quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

25 coisas que você usa, mas não sabe pra que servem

Chegou a hora de nós te ensinarmos mais coisas interessantes nessa matéria onde nós vamos mostrar coisas que você com certeza usa, mas nem sabe pra que serve ou porque foi feita assim. Confira e se entretenha.

Se você já usou um gorro, ele deve ter vindo com uma "bola fofa" no topo dele, mas por que nós usamos isso? Isso na verdade se chama pom-pom, e sua história moderna vem da França, onde eles foram usados até mesmo ​​como parte do uniforme militar da infantaria de Napoleão, a cor de cada pom-pom denotava a companhia à qual o homem pertencia: verde para a primeira companhia, azul claro para a segunda, laranja para a terceira e violeta para a quarta. Alguns também acreditam que essas bolas fofas ajudavam a proteger a cabeça de marinheiros quando o barco balançava muito devido as ondas.
Mas de onde essas bolas vieram? Elas vieram da necessidade de tentar esconder os fios soltos e pontos que ficavam no topo de um chapéu, esse tipo de coisa vem acontecendo desde os anos de 1900.

Esses "cintos" falsos que vem em casacos também tem uma origem militar. Era comum que soldados usassem seus casacos como cobertores na hora de tirar uma soneca, por isso casacos militares eram muito maiores do que o normal, esses cintos permitiam a eles amarrarem o pano para não tropeçar neles.

Se você já usou um caderno, você já reparou que ele tem uma margem em cada página, essas margens foram colocadas ali por um motivo bem especifico, ratos! Acontece que ratos gostam de roer papel, então antigamente nossos ancestrais colocavam essa margem ali para o rato roer ela, ao invés de roer o texto principal escrito em cada página.

Em alguns lugares quando você compra uma roupa nova, ela vem com botões e pedaços de pano de brinde. Muita gente acha que o seu objetivo é apenas ser usado em casos de "emergência" para substituir um botão perdido por exemplo. Mas seu verdadeiro uso é mais simples do que isso, esses panos e botões extras eram feitos para serem levadas até as lojas e alfaiatarias para ver se o local tinha aquele modelo em particular, assim a pessoa não tinha de andar com a roupa inteira por aí. Eles também permitiam que a pessoa testasse produtos de limpeza neles, sem a necessidade de testar na própria roupa.

E falando em botões, muitas roupas, principalmente de mulheres, tem botões do lado esquerdo, mesmo a maioria das pessoas sendo destras. Isso vem do fato de que antigamente quem usava roupas com botões eram as ricaças, e elas não se vestiam sozinhas, elas tinham empregadas para isso, e para essas empregadas os botões do lado esquerdo ficavam do seu lado direito, facilitando na hora de abotoar a roupa de suas madames.

Chaves inglesas tem aquele furo na parte debaixo para que elas possam ser encaixadas em outras ferramentas, como chaves de fenda por exemplo, ou diretamente em um parafuso se possível.

Os padrões de cume das moedas foram feitas quando as moedas de metal precioso eram tão valiosas quanto o seu peso. Nessa época criminosos "raspavam" as bordas das moedas e usavam esse metal raspado para cunhar mais moedas. Os cumes foram adicionados para que fosse óbvio quando alguém raspasse partes de uma moeda, assim acabando com esse tipo de crime.

Os buracos na tampa de canetas servem para que caso uma pessoa se engasgue com uma, ela ainda possa respirar pelo buraquinho. Segundo a BIC, uma das maiores produtores de caneta do mundo:
"Além de ajudar a impedir que a caneta vaze, todas as nossas tampas BIC cumprem os padrões internacionais de segurança que tentam minimizar o risco de crianças inalarem acidentalmente as tampas. Algumas dessas tampas ventiladas, como a usada para o BIC Cristal, têm um pequeno orifício na parte superior para atender aos padrões de segurança existentes".
Mas quantas pessoas realmente morrem devido a tampas de canetas? Cerca de 100 americanos por ano.

Já os buracos nos palitos de pirulitos, como já foi dito nessa matéria aqui, estão ali para segurar o pirulito, sem o buraco o doce não teria como ficar preso no palito. Esse processo vem sendo usado desde que máquinas passaram a fazer os pirulitos.

Os minúsculos botões do seu jeans são conhecidos como rebites e eles estão lá para fazer suas calças durarem mais. Eles são colocados nas áreas da calça que tem maior probabilidade de rasgar devido a movimentos ou tensão. Eles basicamente "seguram" a calça junta para você.

E ainda no tema jeans, vamos falar daquele bolsinho que você não consegue enfiar nada dentro, ele foi originalmente feito para guardar relógios de bolso, depois ele foi usado para guardar passagens e tíquetes. Hoje em dia ele não tem muita utilidade, mas continua a ser produzido apenas por tradição

Os pequenos orifícios nas fechaduras do seu cadeado ajudam a drenar a água das fechaduras, impedindo ela de enferrujar e entupir. Você também pode usar o orifício para lubrificar o mecanismo interno da trava com óleo.

Esse buraco de cadarço extra serve para você apertar o sapato ao redor do tornozelo, até aí meio óbvio não é? Então por que alguém iria querer fazer isso? É que assim você aumenta a estabilidade do sapato, diminuindo as taxas de impacto e evitando que o pé se mova enquanto sobe ou desce colinas e trilhas. Isso era muito usado por pessoas que passam muito tempo na natureza, explorando, caçando ou apenas se divertindo. Sapatos modernos acabaram copiando isso.

A seta na imagem do tanque de gasolina do seu carro serve para apontar em qual direção está o tanque do seu carro. Muita gente simplesmente se confunde e acaba estacionando o carro do lado errado.

Apagar canetas o caramba, os lados de cores diferentes são usados ​​para apagar marcas feitas por diferentes tipos de lápis em diferentes tipos de papel. O lado alaranjado ou rosado é usado para papéis leves e marcas de lápis claras, o lado azul é destinado a papéis granulados.

Alguns fornos tem uma gaveta na parte debaixo, os fabricantes fizeram ela originalmente para manter os alimentos quentes até você estar pronto para servi-los. Hoje em dia, porém, as pessoas usam essa gaveta para guardar utensílios domésticos, o que fez com que muitos fogões parassem de ser produzidos com ela.

Você usa garrafas há tanto tempo que nem ao menos deve ter pensado em por que elas tem esse formato, mas isso também tem uma resposta. Garrafas eram produzidas assim porque com uma boca menor os produtores gastavam menos dinheiro, já que eles tinham de fazer tampas menores também.

Janelas de aviões tem um pequeno buraco nelas, esses buraquinhos servem para permitir que a pressão se equilibre entre a cabine de passageiros e o espaço de ar entre os painéis, de modo que a pressão da cabine durante o voo seja aplicada apenas ao painel externo.

Existe um tipo de teclado chamado "DVORAK", nele as letras estão em uma ordem diferente daquela que você deve estar acostumado, isso foi feito para que as pessoas tivessem um movimento menor dos dedos na hora de digitar, e deu certo, pois uma pessoa digitando em inglês nesse tipo de teclado move seus dedos em uma distância menor do que se estivesse digitando num teclado "QWERTY".

Essas cerdas em escadas rolantes são basicamente um alerta para você ficar longe dos lados da escada para que sua roupa, sapatos, bolsa, etc, não fiquem presos na escada, causando acidentes.

Colheres de macarrão normalmente vem com um buraco no meio, esse buraco é na verdade uma medida, a quantidade de macarrão que cabe no buraco é uma porção, ou seja, usada para servir apenas uma pessoa.

O pequeno buraquinho ao lado da câmera em um iPhone é na verdade um microfone, ele ajuda a gravar o som quando você está usando a câmera traseira.

Você certamente já notou que fones de ouvido têm 2 ou 3 faixas. Isso não é decoração, nessas faixas existem fios para os dois fones de ouvido e, se elas não existissem, você ouviria apenas o som de um dos fones.

Até mesmo o buraco de um donut tem um motivo por trás. Antigamente fornos não conseguiam assar igualmente o meio das tortas e bolos, fazer um furo no meio resolvia esse problema. É por esse mesmo motivo que formas de bolo ás vezes tem um buraco no meio.

E por último algo que ou você vai achar óbvio ou incrível, aquele pequeno "R" que você encontra no nome de produtos, você sabe pra que ele serve? Ele é um indicador de que aquela marca está oficialmente patenteada, ou seja, ninguém pode usar sem permissão. A letra vem da palavra inglesa "Registered", ou seja, "Registrado".

Esperamos que tenha gostado, não deixe de visitar e curtir o nosso facebook em Real World Fatos, e depois ative as nossas notificações é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário