quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Veja de onde veio a inspiração para esses filmes e séries #2

A inspiração para criar algo incrível é tudo que um artista quer, e ela pode vir de vários lugares diferentes, alguns deles sendo mais estranhos do que outros. Veja agora mesmo de onde veio a inspiração para mais alguns filmes e séries que você já deve ter assistido ou pelo menos ouvido falar.

Star Wars, ou Guerra nas Estrelas, nunca teria existido se não fosse pelo herói espacial Flash Gordon. Mas quem é Flash Gordon? Ele era o herói de uma tira de jornal de aventura e ficção científica originalmente desenhada por Alex Raymond que foi publicada pela primeira vez em 7 de janeiro de 1934. Gordon era um jogador de polo que é sequestrado por seu "amigo" e lançado ao espaço em um foguete, onde ele acaba caindo em outro planeta que iria se chocar com a Terra.
Segundo o próprio criador de Star Wars, George Lucas, ele queria mesmo era fazer um novo filme do Flash Gordon, mas ele nunca conseguiu assegurar os direitos autorais do personagem, ele então decidiu criar sua própria aventura espacial, assim nasceu Luke Skywalker e companhia.

Como já foi dito nessa matéria aqui, e nessa aqui também, Freddy Krueger foi baseado em eventos reais, ou quase isso. A ideia por trás da série de filmes A Hora do Pesadelo veio de um artigo de um jornal, nele estava escrito que algumas pessoas estavam morrendo enquanto dormiam após terem um mesmo pesadelo repetido várias vezes. O produtor Wes Craven leu esse artigo e decidiu criar um monstro que matava pessoas ao invadir seus sonhos. Craven ainda disse que ele foi inspirado por uma história de uma família do Camboja cujo filho sofria de pesadelos, os mais velhos ignoraram isso até que a criança faleceu enquanto dormia.

A franquia Mad Max nasceu de um lugar quase tão louco quanto Mel Gibson, na sala de emergência de um hospital. Acontece que o diretor George Miller era um médico em Sydney, Austrália e ele trabalhava em uma sala de emergência, onde ele presenciou muitos ferimentos e mortes, principalmente de acidentes de carro na zona rural de Queensland, tanto que ele perdeu pelo menos três amigos nesses tipos de acidentes.

O filme Pixels de Adam Sandler não foi exatamente um sucesso com os críticos, ele contava a história de um mundo que acaba sendo invadido por personagens de jogos de vídeo-games, um tema legal, mas não muito original. Acontece que o filme foi inteiramente baseado em um vídeo viral de menos de 3 minutos lançado em 2010 pelo diretor francês Patrick Jean, ele também se chamava Pixels e mostrava o mundo sendo invadido por memes e coisas do tipo.

Tim Burton tem muita imaginação, mas isso não quer dizer que ele não se inspire em outras coisas, por exemplo, seu filme de 1996 Marte Ataca! é na verdade uma adaptação de uma série de cartões colecionáveis lançados em 1962 de mesmo nome. Quando juntos os cartões formavam uma história sobre marcianos invadindo a Terra, que foi reaproveitada para o filme.

O filme clássico E.T.: O Extraterrestre foi inspirado na infância do próprio Steven Spielberg. Não, ele nunca conheceu um alienígena, mas ele chegou o mais perto possível. Acontece que quando Steven era uma criança seus pais se divorciaram e ele constantemente sofria bullying de seus colegas, que chegavam a bater nele até ele sangrar. Para lidar com o trauma e o abuso Steven inventou um amigo imaginário que gostasse dele, já que parecia que ninguém mais gostava. Esse amigo foi a inspiração para o E.T. e a relação dele com Elliot.

O filme Logan é considerado um dos melhores filmes de heróis de todos os tempos, e ele tem três grandes inspirações, a primeira, claro, foram as histórias em quadrinhos, principalmente a série Velho Logan criada pelo escritor Mark Millar e lançada em 2008, a segunda foi o filme de faroeste Shane de 1953, que chega a aparecer e até ser citado em Logan. Mas a outra inspiração é provavelmente a mais surpreendente de todas, Pequena Miss Sunshine! O diretor James Mangold disse querer refazer a comédia mas com Logan, Xavier e X-23 viajando em um carro por aí.

Uma Noite de Crime ("The Purge" no original) é um filme sobre um mundo onde, uma vez por ano, as pessoas podem cometer qualquer crime que elas quiserem, e a ideia veio da esposa de seu criador, James DeMonaco.
Segundo James, um dia ele e sua esposa quase morreram devido a um motorista irresponsável, e mesmo quando eles confrontaram o cara ele não mostrou remorso, a esposa então disse que seria ótimo se eles pudessem ter um dia sem leis para matar o motorista, ao que seu marido respondeu que a ideia dela era doida, mas o que ela disse acabou ficando gravado na mente dele e deu origem ao filme.

Kong: A Ilha da Caveira foi parcialmente baseado no videogame clássico Shadow of the Colossus. Segundo o diretor do filme ele queria que as pessoas se sentissem mal ao ver Kong ser atacado, igual jogadores se sentiam mal depois de matar um colosso no jogo.

O Massacre da Serra Elétrica foi parcialmente inspirado por algo que você nunca teria imaginado, compras em um feriado! Segundo o criador da série, Tobe Hooper, ele estava em uma loja tentando fazer compras na época de feriados, mas devido a fila enorme ele estava basicamente preso ali, ele então notou serras elétricas em uma prateleira e pensou "se eu ligasse ela todo mundo iria abrir caminho".

A série House foi inspirada por duas coisas distintas, a mais óbvia delas foi a série de livros do famoso detetive Sherlcok Holmes, tanto que House e seu amigo Wilson tem nomes parecidos com o detetive Holmes e seu amigo Watson. Mas a segunda inspiração para a série foi a coluna da revista New York Times chamada Diagnosis, ela falava sobre casos misteriosos da medicina e era escrita pela médica Lisa Sanders. Tanto que, quando House entrou em produção, eles chamaram a própria Sanders para trabalhar como consultora para o show.

Assim como House a série Lost foi inspirada em coisas diferentes, a primeira delas foi o reality show Survivor, que coloca pessoas em uma gincana localizada em uma área remota. A segunda foi o filme Náufrago de Tom Hanks. A terceira foi a antiga série de televisão A Ilha dos Birutas de 1964, que mostrava as aventuras de sete náufragos em uma ilha tropical desconhecida e aparentemente inabitada. E a última inspiração foi o livro de 1983 chamado O Senhor das Moscas, escrito por William Golding, ele conta a história de um grupo de meninos britânicos presos em uma ilha desabitada e sua tentativa desastrosa de se autogovernar.

Star Trek, ou Jornada nas Estrelas, foi inspirado em outra série de televisão chamada Wagon Train, que foi ao ar em 1957. A série original era um faroeste que mostrava as aventuras de uma caravana que cruzava os E.U.A. e as pessoas que eles encontravam no caminho, a série em si foi na verdade baseada no filme de 1950 chamado Wagon Master.
Na hora de vender sua ideia para a televisão, o criador de Star Trek, Gene Roddenberry, apenas disse que eles iriam fazer um "Wagon Train no espaço", ao invés de uma caravana seria uma nave espacial, mas o conceito das aventuras seria inteiramente o mesmo.

Com seus mais de 200 episódios Arquivo X ("The X Files" no original) é uma série com milhões de fãs que focava em dois agentes investigando o sobrenatural, principalmente a existência de vida alienígena. Sua inspiração veio de vários lugares diferentes, primeiro de tudo, Chris Carter, o criador da série, estava cansado das comédias que ele estava fazendo para a Walt Disney Pictures, ele decidiu então que iria trabalhar na FOX com outro gênero. Depois disso ele viu um relatório que dizia que 3,7 milhões de americanos podiam ter sido, ou acreditavam ter sido, sequestrados por alienígenas em algum momento de suas vidas. Ele também se inspirou no escândalo de Watergate, onde o governo americano tentou esconder um crime cometido por eles mesmos, e também na série de terror dos anos 70 Kolchak: The Night Stalker, sobre um repórter que investigava casos sobrenaturais. Tudo isso junto resultou na ideia da série.

E falando em Sobrenatural, vamos falar da série Supernatural. Acredite ou não, seu criador Eric Kripke estava trabalhando na série dos irmãos Sam e Dean por 10 anos antes do primeiro episódio estrear. Originalmente Kripke queria fazer um filme inspirado nas lendas urbanas que ele ouvia e lia quando era criança, depois a série virou a história de dois repórteres que lutariam contra demônios para descobrir a verdade. Mas a emissora não gostou da ideia, Kripke então, inspirado pelo desespero mesmo, disse que os personagens seriam irmãos. Novamente inspirado pelas lendas urbanas de sua infância ele decidiu que os personagens iriam ser de Lawrence, Kansas, por causa de sua proximidade com o Cemitério Stull, um local famoso por suas lendas macabras.
Na hora de nomear os irmãos Kripke escolheu os nomes Sal e Dean, inspirado pelo livro de 1957 On the road – Pé na Estrada, do autor Jack Kerouac, cujos personagens principais se chamam Sal Paradise e Dean Moriarty. Depois de mudar Sal para Sam ele decidiu que eles se chamariam Harrison, inspirado pelo personagem Han Solo do ator Harrison Ford, mas por motivos legais (uma pessoa chamada Sam Harrison já existia no Kansas na vida real) ele mudou o sobrenome dos irmãos para Winchester, inspirado pela mansão supostamente assombrada chamada Winchester Mistery House.
Já o famoso carro da série, que é praticamente um personagem do programa, foi inspirado pelos carros dos programas "The Dukes of Hazzard" e "Knight Rider" (A Super Máquina).

Curtiu a matéria? Então venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos

Um comentário:

  1. Um desses filmes que tem sua história baseada em fatos reais é o Massacre da Serra Elétrica, que foi lançado em 1974. O filme tem canibalismo, assassinato, desmembramento, tortura e tudo foi baseado na vida real do serial killer Ed Gein. E esse é um dos poucos casos em que a história real é mais estranha e mais horrível do que a ficção.
    O filme se passa no Texas, mas a história real aconteceu no interior de Wisconsin, a mais de 960 quilômetros do lugar mostrado no filme. Gein fazia o tipo esquisitão da vizinhança, morava com sua mãe e nunca saia de casa. Quando sua mãe morreu, ele continuava na casa junto com todos os objetos deixados por ela. Gein nunca saiu da pequena cidade de Plainfield e a primeira viagem que o tirou de lá, foi quando ele foi preso no Hospital Central do Estado para criminosos insanos.
    Até mesmo no filme, poucos personagens morrem através da serra elétrica e por menor que esse número seja, ainda é maior do que o número real, já que Ed Gein não matou ninguém com uma. O que Gein preferia era esculpir corpos e deixava o cadáver das vítimas nus e decapitados em um celeiro. Além disso, ele usava facas ao invés de serras elétricas.
    No Massacre da Serra Elétrica se mostra que a família do assassino era basicamente feita de homens, mas na vida real Ed Gein foi influenciado por uma mulher chamada Augusta Gein, sua mãe. A mulher era uma fanática religiosa que enxergava o mundo como uma praga, além de ser arrogante, controladora e crítica.

    ResponderExcluir