terça-feira, 11 de maio de 2021

Curiosidades sobre quadrinhos que você não sabia #3

Você é fã de histórias em quadrinhos? Então continue lendo essa matéria para descobrir mais algumas das curiosidades e fatos mais interessantes desse mundo ilustrado.
E aqui no nosso site curiosidades é o que não falta, temos sobre o mundo do cinema, das séries de televisão e também dos videogames. Então se quiser se entreter, basta clicar nos links e ler nossas matérias.

Além do The Mask, o Batman foi acusado de plagiar outro herói dos quadrinhos pulp, o Black Bat, ou Morcego Negro. 
Na verdade tanto o Black Bat quanto o Batman chegaram às bancas quase na mesma época, e ambos alegaram que o outro era uma cópia. A ameaça de ações legais só terminou quando o editor da DC, Whitney Ellsworth, interveio. Ellsworth já havia trabalhado para os editores do Black Bat e intermediou um acordo que permitia que ambos os personagens coexistissem pacificamente.

O único motivo da Mulher-Aranha existir hoje em dia é que Stan Lee ficou com medo de perder o nome se ele não o registrasse logo.
"De repente, percebi que outra empresa pode lançar rapidamente uma revista como essa e afirmar que tem o direito de usar o nome, e pensei que seria melhor fazê-lo com muita rapidez para proteger o nome com direitos autorais. Então, nós escrevemos uma revista rapidamente, e foi exatamente o que aconteceu. Eu queria proteger o nome, porque é o tipo de coisa [onde] alguém pode dizer: 'Ei, por que não publicamos uma Mulher-Aranha; eles não podem nos parar...' Você sabe, anos atrás, lançamos o Homem Maravilhoso, e a [DC Comics] nos processou porque eles tinham a Mulher Maravilha, e... eu disse que tudo bem, vou cancelar o Homem Maravilhoso. E de repente eles têm a Power Girl [depois que a Marvel apresentou o Power Man]. Oh garoto. Que injusto."

O personagem Luke Cage foi feito apenas para aproveitar o sucesso dos filmes chamados "blaxploitation", que continham atores negros e eram feitos para negros.
Cage foi ainda o primeiro super-herói afro-americano a estrelar seu próprio título solo.

Como o Batman tinha o Robin, a DC achou que seria uma boa ideia se o Coringa tivesse um ajudante também, assim em 1966 nasceu Gaggy, o palhaço anão.
Depois que Gaggy saiu de cena ele foi substituído pela Arlequina, que ficou muito mais famosa do que ele.

O vilão Venom originalmente iria ser uma mulher. O personagem era para ser uma mulher grávida que perdeu o marido depois que um motorista de táxi, distraído pelo Homem-Aranha, o atropelou. Esse incidente faria a mulher entrar em trabalho de parto na estrada, perdendo o bebê, o marido e a sanidade na mesma noite. Ela então iria sair do hospital e se relacionar com um simbionte alienígena que se tornaria a fonte de seu poder. Ela se tornaria uma vilã poderosa que iria atacar o Homem-Aranha das sombras sem ativar seu Sentido Aranha. 
Mas o editor da Marvel, Jim Salicrup, pensou que uma mulher não seria uma ameaça para um adolescente com superpoderes e descartou a ideia.

Stan Lee criou o famoso Homem de Ferro como um desafio, sua ideia era criar um personagem que ninguém gostasse e depois fazer os fãs gostarem dele.
"Acho que me desafiei. Foi o auge da Guerra Fria. Os leitores, os jovens leitores, se havia algo que eles odiavam, era guerra, eram os militares... Então, consegui um herói que os representavam no centésimo grau. Ele era um fabricante de armas, ele estava fornecendo armas para o Exército, ele era rico, ele era um industrial... Eu pensei que seria divertido pegar o tipo de personagem que ninguém gostaria, nenhum de nossos leitores gostaria, e empurrá-lo pela garganta e os fazer gostar dele... E ele se tornou muito popular."

Clark Kent, o alter-ego do Super-Homem, é um personagem da DC Comics, mas ele também existe na Marvel Comics. Escritores e desenhistas vem colocando o personagem em suas histórias por décadas apenas para se divertir.

"Calvin and Hobbes" (Calvin e Haroldo no Brasil) poderiam nunca existir. 
Os personagens apareceram pela primeira vez como secundários em uma tirinha chamada "In The Doghouse", mas na hora de tentar vender eles para a United Feature Syndicate, eles foram recusados por "não terem potencial para marketing". A Universal Press Syndicate então comprou os direitos deles, e em apenas um ano eles estavam sendo publicados em 250 jornais ao mesmo tempo. Toma aí o seu potencial pra marketing.

Poucos sabem disso mas a Arlequina é judia, ou pelo menos meio judia por parte de pai. A personagem costumava usar expressões ídiche em suas revistas como "oy" e "plotz", e ela costuma comemorar o Hanukkah ao invés do Natal.

Nos anos 50 todos os quadrinhos tinham de obedecer as regras do Comics Code Authority, que incluíam nada de violência, drogas, sexo, etc. E por causa disso a Mulher Gato quase foi banida dos quadrinhos para sempre.
O que aconteceu é que a personagem nunca pagava por seus crimes, ela ainda fazia ser uma criminosa parecer legal para garotas, ela era sexy e ainda por cima flertava com o Batman o tempo todo. Ela ficou praticamente uma década sem aparecer nas revistas.

A Hera Venenosa foi criada apenas para ser um interesse amoroso para o Batman, mas a popularidade dela acabou sendo maior do que o esperado. 
Quando ela foi criada em 1966 ela não tinha um passado definido, mas as pessoas gostaram tanto dela que os escritores decidiram criar um e fazer dela uma vilã completa.

Similarmente o Justiceiro foi criado apenas para ser um vilão do Homem-Aranha. Ele na verdade foi o segundo personagem com esse nome (Punisher em inglês) a aparecer nas revistas da Marvel.
A história do Justiceiro foi inspirada nos livros "The Executioner" de 1969 do autor Don Pendleton, em que um veterano do Vietnã, Mack Bolan, se torna um serial killer de criminosos após sua família ser morta pela máfia.

O Thor teve alguns animais de estimação durante esses anos, incluindo suas cabras mágicas Toothgnasher e Toothgrinder, e também seu cachorro falante Thori, que foi batizado assim como uma piada por seu irmão Loki.

O símbolo mais famoso do clássico dos quadrinhos Watchmen é com certeza o sorriso manchado com apenas uma gota de sangue, mas ele não fazia parte da história original. Ele foi adicionado pelo desenhista Dave Gibbons depois que ele percebeu que o Comediante não tinha nada para mostrar o seu senso de humor em sua roupa.

E falando em Watchmen, quando a revista foi lançada quase ninguém reclamou que um de seus personagens estava pelado, pelo menos não o suficiente para ela ser censurada.
De acordo com seu criador o motivo pra isso é que o personagem lembrava uma estátua grega, por isso ninguém se incomodou tanto assim.

O personagem Robin (Damian Wayne) é vegetariano. Em uma história ele descobre os horrores que animais passam em abatedouros, então decide nunca mais comer carne. Ele ainda adota uma vaca, que ele batiza de Bat-Cow.

Em uma HQ, Han Solo e Chewbacca caem na Terra, Han é morto, Chewbacca é confundido com um Pé Grande, e os restos mortais de Han são encontrados por Indiana Jones 100 anos depois.

A distribuição de quadrinhos nos E.U.A é completamente monopolizada por uma empresa, a Diamond Comic Distributors. A Marvel, DC, Image, etc, todas têm contratos exclusivos com a Diamond desde os anos 90 ou antes.
Após uma investigação federal, a Diamond foi inocentado de violar quaisquer leis, pois ela não monopoliza todas as formas de literatura no país.

Nos anos 50 e 60 ninguém levava quadrinhos muito a sério, incluindo desenhistas. Eles achavam que trabalhar em HQ's poderia destruir sua reputação, por isso apenas os mais desesperados, e ás vezes menos talentosos, trabalhavam nelas. É por isso que a arte era tão inconsistente antigamente.

Pelo que se sabe o engenheiro de computação Bob Bretall tem a maior coleção de quadrinhos do mundo. Sua casa tem mais de 100.000 edições, e um dos passeios de Bretall à sua loja de quadrinhos levou à compra de 480 novos quadrinhos de uma vez só. Ele vem comprando desde os anos de 1970.

Deadpool quebrou um recorde em 2014 por ter "mais personagens em uma capa" do que qualquer outra revista. Deadpool #27 apresentava 236 personagens desenhados lado-a-lado no casamento do personagem. 

Quer ver mais matérias divertidas? Clique aqui e venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário