quarta-feira, 19 de maio de 2021

Curiosidades sobre países #31

Sejam bem vindos a mais uma parte da nossa série de matérias sobre países e suas várias curiosidades, hoje nós vamos focar mais uma vez em fatos aleatórios e interessantes que você provavelmente nem sabia e nunca saberia se não fosse pela gente. Confira e se divirta!

Os europeus ficaram conhecidos por invadir e escravizar outros países, e eles eram ótimos nisso, do mundo todo apenas 4 países nunca foram colonizados pelos europeus ou ficaram sob sua esfera de influência, são eles Japão, Coréia, Tailândia e Libéria.

Em 1628 um navio de guerra sueco chamado Vasa foi chamado de o navio de guerra mais espetacular já construído, ele afundou depois de apenas 20 minutos em sua viagem inaugural, navegando menos de uma única milha náutica.

A Gana ainda é um país muito religioso, lá existem "campos de bruxas", onde mulheres acusadas de bruxaria podem fugir para salvar suas vidas. Elas vivem em condições miseráveis ​​pelo resto de suas vidas, a menos que um padre determine sua inocência matando uma galinha e observando como ela morre.

As pessoas que falam islandês hoje em dia ainda conseguem entender as antigas sagas islandesas, isso é devido ao fato de que a língua não mudou muito em mais de 1000 anos.

Existem mais de 7,2 milhões de raposas na Austrália graças aos colonos britânicos que as importaram apenas para caçar elas.

O lugar habitado mais remoto do planeta é a Ilha de Tristão da Cunha, ela fica a 2011 km do local habitado mais próximo. Sem pista de pouso a maneira mais rápida de chegar na Ilha é uma viagem de barco de 6 dias saindo da África do Sul.

A bandeira mais antiga conhecida nos Estados Unidos é a "Bandeira de Bedford", que mostra um braço blindado segurando uma espada com o lema "conquiste ou morra". Ela foi usada pelos Minutemen em Lexington, uma milícia chamada assim por estarem prontos para lutar em apenas um minuto.

Quiribati vai ser um dos primeiros países a desaparecer devido ao aquecimento global, e eles sabem disso, o país já está preparando a alguns anos uma evacuação total de sua população.

Conheça as árvores de trilhas nativas americanas, elas eram usadas nos E.U.A como marcadores de trilhas para locais importantes. Isso era feito dobrando as mudas em ângulos de 90 graus. À medida que a árvore continuava a crescer, ela mantinha esta forma, marcando assim permanentemente a trilha.

Em um vilarejo na Índia, um tordo indiano fez um ninho e botou seus ovos no quadro de distribuição do vilarejo. A aldeia decidiu ficar sem iluminação pública por mais de um mês para a segurança da ave e para permitir que seus ovos eclodissem. Após 45 dias, o pássaro e seus filhotes voaram com segurança.

A Rússia uma vez tentou criar seu próprio cão nadador para ajudar a marinha do país a salvar pessoas que estavam se afogando, assim nasceu o Moscow Water Dog (Cão d'água de Moscou). O problema é que a raça que eles criaram era tão agressiva que ele preferia matar as vítimas do que ajudar elas. O projeto foi descontinuado e hoje em dia o cão está extinto.

E falando em russos, em 1965 a União Soviética detonou um dispositivo nuclear perto do rio Chagan para criar um lago artificial com um volume de cerca de 10 milhões de metros cúbicos sob seu programa de Explosões Nucleares para a Economia Nacional. Só que até hoje o lago é ligeiramente radioativo e não pode ser usado, ele é chamado de "lago atômico".

Você já ouviu falar do país sul-americano Poyais? Provavelmente não, já que ele é falso. O país fictício foi criado pelo golpista Gregor MacGregor em 1821. Ele inventou uma economia, um governo, uma história, uma capital e até mesmo montou embaixadas em cidades europeias. Ele fez milhões enganando investidores e imigrantes entusiasmados que queriam conhecer e até ir morar em seu país falso.

Embora existam vários elementos com nomes de países, como por exemplo Americium, Francium, Germanium e Polonium, há apenas um país no mundo com o nome de um elemento, "Argentina" é derivado de "Argentum", o nome latino para prata. 

A Dinamarca e a Suécia detêm o recorde mundial de mais guerras travadas entre dois países, com cerca de 30 guerras travadas desde o século XV.

A Guiana Francesa ainda é legalmente parte da França, e não um país separado, da mesma forma que o Havaí é legalmente parte dos EUA. 

Irlanda, Islândia, Groenlândia, Antártica e Nova Zelândia são os únicos países do mundo sem populações de cobras nativas ou selvagens.

Após o terremoto de 2010 no Haiti, que matou 200.000 pessoas, tropas de paz da ONU do Nepal foram enviadas ao país. Infelizmente, os mantedores da paz trouxeram cólera com eles, levando a um surto massivo que infectou 800.000 pessoas e matou pelo menos 9.000.

E por último, você sabia que o Reino Unido tem o nome de país ocidental mais longo do mundo? O nome oficial do Reino Unido é na verdade Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Se você gostou de ler essa matéria, nós temos milhares de outras lhe esperando bem aqui. Basta clicar e curtir. Ou se preferir você pode sempre nos seguir por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário