segunda-feira, 8 de março de 2021

Curiosidades sobre Dragon Ball que você não sabia

Quem nunca assistiu um episódio de Goku e companhia? Pois agora você vai ver alguns fatos e curiosidades sobre a saga Dragon Ball que você nunca viu antes. E se você gostar eu sugiro que você leia também nossa série sobre curiosidades de animes e mangás.

Toda a saga Dragon Ball é na verdade baseada no romance clássico chinês "Journey to the West" (Jornada ao Oeste), com Goku sendo uma "cópia" de Sun Wukong ("Son Goku" em japonês), Bulma de Tang Sanzang, Oolong de Zhu Bajie e Yamcha de Sha Wujing.
Segundo uma entrevista Akira Toriyama queria criar uma história com o tema básico de Journey to the West, mas com "um pouco de kung fu". 
É também desse livro que vem a inspiração para o bastão mágico de Goku e sua nuvem voadora.

Mas originalmente Dragon Ball era uma série bem diferente, tanto que ele se chamava Dragon Boy e falava sobre as aventuras de Tangtong e seu mestre, que o manda resgatar uma princesa com a ajuda de uma Dragon Ball, que tinha o poder de invocar um pequeno dragão.

O título Dragon Ball foi inspirado pelo filme Enter the Dragon e, posteriormente, por filmes de kung fu de Brucexploitation, que frequentemente tinham a palavra "Dragon" no título. Já as cenas de luta e comédia foram influenciadas pelos filmes do Jackie Chan.

Já as próprias esferas do dragão também foram inspiradas por outro livro, nesse caso o romance épico japonês "Nansō Satomi Hakkenden" (1814-1842) de 106 volumes, que envolve os heróis coletando oito contas de oração budistas, que Toriyama adaptou para serem as Dragon Balls.

Desde o seu lançamento Dragon Ball se tornou uma das séries de mangá e anime de maior sucesso de todos os tempos, com o mangá sendo vendido em mais de 40 países e o anime transmitido em mais de 80 países. Os 42 volumes coletados do mangá venderam mais de 160 milhões de cópias no Japão e estima-se que tenham vendido mais de 250–300 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se a segunda série de mangá mais vendida da história, atrás apenas de (claro) One Piece.

Muitos dos personagens do programa são Sayajins, mas você sabe o que significa isso? "Yasai" (野菜), significa "vegetais", "Yajin" significa "selvagem" e o sufixo "Jin" significa "pessoa".

Embora o Trunks tenha cabelo azul no anime, a cor dele é oficialmente roxo. Tanto Bulma quanto Trunks tinham cabelos roxos no mangá, mas na hora de fazer o anime apenas Trunks ficou com seus cabelos da cor certa. Curiosamente o Trunks pequeno ainda tem cabelos roxos, mas o do futuro tem cabelos azulados.

E falando em cabelos, o único motivo dos personagens de Dragon Ball ficarem loiros ao se transformarem em Super Sayajins é que seu criador, Akira Toriyama, era meio preguiçoso.
Durante uma aparição no programa de variedades Nonstop da emissora japonesa Fuji TV, o editor do mangá de Dragon Ball, Hiroyuki Nakano, explicou que a escolha da cor do cabelo loiro nasceu por pura conveniência:
"É muito trabalho colorir o cabelo de Goku de preto. Mas Toriyama pode retratar cabelos loiros apenas deixando os cabelos de Goku sem cor, já que o mangá é publicado em preto e branco".
Em outras palavras eles são loiros porque Toriyama deixava os cabelos brancos no mangá, para não ter de pinta-los.

E não foi só isso, o único motivo de Goku ter ido de um pirralho para um adulto é que Toriyama achava que seria mais fácil de desenhar cenas de lutas entre dois adultos do que de uma criança contra um adulto.

E o fato dos personagens lutarem em lugares desertos não era porque eles eram heróis e não queriam machucar inocentes, é porque Toriyama tinha preguiça de desenhar prédios, carros e pessoas durante essas cenas.

Sua "preguiça" também foi o motivo dos personagens perderem suas caudas, Toriyama simplesmente não gostava de desenhar elas, por isso resolveu arrancar a de Goku fora.

Akira Toriyama também era conhecido por seus problemas de memória, com o melhor exemplo disso sendo que ele aparentemente simplesmente se esqueceu que a personagem Launch existia e parou de usar ela.
Ele também se esqueceu que a transformação SSJ2 existia, achando que ela era a transformação SSJ3.

Outro fato esquecido foram os personagens antropomórficos do mangá, Toriyama simplesmente parou de desenhar eles do nada. Um entrevistador perguntou se isso foi feito para dar um ar de mais maduro ao desenho, mas Toriyama admitiu que ele só se esqueceu deles mesmo.

O icônico vilão Freeza foi inspirado pela Bolha Financeira e Imobiliária do Japão, que de 1986 a 1991 teve uma inflação gigante nos preços das ações do setor imobiliário. Por isso que o vilão revendia planetas inteiros.

Todas as quatro formas do vilão Cell tinham algum tipo de característica dos heróis que o desafiam em sua personalidade. O Imperfeito é furtivo e calculista como Piccolo, o Semi-Perfeito é vaidoso e arrogante como Vegeta, o Perfeito era descontraído e só queria lutar contra oponentes poderosos como Goku, e o Super Perfeito era cabeça quente e arrogante como Super Saiyan 2 Gohan.

E falando em Gohan, o desenho deveria ter continuado com ele como personagem principal após a morte de Goku, mas Toriyama achou que Gohan não era bom o suficiente para o papel principal, por isso resolveu trazer Goku de volta dos mortos.

O famoso kamehameha foi batizado em homenagem ao rei havaiano Kamehameha I, que foi o unificador e primeiro rei das ilhas havaianas. Ele fundou o Reino do Havaí em 1795 e se tornou o único governante do arquipélago em 1810 após a vassalagem de Kauai. 
O nome na verdade foi dado pela esposa de Akira Toriyama, após o artista dizer que não tinha ideias para o nome do ataque do Mestre Kame.

A dublagem brasileira de Dragon Ball é icônica, mas a portuguesa é simplesmente bizarra. Pra se ter uma ideia o personagem Picollo se chama por lá de Coraçãozinho de Satã, Kakaroto se chama Cachalote e os Sayajins são apenas chamados de Guerreiros do Espaço.
E na Espanha o famoso Kamehameha na verdade se chama Onda Vital sabe-se lá porque.

Originalmente a frase que virou meme "é mais de 9000!" era na verdade "é mais de 8000!". Até hoje não se sabe se a mudança foi de propósito ou por um erro de tradução.

Os fãs já irritaram tanto Toriyama sobre o fato do Kuririn não ter nariz que o autor já disse que o personagem na verdade respira pela pele!
E os pontos na testa do personagem são uma referencia a monges budistas e sua prática de moxabustão, onde eles aplicam calor diretamente na pele, deixando marcas nela.

Esperamos que tenha curtido essas 20 curiosidades, agora que tal curtir nossa página oficial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário