segunda-feira, 22 de março de 2021

Curiosidades sobre países #30

Sejam bem vindos a trigésima parte da nossa série de matérias sobre países e suas várias curiosidades, hoje nós vamos focar em fatos aleatórios e interessantes que você provavelmente nem sabia e nunca saberia se não fosse por essa matéria. Confira e se divirta!


O acampamento Bonifas, perto da Zona Desmilitarizada Coreana, tem um "campo de golfe" que é cercado por minas terrestres em três lados. Ele é atualmente conhecido como "O buraco mais perigoso do golfe."


Em 2004, para acabar com a corrupção, o Presidente da República da Geórgia demitiu cerca de 30.000 policiais. Eles tiveram de criar uma nova força policial do zero.


Os estados americanos de Delaware e Colorado tem estatutos que podem anular casamentos caso eles tenham sido realizados como uma aposta ou desafio. A pergunta é quantas vezes isso aconteceu até eles criarem esses estatutos?


Na África antiga, as mulheres bebiam a espuma da boca de um camelo como meio de controle de natalidade. Já na China antiga mulheres que estavam se sentindo um pouco excitadas tomavam um gole de mercúrio fresco para evitar engravidar.

John, de 14 anos de idade, foi a primeira pessoa no Reino Unido acusada de "incitar seu próprio assassinato". Ele encontrou seu amigo da vida real Mark em uma sala de chat e convenceu Mark a matá-lo através de uma teia de personagens fictícios. Mark esfaqueou John, convencido de que a CIA havia ordenado ele a fazer isso.

Cerca de 90% de todos os diamantes do mundo passam pela cidade indiana de Surat, no estado de Gujarat, antes de chegar ao mercado. Os diamantes são lapidados e polidos nesse local antes de serem vendidos.

Conheça a cidade gelada e sem árvores de Nome Alaska, cujos residentes criaram sua própria Floresta Nacional de Nome usando suas árvores de Natal descartadas. A tradição caiu em desuso, mas recentemente renasceu por pressão do prefeito.

Macacos macaenses em um templo em Bali aprenderam a roubar eletrônicos e outros itens valiosos, a fim de troca-los por alimentos que eles consideram especialmente gostosos.

Por mais estranho que pareça o país com o maior número de ilhas é a Suécia, com suas 267.570 ilhas. Menos de 1.000 delas são habitadas.

O grande nevoeiro de Londres de 1952 era tão forte que os pedestres nem conseguiam ver os seus próprios pés. Alguns dos 4.000 que morreram nos 5 dias que ele durou não sofreram problemas respiratórios, eles caíram no Rio Tamisa e se afogaram porque não podiam ver nada. Cegos foram usados como guias para que as pessoas conseguissem chegar em casa.

Yaghan, o povo que habita o extremo sul do mundo, não usavam roupas mesmo com as temperaturas congelantes, em vez disso eles acendiam dezenas de fogueiras. Isso fez com que os navios europeus que passavam chamassem suas terras de "terra do fogo".

O referendo presidencial iraquiano de 2002, de acordo com "estatísticas oficiais", teve uma "participação de 100%", em que todos os eleitores elegíveis no país de 11,4 milhões, supostamente votaram "sim" para continuar o governo de Saddam Hussein. Nem um único voto foi para "não".

Durante a Guerra Fria os EUA tentaram intimidar o Bloco Soviético convencendo-os de que o então presidente Richard Nixon era um lunático instável que provavelmente atacaria sem um motivo racional.

Há um monumento a Nikola Tesla no lado americano das Cataratas do Niágara. A estátua foi um presente da Iugoslávia e ela comemora a inspiração que Tesla sentiu ao ver as quedas quando ele passou a fazer parte da equipe que inventou a primeira usina hidrelétrica de corrente alternada.

Em 1816, os Estados Unidos construíram um forte 800 metros dentro da fronteira canadense, por engano. O forte passou a ser chamado de Fort Blunder, que em nossa língua significa Forte Asneira.

Aproximadamente 30-40% dos vietnamitas têm o sobrenome Nguyen. Para comparação, o sobrenome mais popular na América é Smith, que é compartilhado por apenas 0,8% da população.

Há uma mesa de piquenique triangular na fronteira da Hungria, Áustria e Eslováquia, assim cada pessoa pode comer em um país diferente.

Em 2002, Bridgeville, Califórnia, foi a primeira cidade a ser leiloada no eBay, inicialmente ela foi vendida por US$ 1,77 milhões, mas o comprador desistiu, ela então foi vendida por US$ 700,000.

E falando da Califórnia, ninguém sabe de onde esse nome veio. Uma das teorias mais populares para a origem do nome do estado é que esse era o nome de uma ilha fictícia localizada a leste das Índias em Las Sergas de Esplandián, um romance de cavalaria espanhol escrito em 1510.

As muralhas da cidade de Benin, originalmente conhecidas como Edo e localizadas na atual Nigéria, eram a maior estrutura de terra feita pelo homem, elas eram cerca de quatro vezes mais longas do que a Grande Muralha da China, mas, infelizmente, grandes porções das paredes foram destruídas pelos britânicos em 1897.

A Coréia do Norte tem seu próprio sistema de pontuação para o basquete: enterradas valem 3 pontos, gols de campo nos 3 minutos finais do jogo valem 8 pontos, arremessos de 3 pontos valem 4 se a bola não tocar no aro, e um ponto é deduzido para lances livres perdidos.

O governo da Coréia do Sul organiza festas dançantes para idosos com o único propósito de combater a solidão e prevenir a demência em seu país, onde a população está envelhecendo muito rapidamente.

A Austrália declarou guerra contra emus duas vezes, eles perderam em ambas as ocasiões e se renderam aos pássaros.

Fundado em 1516, o Fuggerei alemão é o complexo de habitação social mais antigo do mundo ainda em uso. O aluguel era e ainda é um florim renano por ano (equivalente a 0,88 euros modernos), além de três orações por dia.

Se você gostou da matéria, que tal ler outras? Nós temos milhares de matérias divertidas e interessantes esperando você, basta curtir a nossa página oficial e ativar as nossas notificações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário