quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Curiosidades sobre países #29

Sejam bem vindos a mais uma parte da nossa série de matérias sobre países e suas várias curiosidades, hoje nós vamos focar em fatos aleatórios e interessantes que você provavelmente nem sabia e nunca saberia se não fosse por essa matéria. Confira!


Conheça a história da Princesa de Javasu, só que Javasu não é um país de verdade. Em 1817 uma mulher posou como a fictícia Princesa Caraboo de Javasu. Ela enganou uma pequena cidade britânica inteira durante meses fazendo eles acreditarem que ela era uma princesa que havia sido capturada por piratas, pulado no mar no Canal da Mancha e nadado até a praia. Mais tarde, ela foi reconhecida como sendo a filha de um sapateiro de Devon.


Os franceses levam suas baguetes bem a sério, tão a sério que eles tem uma lei só pra elas, A Lei do Pão Francês de 1993 descreve regras específicas para a venda de baguetes. Para começar elas não podem ser congeladas antes da venda e devem ser feitas frescas sem aditivos. A lei ainda especifica um nível máximo de pH e contagens de bactérias para os iniciadores de fermento.

As Olimpíadas de 1992 ocorreram na Suécia, mas quem se sobressaiu nela foi um nativo americano chamado Jim Thorpe. Ele na verdade foi o primeiro nativo americano a ganhar uma medalha de ouro nos Estados Unidos. O curioso é que na manhã do decatlo, seus tênis de corrida foram roubados. Se recusando a desistir de participar, Jim correu usando dois sapatos diferentes, incluindo um que ele pegou do lixo.

A roupa normal de um cidadão romano era a famosa toga, mas durante as eleições romanas, os candidatos a cargos políticos esfregavam sua toga com um tipo de giz branco para se destacarem. Chamada de Toga Candida (branco puro), foi essa vestimenta romana que deu origem à palavra "candidato".

Na Inglaterra o Castelo de Windsor e o Palácio de Buckingham têm conservadores relojoeiros exclusivos. O trabalho deles é verificar os relógios diariamente, dar corda a todos uma vez por semana e redefini-los para o horário de verão.
Outra curiosidade é que os relógios da cozinha sempre estão adiantados em 5 minutos para garantir que a comida seja feita a tempo da refeição.

No Japão alguns corvos são conhecidos por soltar nozes nas faixas de pedestres, esperar os carros atropelarem e quebrarem as nozes e então esperar até o semáforo fechar para comer elas com segurança.

O povo Inca, da América pré-colombiana, nunca desenvolveu sua própria escrita, em vez disso eles tinham um sistema de nós chamado khipu, no qual a cor, direção e até estrutura dos nós comunicavam informações diferentes. Embora a maior parte seja numérica, decifrar totalmente o código revela um alfabeto khipu fonético.

O maior lago da Califórnia, o Mar Salton, foi na verdade criado devido a um erro de engenharia humana. Ele foi criado na tentativa de consertar um problema irônico de abundância de água, então eles criaram canais para o seu fluxo. Mas uma forte onda de água ocorreu, rompendo os canais com inundações em massa. Eles até tentaram consertar, mas a cidade de Salton foi posteriormente consumida pelo novo lago.

Similarmente, e ainda nos Estados Unidos, nós temos o Deserto do Maine, um deserto artificial criado por práticas agrícolas ruins e erosão do solo. Hoje em dia o local é uma atração turística.

O pequeno país da Holanda tem um programa muito exclusivo chamado "Mães para Mães", que fornece remédios para fertilidade para todo o mundo, coletando urina doada por mulheres holandesas no início da gravidez e exportando ela.

Uma gangue criminosa chinesa foi a responsável por formar a primeira república democrática no sudeste da Ásia e uma das primeiras repúblicas modernas do mundo, em Bornéu Ocidental em 1777. Ela foi encerrada pelos holandeses em 1884.

O Ofcom, o regulador de comunicações do Reino Unido, classificou os palavrões em 4 categorias diferentes: Suaves (incluindo vaca, droga e Deus); Médio (incluindo bolas, besteira e irritado); Forte (incluindo bastardo, glande e babaca); e Mais Forte (boc#ta, f#da e filho da p#ta).

A Austrália queria ter sua própria força policial em 1789, o problema é que eles aparentemente não tinham muitos candidatos para a tarefa, então o que eles fizeram? Eles selecionaram 12 dos condenados mais bem comportados e formaram a Night Watch, cujo objetivo era ajudar na manutenção da lei e da ordem na cidade de Sydney.

A África do Sul tem 11 línguas oficiais, até aí tudo bem, mas o curioso é que a língua usada no lema do brasão deles não é nenhuma das 11.

Na Islândia os sobrenomes das pessoas são baseados nos nomes de seus pais, portanto uma família pode ter sobrenomes diferentes para cada membro. Por exemplo, se o nome da sua mãe for Egill, seu sobrenome seria Egilson, que significa "filho de Egill".

Em um campo de futebol na Estônia existe um carvalho bem no meio do campo, eles nunca cortaram a árvore, eles tem de jogar ao redor dela.

Durante o levante de 1916, haviam breves cessar-fogo entre os rebeldes e o exército britânico, o motivo? Permitir que o zelador do parque em Stephen's Green alimentasse os patos diariamente.

Você já deve ter ouvido falar da famosa hora do chá britânica, mas o que você não deve saber é que o fato de todo mundo fazer chá quase ao mesmo tempo ferra com as companhias de energia, que tem de compensar pelo aumento da demanda elétrica.

Na Dinamarca o monarca regente não pode ser culpado de nenhum crime, a Rainha Margarida II pode assassinar pessoas, traficar drogas, não pagar impostos e o que mais ela quiser sem medo de ir para a cadeia.

A Colômbia era conhecida como a "capital do sequestro", em seu auge 1 a cada 3 sequestros que ocorriam no mundo todo eram colombianos.

Não existem palavras para "sim" e "não" em irlandês, mas isso não significa que não haja como responder a uma pergunta. Eles comunicam "sim" e "não" com uma forma verbal. Por exemplo: em vez de responder sim a uma pergunta eles dizem algo como "eles fizeram", "eles venderam", "eles foram" etc.

E por último a maior camiseta do mundo foi feita com 200.000 garrafas de plástico recicladas e mede 96,86 m de comprimento por 69,77 m de largura. Essa "obra de arte" foi criado pela Plastindia Foundation Índia em 5 de janeiro de 2018.

Curtiu a matéria? Então venha curtir a nossa página oficial em RWF, ativar as nossas notificações e ler ainda mais matérias curiosas, engraçadas, bizarras e interessantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário