está?" Seria algo do tipo "cmo vc sta?"

Esperamos que vocês tenham gostado da matéria, agora que tal você visitar o nosso facebook e curtir a nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário